Deus do caos: risco de asteroide atingir a Terra é maior

Ilustração do Apophis, o "asteroide do juízo final"

Ilustração do Apophis, o "asteroide do juízo final" Imagem: NASA/JPL-Caltech

Um novo estudo sobre o asteroide potencialmente perigoso 99942 Apophis sugere que as chances de impacto em 2029 ou 2036 são ligeiramente maiores do que se pensava anteriormente.

O que aconteceu

💥️Quando Apophis foi descoberto em 2004, foi brevemente classificado no nível 4 da escala de perigo de impacto de Torino - o maior nível já registrado. Um nível 0 significa que a probabilidade de impacto é praticamente zero, enquanto um nível 10 indica uma colisão certa capaz de causar uma catástrofe climática global.

💥️Observações posteriores descartaram a possibilidade de colisão em 2029, 2036 e 2068. No entanto, essas datas ainda representam encontros próximos com a Terra.

    Congresso será entrave para criar estatuto climático

    Reinaldo Azevedo

    Congresso será entrave para criar estatuto climático

  • Direita em SP se divide conforme se informa

    Raquel Landim

    Direita em SP se divide conforme se informa

  • Lula demora a perceber que saliva não apaga fogo

    Josias de Souza

    Lula demora a perceber que saliva não apaga fogo

  • Tá quente e difícil de respirar? Vai piorar muito

    Sakamoto

    Tá quente e difícil de respirar? Vai piorar muito

💥️Agora, o astrônomo canadense Paul Wiegert analisou as chances de um pequeno objeto colidir com Apophis e redirecioná-lo para a Terra. Em um estudo anterior, Wiegert e Ben Hyatt descartaram a colisão com asteroides conhecidos, mas identificaram uma pequena chance de colisão com materiais viajando junto a alguns desses objetos.

💥️O novo estudo determinou que um impacto relativamente pequeno poderia desviar Apophis para uma trajetória de colisão com a Terra em 2029. Um objeto de cerca de 0,6 metros poderia empurrar o asteroide para uma das trajetórias "keyhole" ao redor da Terra, enquanto um objeto de cerca de 3,4 metros seria necessário para causar um impacto direto em 2029.

💥️As chances de um asteroide não detectado desviar Apophis são extremamente baixas. Wiegert calculou que as probabilidades são aproximadamente uma em dois bilhões para um impacto direto em 2029 e menos de uma em um milhão para um impacto posterior.

Monitoramento futuro

💥️Apophis tem sido amplamente não monitorado por telescópios desde maio de 2023 e permanecerá assim até 2027. Isso ocorre devido à geometria relativa entre Apophis, a Terra e o Sol, que coloca o asteroide no céu diurno durante esse período.

💥️Quando Apophis voltar à visibilidade em 2027, será possível verificar se ele foi desviado. Observações telescópicas simples deverão eliminar rapidamente a possibilidade de colisão caso haja algum desvio.

Continua após a publicidade

Relacionadas

  • Asteroide Bennu, um sobrevivente da crosta de um mundo oceânico
  • Asteroide do tamanho de carro passa 30 vezes mais perto da Terra do que Lua
  • Momento Armagedom: cientista ganha R$ 5 bi para 'salvar' Terra de asteroide

O estudo foi publicado no ✅The Planetary Science Journal.

Tamanho do Apophis

💥️O Apophis é uma rocha espacial em formato de "charuto" irregular, com cerca de 370 metros de diâmetro, 450 m de comprimento e 41 milhões de toneladas. O equivalente a três campos de futebol. Sua energia é equivalente a 60 mil bombas de Hiroshima.

💥️Para efeitos comparativos, ele é mais largo que o Pão de Açúcar do Rio de Janeiro (390 m), a Torre Eiffel de Paris (324 m) e o edifício Empire State de Nova Iorque (443 m). Se atingisse a Terra, devastaria uma enorme região, liberando o equivalente a 1.150 megatons de TNT. Por isso, foi apelidado de "asteroide do juízo final".

As consequências de um impacto podem variar bastante dependendo da composição do asteroide, do ângulo de entrada e da localização do ponto de impacto.

"Como o Apophis tem cerca de 370 metros e uma composição de silicatos, ferro e níquel, seria extremamente devastador a uma área de milhares de quilômetros quadrados. Eventos desse nível podem ocorrer na Terra uma vez a cada 80 mil anos", diz o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional.

Continua após a publicidade

Newsletter

Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.

Quero receber

*Com informações de reportagem publicada em 05/03/2021

O que você está lendo é [Deus do caos: risco de asteroide atingir a Terra é maior].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...