8 de março em São Paulo tem grito contra Bolsonaro e Do Val

Na Avenida Paulista, manifestantes entoaram gritos de "Fora, Bolsonaro" - Anna Casiraghi/Revista Esquinas

Presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de São Paulo, Naiara Souza, 26 anos, analisa o 8 de março deste ano como a primeira das grandes manifestações esperadas por causa das eleições. "Este ato abre as manifestações de rua. As mulheres, mais uma vez, assumem uma responsabilidade muito grande, que é inaugurar um palco de luta".

Coordenadora da campanha "16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher", Leila de Almeida, 58 anos, considera que os últimos anos atravancaram a progressão das pautas feministas no país.

Precisamos considerar que tivemos um retrocesso devido ao golpe misógino. Perdemos uma presidente principalmente pelo fato de ser mulher.

'Mamãe Falei' e Bolsonaro foram alvo de protestos

8 de março - Anna Casiraghi/Revista Esquinas - Anna Casiraghi/Revista Esquinas rosto - Anna Casiraghi/Revista Esquinas - Anna Casiraghi/Revista Esquinas ativista - Anna Casiraghi/Revista Esquinas - Anna Casiraghi/Revista Esquinas

O índice geral é uma média das quatro áreas analisadas pelo estudo: acesso à educação, participação política, igualdade econômica e expectativa de vida. O Brasil só pontua bem nesse último quesito. No índice de participação política, o pior resultado: ficamos em 108º lugar entre os países pesquisados, patamar ligado ao baixo número de mulheres em ministérios e no Congresso do país.

Para Naiara Souza, da USJ, isso é vivenciado no cotidiano de quem atua na luta pela igualdade das mulheres. "Se conseguirmos eleger um candidato progressista e inaugurar um novo ciclo no Brasil, espero que as mulheres ocupem, em 10 anos, mais espaços de poder, posições no mercado de trabalho e protagonismo no desenvolvimento político nacional".

O que você está lendo é [8 de março em São Paulo tem grito contra Bolsonaro e Do Val].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...