Spatial Content Creation System é a nova proposta da Sony para realidade aumentada - Negócios Tek
💥️A Sony apresentou o novo Spatial Content Creation System, na Augmented World Expo (AWE), na Califórnia, EUA. O sistema de criação de conteúdos espaciais imersivos para profissionais (designers industriais e criativos) inclui os headsets XR (realidade aumentada) anunciados anteriormente em Las Vegas, agora equipados com microecrãs OLED 4K, com função de visualização de vídeo e dois comandos para interação com objetos tridimensionais.
💥️Segundo a Sony, a combinação das tecnologias de metaverso e dos headsets XR com o restante hardware será um aliado de criadores de conteúdos sofisticados em 3D.
💥️Este sistema resulta de uma colaboração entre a empresa nipónica, a Siemens, a Qualcomm, entre outras. A Sony pretende ainda estabelecer parcerias com designers industriais e de entretenimento para o desenvolvimento de aplicações concretas.
Filmes, séries e jogos são apostas da Sony na CES. Headset XR toma conta do palco
Ver artigoA empresa já tinha revelado alguns dados sobre este desenvolvimento, durante a CES 2024, 💥️ao apresentar uns novos óculos de realidade virtual e aumentada, na altura ainda não batizados. Nessa altura, avançou que o dispositivo representava o desenvolvimento de um novo sistema imersivo de “criação de conteúdo espacial”, tendo como destinatários o mercado profissional. Resultava de uma parceria com a área de saúde e automatização da Siemens.
O sistema, equipado com o headset XR com microecrãs OLED e tecnologia de renderização da Sony, 💥️“permite a renderização em tempo real, de alta definição e realista de texturas de objetos 3D e expressões faciais de personagens humanos”, assinala a Sony em comunicado.
Veja na galeria imagens das aplicações do novo sistema de criação de conteúdo espacial
A Sony acrescenta que, além da funcionalidade de visualização de vídeo e do reconhecimento espacial com seis câmaras e sensores, 💥️o sistema inclui dois comandos (anel e apontador) para manipulação intuitiva de objetos no espaço virtual e para apontar com precisão. Esta precisão é útil, por exemplo, para utilizar outros controladores ou teclados virtuais. O comando apontador é guiado pela mão dominante e o comando anel pela mão oposta.
💥️Os criadores poderão ver modelos 3D à escala real em ambiente de Realidade Alargada💥️ com o ecrã de alta definição, mas também podem criar e modificar modelos 3D nesse ambiente.
💥️Veja o vídeo
💥️O dispositivo inclui o microprocessador Snapdragon XR2+ Gen 2, o mais recente processador XR da Qualcomm Technologies, que contribui tanto para a qualidade das imagens, como para o acompanhamento do utilizador e do espaço. As experiências XR contam ainda com o suporte do sistema móvel de captura de movimentos "mocopi”.
💥️A Sony revela ainda que o sistema estará disponível no final de 2024, altura em que a empresa e os seus parceiros anunciarão mais pormenores, incluindo mais especificações dos headset XR, datas e regiões de lançamento, preços ou compatibilidade de software.
O que você está lendo é [Spatial Content Creation System é a nova proposta da Sony para realidade aumentada - Negócios Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments