Chips com inteligência artificial vão render 71 mil milhões de dólares este ano - Com

Os computadores, os datacenters e a indústria automóvel estão entre os mercados que mais vão puxar pelas vendas de chips com IA este ano, diz a Gartner. Os gigantes da cloud estão dispostos a gastar muito para reforçar ganhos lá mais à frente. Chips com inteligência artificial vão render 71 mil milhões de dólares este ano Woman working on a laptop Freepik | rawpixel.com

Todas as previsões indicam que na 💥️segunda metade do ano o mercado vai começar a ser inundado por equipamentos com capacidades melhoradas para realizar tarefas de inteligência artificial e o potencial para que assim seja está nos chips. Não é por isso de estranhar que a previsão de receitas para os fabricantes deste tipo de semicondutores também deva aumentar exponencialmente em 2024.

A 💥️Gartner estima que irá💥️ crescer 33% para 71 mil milhões de dólares. As 💥️vendas de chips com IA para computadores devem valer 33,4 mil milhões de dólares, representando 47% das vendas totais de semicondutores com estas características.

A consultora também acredita que 💥️as vendas de computadores com chips preparados para IA deverão, já este ano, representar 22% do total, a contribuir para uma maior procura de semicondutores com essas caraterísticas, que vai continuar a crescer.  Em 2026, prevê-se que a💥️ totalidade dos computadores empresariais já serão alimentados por processadores com IA.

Outro dos grandes motores deste crescimento está na💥️ elevada procura de chips de IA de alto desempenho para servidores, como sublinha Alan Priestley, vice-presidente da Gartner. “Em 2024, o valor dos 💥️aceleradores de IA, usados em servidores que descarregam o processamento de dados dos microprocessadores, totalizará 21 mil milhões de dólares e aumentará para 33 mil milhões em 2028“.

Gartner - previsões de vendas de chips com IA Gartner - previsões de vendas de chips com IA créditos: Gartner

As 💥️necessidades do sector automóvel são contabilizadas separadamente, bem como os 💥️chips com IA para eletrónica de consumo. Os primeiros devem render aos fornecedores💥️ 7,1 mil milhões de dólares este ano. Os chips para equipamentos de eletrónica de consumo vão gerar receitas de 💥️1,8 mil milhões.

A Gartner regista ainda o facto de os 💥️principais hiperescaladores (AWS, Google, Meta e Microsoft) estarem a investir no 💥️desenvolvimento dos seus próprios chips otimizados para IA. Embora isso exija investimentos avultados, espera-se que a tendência continue, tendo em conta que “a utilização de chips personalizados pode melhorar a eficiência operacional, reduzir os custos de fornecimento de serviços baseados em IA e reduzir os custos para os utilizadores acederem a novas aplicações baseadas em IA”.

A 💥️análise da Gartner considera a evolução do mercado entre 2023 e 2025, para o próximo ano prevê que as vendas de semicondutores com IA se aproximem já dos 92 mil milhões de dólares.

Os 💥️chips com IA incluem uma unidade de processamento neuronal que facilita e rentabiliza as tarefas de processamento relacionadas com aplicações de IA que vão correr nos equipamentos em segundo plano e em permanência.

O que você está lendo é [Chips com inteligência artificial vão render 71 mil milhões de dólares este ano - Com].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...