Jojo Todynho faz cirurgia bariátrica; entenda os tipos e quem pode fazer VivaBem

De VivaBem, em São Paulo

09/08/2023 14h56

Nesta quarta-feira, a funkeira disse que sentiu muita dor após a cirurgia, mas saiu do tratamento intensivo nesta manhã e está bem.

💥️Quem pode fazer a cirurgia bariátrica

Segundo a SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), mais de 311 mil cirurgias bariátricas foram realizadas nos últimos cinco anos pelos planos de saúde e pelo SUS.

O procedimento é uma das opções de tratamento para a obesidade quando a pessoa tem IMC (índice de massa corporal) acima de 40. Mas antes de ir para o centro cirúrgico, é importante tentar métodos não cirúrgicos de emagrecimento.

"As pessoas devem procurar tratamento clínico para ver se a obesidade não tem causa hormonal que pode ser tratada de maneira diferente da cirurgia", explica Antonio Carlos Valezi, presidente da SBCBM, em entrevista ao 💥️VivaBem Hoje.

Pessoas que não conseguiram emagrecer por meios clínicos —com dieta, exercícios e medicamentos— e ainda se enquadram no IMC alto têm indicação de realizar o procedimento.

Valezi afirma que a cirurgia bariátrica não é um procedimento fácil e precisa de preparo. "Essas pessoas têm de passar por avaliação com nutricionista, endocrinologista e acompanhamento psicológico", destaca.

"A cirurgia é ótima, mas vai exigir um comprometimento da pessoa consigo mesma e com as mudanças que vão acontecer por causa das alterações anatômicas", reforça o médico.

💥️Tipos de cirurgia bariátrica

No Brasil, há dois procedimentos regulamentados pelo CFM (Conselho Federal de Medicina):

  • 💥️Sleeve: nesse caso, há somente diminuição do estômago, com retirada de grande parte do órgão, que fica com uma capacidade menor.
  • 💥️Bypass gástrico: também diminui o estômago, mas faz uma ligação dele com o intestino. Assim, há um desvio do alimento, que vai direto para o intestino delgado.

Segundo Valezi, são técnicas diferentes com aplicações individuais para o paciente.

💥️Riscos da cirurgia bariátrica

Como qualquer procedimento cirúrgico, a bariátrica não está totalmente isenta. Mas, segundo o presidente da SBCBM, a cirurgia é segura, com técnicas anestésicas e cirúrgicas avançadas.

💥️Há reganho de peso?

Embora a cirurgia bariátrica seja um bom método para emagrecer e manter a pessoa magra, Valezi afirma que é possível um reganho de peso se não houver comprometimento em relação à alimentação e hábitos saudáveis.

"O paciente obeso é metabolicamente feito para ter peso elevado, então, se não tiver comprometimento e acompanhamento de profissionais, poderá ter recidiva do peso", comenta.

Porém, ele afirma que a taxa de reganho de peso "é bem menor do que o sucesso" do procedimento.

💥️Vida após a cirurgia

O médico destaca que a pessoa que se submete à cirurgia bariátrica precisa estar ciente de algumas questões:

  • A cirurgia serve para ajudar, mas não soluciona todos os problemas.
  • A pessoa vai trocar a nova realidade alimentar por uma perda de peso que vai melhorar sua condição de saúde e vida.
  • Essa troca vai exigir um sacrifício que, no começo, é mais difícil, assim como toda adaptação nova, mas compensa.
O que você está lendo é [Jojo Todynho faz cirurgia bariátrica; entenda os tipos e quem pode fazer VivaBem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...