Apple acelera testes com IA. Novas capacidades da Siri são dadas como certas - iOS Tek

A Apple estará a trabalhar com quatro modelos de inteligência artificial, entre tecnologia proprietária e da concorrência. A Siri será uma das primeiras a exibir novas capacidades graças à IA. Apple acelera testes com IA. Novas capacidades da Siri são dadas como certas

A 💥️Apple estará a trabalhar com quatro modelos de inteligência artificial, para preparar as novidades impulsionadas por 💥️inteligência artificial generativa que quer integrar na próxima versão do sistema operativo. 💥️Dois foram desenvolvidos pela própria empresa, a partir da sua framework proprietária Ajax, e estão na base do já referenciado em vários rumores AppleGPT, que a empresa alegadamente tem já vindo a usar internamente. A empresa estará também a fazer 💥️testes com o modelo na base do ChatGPT e com Flan-T5 da Google, para comparar resultados.

Esta não é a primeira vez que surgem notícias de que a Apple está a trabalhar em vários modelos de linguagem. Em setembro do ano passado, o site The Information dizia o mesmo e indicava que a empresa estava a 💥️distribuir os investimentos em IA por várias equipas e com vários objetivos.

Esta informação mais recente foi partilhada no fórum coreano Naver, por um autor frequente de rumores da Apple, o Yeux1122. Segundo a fonte, o objetivo é 💥️comparar os resultados dos modelos internos com os da concorrência, em testes nos próprios dispositivos e em processamento online e preparar as mudanças e novidades que se espera venham a integrar a próxima versão do iOS, o sistema operativo do iPhone.

Espera-se que a 💥️próxima versão do sistema operativo da Apple para o iPhone traga várias novidades potenciadas por inteligência artificial generativa. Nos últimos meses têm surgido vários rumores de que a empresa está, como todas as outras, a trabalhar nesta área e a testar funcionalidades para algumas áreas específicas, como a assistente Siri ou o AppleCare.

No mesmo fórum Naver e pela mão do mesmo utilizador, que em janeiro já tinha dito que as novidades para a Siri seriam reveladas na próxima edição da conferência de programadores da Apple em junho,💥️ garante-se agora que esta informação é segura, como relata o site BGR.

A 💥️Apple estará mesmo a trabalhar numa funcionalidade que vai permitir à Siri  resumir ideias e informação, para responder a ordens como “por favor resume este texto”. A💥️ nova funcionalidade alegadamente funcionará, tanto com aplicações de mensagens - como o iMessages - como com SMS, garante o autor da informação que diz tê-la confirmado com acesso direto ao código do software.

Note-se que o recurso a IA generativa para este tipo de funcionalidades já não é nova em smartphones. O💥️ Pixel 8 da Google e o Galaxy S24 da Samsung podem ser usados para resumir artigos, mensagens e outros conteúdos.

Vários rumores têm garantido que o💥️ iOS18 vai integrar a maior atualização de sempre do sistema operativo móvel e a expectativa é que a inteligência artificial esteja na base de boa parte dessas novidades e alterações. As supostas novidades da Siri foram também abordadas em janeiro pelo site 9to5Mac e a Bloomberg disse ainda no ano passado que a Apple estava a trabalhar com tecnologia própria e já usava o seu próprio "ChatGPT".

Dadas as 💥️preocupações conhecidas da Apple com a privacidade, refletidas nos seus produtos, é também de esperar que as integrações de IA generativa que a empresa venha a fazer reflitam o mais possível essa visão. Tem havido uma 💥️discussão sobre a fórmula final que a Apple pode vir a usar para integrar estes recursos no iPhone, entre a opção pelo processamento de dados localmente nos dispositivos ou na cloud.

A natureza dos LLM dificulta a primeira opção, mas um 💥️paper recentemente publicado por investigadores da empresa mostra que encontraram um método para 💥️correr grandes modelos de linguagem em ambientes de memória limitada, como divulgou a MacRumors, recentemente.

O que você está lendo é [Apple acelera testes com IA. Novas capacidades da Siri são dadas como certas - iOS Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...