“A ‘paciência’ do oceano está quase esgotada, e já não é possível adiar a ação” &#82

A Fundação Oceano Azul vai apresentar um conjunto de medidas para a proteção global do Oceano no encontro Immersed in Change, um evento de Alto Nível sobre a Ação para os Oceanos que vai decorrer na Costa Rica nos dias 7 e 8 de junho, avança em comunicado, sublinhando que este encontro “é um momento-chave para lançar a Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos de 2025, coorganizada pela França e pela Costa Rica”.

Segundo a mesma fonte, a tarefa de recuperar o nosso oceano, tornando-o um sistema de vida planetário próspero e sustentável, “é um dos maiores desafios da nossa era” e que “este documento estabelece alguns passos tangíveis que a comunidade internacional deve dar, com vista a alcançar o seu mais importante objetivo”.

“Nunca é demais sublinhar esta urgência – a “paciência” do oceano está quase esgotada, e já não é possível adiar a ação”, aponta, alertando que “é imperativo juntar os debates sobre a saúde do oceano e os debates sobre o clima, sublinhando que a vitalidade do oceano não é uma preocupação que diga apenas respeito à vida marinha, mas também uma necessidade fundamental para a saúde do nosso planeta no seu todo e para o bem-estar das gerações futuras”.

O comunicado sublinha ainda que os governos “têm de alterar a narrativa, abandonando a ideia da conservação do oceano como uma aspiração a concretizar no futuro e reconhecendo que se trata de uma necessidade urgente e imediata”. Nesta comunidade mundial interligada, “temos de enfrentar a realidade e criar planos de ação com metas claras”.

Para atingir este objetivo, acrescenta a nota, “é necessária ampla colaboração e um compromisso ambicioso assumido por todas as partes interessadas, com os governos e a sociedade civil a trabalharem de mãos dadas. O oceano não pode esperar mais, e nós também não”.

Neste sentido, a Fundação Oceano Azul deixa recomendações “para que possamos caminhar rumo a um oceano resiliente e sustentável”:

O que você está lendo é [“A ‘paciência’ do oceano está quase esgotada, e já não é possível adiar a ação” &#82].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...