Vidro vulcânico escondido em zonas húmidas australianas pode ser proveniente de uma supererupção na Nova Zelândia & Gr

@Pexels/Pixabay

Minúsculos fragmentos de vidro vulcânico encontrados em sedimentos de zonas húmidas da Tasmânia podem ter tido origem numa supererupção em Aotearoa há mais de 25.000 anos, a primeira vez que este tipo de vidro foi identificado na Austrália.

Os investigadores encontraram o vidro vulcânico rico em sílica a cerca de 2,5 m de profundidade em sedimentos de turfa e de rio do Yellow Marsh e analisaram a sua química.

Estimaram a sua idade usando a datação por radiocarbono de esporos de plantas nos sedimentos acima dele e compararam a sua química com a “assinatura” química de fragmentos de vidro de outras erupções.

A erupção que melhor correspondeu foi a supererupção de Ōruanui, há 25.600 mil anos, no local do atual Lago Taupō, concordando com um modelo anterior que mostra que as cinzas de Ōruanui podem ter chegado à Austrália.

O que você está lendo é [Vidro vulcânico escondido em zonas húmidas australianas pode ser proveniente de uma supererupção na Nova Zelândia &  Gr].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...