134 países trabalham para criar as suas próprias moedas digitais - Internet Tek
Quase todos os países do mundo estão a 💥️desenvolver ou a testar versões digitais das suas moedas. Um estudo da 💥️Atlantic Council revela que 💥️134 países estão a trabalhar neste assunto, o equivalente a 98% da economia global.
Destes, 💥️68 países seguem já numa fase avançada dos seus projetos de criação de uma moeda digital emitida pelo respetivo banco central (CBDC -💥️Central Bank Digital Currency), que pode ser de desenvolvimento, piloto, ou lançamento. Neste grupo estão todos os países do G20, com exceção da Argentina.
Com 💥️pilotos em curso estão 36 moedas digitais, incluindo o euro, mas também as versões digitais das moedas do Brasil, Japão, Índia, Austrália, Coreia do Sul, África do Sul, Rússia e Turquia,com pilotos em fases mais avançadas. Bahamas, a Jamaica e a Nigéria lançaram já as suas próprias moedas digitais.
O 💥️projeto de maior dimensão e em fase de testes mais avançada está na China, com o Yuan digital, que chega já a 💥️260 milhões de wallets em 25 cidades. Nos últimos dois anos os chineses têm podido experimentar as vantagens do e-CNY em diferentes serviços. No estudo são dados alguns exemplos, como a saúde ou a aquisição de combustível. Não há informação sobre a possível data de lançamento oficial da moeda, pós-piloto.
Embora a maior parte dos países continuem a avançar com cautela nesta área, o estudo também deixa evidente o grande interesse no tema, ao lembrar que 💥️em maio de 2023 só 35 países exploraram a possibilidade de ter uma moeda digital.
Refere-se também que 💥️na vertente grossista das transações com moedas digitais oficiais os trabalhos entre países duplicaram desde a invasão da Rússia na Ucrânia e o início das sanções que se seguiram.
Estão neste momento em marcha💥️ 13 projetos com estas características, 💥️entre os mais relevantes destaque para o mBridge, que liga China, Tailândia, Hong Kong e Emirados Árabes Unidos e que este ano passará a envolver mais 11 países. A cooperação entre os países que fazem parte do bloco conhecido como BRIC (fundado pela China, Índia, Rússia e Brasil) também é destacada.
O detalhe dos projetos em marcha, por área geográfica estão disponível no site do Atlantic Council.
O que você está lendo é [134 países trabalham para criar as suas próprias moedas digitais - Internet Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments