Tallinn: a fascinante capital da Estónia - Mundo Viagens
✅Imagem: Visit Tallinn
Comecei o meu passeio pela Raekoja Plats (Praça Municipal), uma enorme praça, localizada no coração da cidade velha, onde se encontra a Câmara Municipal e uma série de edifícios pitorescos e coloridos, que parecem ter saído de um conto de Hans Christian Andersen.
A Câmara de Tallinn tem uma torre alta e é uma das mais antigas dos países bálticos e escandinavos. No verão é possível subir até ao topo da torre para apreciar a vista.
Os edifícios coloridos e antigos que a rodeiam já foram lojas de mercadores locais, mas hoje são principalmente restaurantes e cafés com esplanadas onde nos podemos sentar e ver a vida passar. Durante o verão, acontecem nesta praça eventos musicais e festivais medievais e no inverno, segundo me disseram, realiza-se aqui um enorme mercado de Natal com uma imensa árvore decorada no centro. Deve ser muito bonito de ver.
créditos: Travellight créditos: TravellightA cidade velha de Tallinn é composta pela parte “alta” e pela parte “baixa”, mas tal como a maioria dos centros históricos de países de leste, é muito fácil de percorrer a pé.
Um dos principais pontos turísticos a visitar na baixa da cidade é a igreja de São Olavo, que remonta ao século XII e já foi o edifício mais alto do mundo. Hoje é difícil de acreditar nesta afirmação, mas a sua torre ainda impressiona e é visível de quase todos os lugares da cidade.
A Vabaduse Valjak (Praça da Liberdade) é provavelmente a maior praça da cidade baixa e, certamente, a mais moderna. Abriga um monumento à Guerra da Independência e a Igreja de São João, mas fora isso, não tem grande interesse.
Passando o Monumento da Guerra da Independência encontramos uma parte da antiga muralha da cidade e algumas das torres de defesa, incluindo Kiek in de Kok — uma torre ainda intacta e que atualmente funciona como museu militar.
A torre era tão alta que os soldados a chamavam, por piada, “Kiek in de Kok”, que significa “espreitar a cozinha”, pois diziam que dali conseguia-se ver as cozinhas das casas que ficavam em baixo.
As muralhas da cidade de Tallinn são incríveis. As 20 torres, ainda intactas, formam uma imagem única do horizonte da cidade. Três das torres são de acesso público e permitem ver a cidade de todos os ângulos. Essas torres são chamadas de torres Nunna, Sauna e Kuldjala.
créditos: TravellightQuem gosta de chocolate, antes de subir para a parte alta da cidade, tem de parar na Chocolaterie de Pierre. Tudo aqui tem chocolate: as bebida, os bolos e, obviamente, todas as trufas artesanais com todos os tipos de sabores. É uma tentação!
A decoração é surreal, um pouco estranha… Muito bric à brac, toalhas de cores garridas, luzes baixas… às tantas não sabes se estás num velho boudoir francês, numa loja de antiguidades ou na sala de estar da tua avó, mas o chocolate, oh meu Deus, o chocolate vale mesmo a pena!
Para chegar à parte alta da cidade o melhor é voltar até à Raekoja Plats (Praça Municipal) e seguir por uma rua chamada “Kinga”, onde encontramos placas que indicam a Colina de Toompea.
É um passeio agradável até ao topo. Eu, que adoro arquitetura, fui sempre de “nariz no ar” a ver as casas em tons pastel e as originais (e famosas) portas de Tallinn. Pelo caminho passei também pela muralha da cidade e por uma universidade.
créditos: Travellight créditos: TravellightAvistei depois a impressionante Catedral Alexander Nevsky. É uma igreja ortodoxa russa com grandes cúpulas e maravilhosos painéis de mosaico.
Em frente à catedral fica o Castelo Toompea, hoje sede do parlamento da Estónia. Os visitantes podem entrar gratuitamente e ver um pouco deste lugar que remonta ao século XIII.
A Praça Kiriku e a sua enorme Catedral não ficam longe e também merecem uma paragem.
Saindo da Praça e seguindo pela rua Kohtu, cheguei a um dos pontos turísticos mais populares de Tallinn — o Miradouro de Kohtuotsa.
Uma vista fantástica sobre a cidade, com as suas icónicas torres de igreja e telhados vermelhos, revelou-se perante os meus olhos e confirmou aquilo que eu já sabia: como é bonita Tallinn!
Na parte esquerda do miradouro, está o local mais fotografado da cidade — uma parede rosa com a frase “The Times we had”, escrita a preto. É uma frase apropriada e uma maneira quase poética de terminar uma visita a esta cidade.
créditos: Travellight💥️Sigam as minhas viagens mais recentes nas stories do 💥️Instagram
✅Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
O que você está lendo é [Tallinn: a fascinante capital da Estónia - Mundo Viagens].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments