Banheira ou ofurô: Qual o melhor para dar banho no bebê

Como Viih Tube e Eliezer, estas banheiras vão te ajudar a dar banho no bebê Viih Tube publicou foto do marido, Eliezer, dando banho na filha do casal, a pequena Lua - Reprodução / Instagram

Colaboração para o

Além de ser um momento importante de higiene, o banho é um ritual terapêutico. E, assim como você, o bebê também relaxa ao sentir a água quentinha em contato com a pele.

Viih Tube e Eliezer escolheram banhar a filha em uma banheira convencional —mas podemos ver que usaram alguns acessórios, como a rede de suporte, para garantir mais segurança (ainda mais para os pais de primeira viagem!).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Viih Tube (@viihtube)

Mas alguns pais também optam por usar o balde, também conhecido como ofurô ou ✅baby tub. Confira a seguir a diferença entre eles:

Balde

💥️Por que é bom: tem efeito calmante ainda maior. Ao sentir-se envolvido pela água por todos os lados, o bebê relembra a sensação que tinha quando estava no útero. A técnica é bastante utilizada em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e tem se mostrado eficaz para tranquilizar recém-nascidos e evitar problemas como cólicas, agitação e insônia.

💥️Para quem é indicado: para bebês de até seis meses. Depois, dificilmente ele se sentirá confortável no balde, por conta do espaço limitado.

💥️Como usar: coloque pouca água no balde —quando o bebê se sentar, ela não deve ultrapassar a altura do ombro. É importante que a temperatura fique em torno de 36ºC ou 37ºC. Limpe o bebê como costuma fazer ao trocar a fralda (com algodão ou lenço umedecido) e coloque-o no balde com cuidado, deixando pescoço e cabeça livres, pois é nessas áreas que você vai segurá-lo. O ideal é uma pessoa segurar o bebê e a outra dar o banho.

💥️Principais cuidados: suas mãos devem sustentar a cabeça do bebê o tempo todo (não precisa puxá-la para cima, basta segurá-la). Jamais deixe-o sozinho no balde, mesmo quando ele já tiver condições de sustentar a cabeça sem apoio. Também é importante colocar o balde em um local confortável e com estabilidade, para não correr o risco de o ofurô tombar. Por fim, lembre-se de dar banho em um ambiente aquecido e deixar uma toalha sempre à mão.

💥️Evite: se perceber que, em vez de relaxar, o bebê chora e fica inquieto e incomodado, interrompa o banho. Nem todas as crianças se adaptam bem ao balde.

💥️Veja algumas opções de ofurô para bebês:

Ofurô para Bebê - Adoleta Bebê

Ofurô para Bebê - Adoleta Bebê - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Capacidade de 17, 5 litros
  • Com área de encaixe dos braços nas laterais para facilitar o acesso da mãe ao bebê
  • Base estável e segura

Ofurô Cristal - Burigotto

Ofurô Cristal - Burigotto - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Material resistente
  • Base que dá apoio e confere segurança

Ofurô Baby Tub Evolution - Única House

Ofurô Baby Tub Evolution - Unica House - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Composição livre de substâncias tóxicas e com pigmentos naturais
  • Indicada para bebês de 0 a 8 meses

Banheira

💥️Por que é bom: também cumpre as funções de limpar e colaborar para o relaxamento do bebê. Especialmente nos primeiros dias de vida, pode ser uma opção mais prática, pois é comum que os pais ainda se sintam inseguros quanto à melhor forma de segurar e movimentar o bebê.

💥️Para quem é indicado: tanto para recém-nascidos quanto para crianças maiores.

💥️Como usar: encha a banheira com a água do chuveiro, certificando-se de que a temperatura esteja adequada e repondo quando necessário (a água esfria mais rapidamente, então a checagem deve ser constante). Ela não deve ficar muito cheia. Depois de limpar o bebê, como costuma fazer ao trocar a fralda, comece o banho com ele virado para a água. Assim, o bebê vai se sentir mais seguro e confortável. O ideal é que as mãos e o braço de um dos adultos sustentem a criança por inteiro. Se os pais não têm muita prática, artifícios como redes e ninhos (boias) podem ajudar.

💥️Principais cuidados: enquanto o bebê ainda não senta, dá para deixar a banheira em suportes elevados. Mas depois que ele já se sustenta sentado, é preciso tirá-la do suporte e colocar a banheira no chão, para minimizar o risco de acidentes.

💥️Evite: se a criança não se sente segura e chora demais na hora do banho, tente o balde. O ideal é observar as reações do seu filho e respeitá-las.

💥️Confira algumas opções de banheira:

Banheira infantil 20 L - Adoleta Bebê

Banheira Infantil 20 L - Adoleta Bebê - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Livre de BPA
  • Com espaço para acomodar sabonete nas laterais
  • Compacta e confortável

Banheira com suporte - Burigotto

Kit Banho - Burigotto - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Kit com banheira e suporte
  • Vem com acento redutor para bebês recém-nascidos
  • Mangueira para escoamento de água

Banheira dobrável Baby - Buba

Banheira Dobrável Baby - Buba - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Desenvolvida para levar em viagens e/ou guardar em casa com mais praticidade
  • Sinaliza quando a temperatura da água está acima de 38 graus
  • Possui fundo e pés antiderrapantes, trava de segurança, suporte para sabonete e válvula de escoamento de água

💥️Confira acessórios para ajudar na hora do banho do bebê:

Rede para banheira - Baby Pil

Rede Banheira - Baby Pil - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Feita em material de fácil lavagem e higienização
  • Acolchoada, para maior conforto do bebê
  • Alça de fixação adaptável para as maiorias de banheiras rígidas

Assento de banheira - Buba

Assento de Banheira Baby - Buba - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Suporta até 20 kg
  • Antiderrapante
  • Encosto macio e confortável para o bebê

Organizador de brinquedos de banho Super Scoop - Munchkin

Organizador de Brinquedos de Banho Super Scoop - Munchkin - Divulgação - Divulgação Comprar
  • Com ventosa que adere firmemente à superfície lisa da banheira ou da parede do banheiro
  • Disco de montagem incluso para fixar a ventosa em superfícies texturizadas ou porosas
  • Tecido de malha aumenta o fluxo de ar para que os brinquedos sequem rapidamente

Dicas para um banho mais relaxante e divertido:

  • Aproveite para interagir com o bebê. A mãe pode dar o banho e o pai retirar e secar a criança, ou vice-versa. Vale conversar com seu filho, colocar uma música calma e cantarolar, desde que ele manifeste estar gostando. A ideia é que seja um momento prazeroso para todos.
  • Toalhas de algodão são mais macias e secam melhor a criança. As de tecido de fralda são ideais. Os pais devem passar cuidadosamente a toalha em todas as dobrinhas, uniformemente, para evitar assaduras.
  • Nunca descuide de seu filho no banho. Até mesmo uma quantidade bem pequena de água pode ser o suficiente para afogar um bebê.
  • Não deixe que ele beba a água da banheira ou do balde.
  • Guarde o celular bem longe do banheiro, para não se distrair e não correr o risco de causar um acidente.
  • Ao término de cada banho, limpe a banheira ou o balde com água quente -- ferva a água e lave os recipientes com ela. Caso queira higienizar com álcool, lembre-se de jogar água quente na sequência e tirar os resíduos. Crianças pequenas não têm muitas defesas no organismo e, por isso, são mais suscetíveis a alergias.

💥️Fontes: Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra e neonatologista, membro da Sociedade Americana de Pediatria. Kelly Cristina Romani Moura, pediatra e neonatologista. Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein e do Instituto Saúde Plena. Cylmara Gargalak Aziz, gastropediatra do Hospital Sírio Libanês.

Quer ficar por dentro das principais ofertas da internet? Acompanhe o Monitor de Ofertas YSOKE, que seleciona diariamente grandes descontos em diversos produtos. Siga o Monitor de Ofertas também no Twitter.

O que você está lendo é [Banheira ou ofurô: Qual o melhor para dar banho no bebê].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...