O hotel mais icónico do Rio de Janeiro faz 100 anos — e as celebrações v&
O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, no Rio de Janeiro, completa 100 anos de existência a 3 de agosto. O centenário vai ser assinalado com vários momentos ao longo de todo o ano, e a festa começou logo a 1 de janeiro. Além disto, há novidades garantidas.
Chef com estrela Michelin ensina a fazer feijoada à brasileira (vai precisar de laranja e de cachaça)
Ver artigo💥️A equipa do Copacabana Palace esteve em Lisboa durante o mês de março, altura em que dinamizou uma semana de programação brasileira onde esteve inserido, entre outros eventos, um almoço no clube do JNcQUOI (exclusivo a membros), que contou com um buffet com várias iguarias da gastronomia brasileira e no qual a MAGG esteve presente.
Este hotel, construído em 1923 por vontade do presidente da época, Epitácio Pessoa, permanece um símbolo de intemporalidade, de glamour e de excelência. Erguido em frente à praia de Copacabana, foi o destino de férias para celebridades como Sylvester Stallone, Robert De Niro, Mick Jagger ou o atual rei de Inglaterra, Carlos III.
créditos: DRA diretora de marketing da Belmond South America, Roberta Almeida, partilhou com a MAGG histórias como 💥️quando o hotel teve de desligar as luzes da piscina para que a princesa Diana lá pudesse nadar sem ser incomodada por paparazzi. Um século e muitas vivências depois, é hora de as honrar.
Festividades desde o primeiro dia do ano
As celebrações tiveram início no réveillon. Apesar de o comemorarem todos os anos na praia de Copacabana, este ano "foi especial", tal como a diretora de marketing da Belmond South America, Roberta Almeida, assegurou à MAGG. A festa "White & Gold" veio homenagear a tradição brasileira de vestir branco na passagem de ano, visando obter sorte.
O dourado também esteve presente nos salões do "Copa". A piscina teve as melhores da estação e um espetáculo de cores e os convidados e hóspedes presentes puderam assistir às atuações ao vivo das bandas Jazz com Bossa e Studio Pop, assim como de DJ's como Ronnie Borges, Vincent Chicha e Marisa D'Amato.
O baile de Carnaval mais estonteante de sempre
O baile de Carnaval foi, para a diretora de marketing, "muito marcante". Com o tema "O Túnel do Tempo", levava os presentes numa viagem no tempo entre o passado e o futuro, de 1923 a 2123. Esta festa, que aconteceu a 18 de fevereiro, é levada a cabo no Copacabana Palace desde 1924.
💥️O grande evento pretendia ser o baile mais estonteante até então. Veio contar a história do hotel e também prever as décadas que aí vêm. Com plumas e glitter por toda a parte, foi um dos pilares da celebração do centenário do Copacabana Palace.
Um regresso às origens
O hotel vai restaurar a fachada de modo a conseguir preservá-la, assim como recuperar alguns dos elementos e das cores originais com que foi construído há um século. Terá também um novo e mais moderno sistema de iluminação.
créditos: DRO teatro do "Copa" também será reestruturado. Tendo atingido o seu auge na década de 60, fechou durante quase 30 anos e reabriu em novembro de 2023. Vêm aí várias peças com grandes nomes.
Gastronomia de todo o mundo
O Copacabana Palace tem um trio de restaurantes: o pan-asiático Mee, com uma estrela Michelin, o italiano Hotel Cipriani, com outra, e o Pérgula, que, em regime all day dining, serve pequenos-almoços, almoços e jantares. Todos podem ser visitados pelos hóspedes, mas também por quem vem de fora.
💥️Os chefs do "Copa" vão viajar pelo Mundo para darem a conhecer o melhor da gastronomia do hotel, mas também receberão chefs internacionais de renome para eventos gastronómicos. Esta iniciativa, denominada "Master Series", terá como objetivo "recriar o que se vive".
Os pratos mais icónicos estão de volta
O restaurante Pérgula terá, ao longo deste ano, um menu especial para celebrar os 100 anos do hotel. Esta homenagem consiste em seis receitas (entradas, pratos principais e sobremesas) que chegaram a estar disponíveis na ementa e que marcaram momentos importantes na história do "Copa".
"Fomos ao nosso arquivo histórico, vimos os cardápios antigos e escolhemos, de modo a que o nosso cliente pudesse apreciar a culinária clássica, que, antigamente, era muito mais francesa", explicou à MAGG o diretor culinário das propriedades do grupo Belmond SAM na América do Sul, chef executivo do Copacabana Palace e do restaurante Hotel Cipriani Nello Cassese.
A experiência gastronómica começa com a Langouste à la Thermidor, uma lagosta assada e gratinada com queijo Gruyère, molho de natas, mostarda, conhaque e pimenta caiena, com salada de folhas verdes e palmito pupunha. 💥️Trata-se de uma entrada servida em 1959, num banquete organizado para o então presidente do Brasil Juscelino Kubitschek.
créditos: DRA segunda entrada representa um dos pratos clássicos do Bife de Ouro, outrora um restaurante do hotel. O cocktail Crevettes consiste num preparado de camarões com molho cocktail. O prato principal é o Chateaubriand, com filé mignon grelhado, batatas sautée e molho béarnaise.
Também o Delice de sole à la Newburg, um linguado grelhado com legumes, molho de natas, bisque, especiarias e vinho branco, fará parte deste cardápio. 💥️Em 1968, este prato foi servido à rainha Isabel II e ao príncipe Filipe, num jantar que procurava homenageá-los.
Há duas opções para a sobremesa: o Parfait glacê Japonnaise, um parfait de morango e pistáchio, servido em 1931, num banquete para o príncipe de Gales e para o príncipe Jorge, e a Mousse au citron vert a la feuille de menthe, uma mousse de limão-tahiti e hortelã, servida num jantar em 1990.
Uma festa de aniversário exclusiva
No dia do aniversário, 3 de agosto, existirá um jantar de gala mais exclusivo, que consistirá numa apresentação da culinária de cada um dos restaurantes do hotel. "Misturar um pouco o clássico com o moderno. Algo mais ousado", descreve a diretora de marketing. Terá também um evento cinematográfico e outras surpresas.
Um centenário eternizado em papel
Vem aí um livro sobre o centenário do Copacabana Palace. Com publicação prevista para novembro, tratar-se-á de uma obra da autoria de Francesca Matteoni. A italiana cresceu neste hotel, onde passava férias com os pais, que eram diplomatas.
créditos: DRDeste modo, a autora testemunhou a história em primeira mão. Existirão eventos de lançamento no Brasil, em Inglaterra e em França.💥️ A obra terá tiragem limitada, tendo sido, ao longo destes anos, bastante requisitada pelos admiradores do hotel.
O "Copa", que tem desde 2023 o português Ulisses Marreiros como diretor-geral, dispõe de 220 quartos e sete suites, apenas podendo os hóspedes destas últimas aceder à Black Pool, a piscina que se encontra na penthouse do hotel. Os portugueses estão no top 5 dos clientes que mais o procuram. Com estas ações, querem "ressignificar o património para as próximas gerações".
O que você está lendo é [O hotel mais icónico do Rio de Janeiro faz 100 anos — e as celebrações v&].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments