Startup de Elon Musk para competir com ChatGPT está lançada e tem equipa de peso - Negócios Tek
Esta quarta-feira foi formalmente lançada e apresentada a 💥️nova startup de Elon Musk para a área da inteligência artificial. O fundador da Tesla, da Space-X e da Neuralink, que é também dono do Twitter, tem sido uma das vozes que mais se fazem ouvir sobre os perigos da IA. 💥️Será que a xAI vai conseguir fazer diferente?
Elon Musk acredita que sim e pelo menos 💥️arranca para o novo projeto com uma equipa que conhece bem alguns dos principais desenvolvimentos mais recentes em torno da tecnologia.
💥️Igor Babuschkin, antigo engenheiro da DeepMind da Google; 💥️Tony Wu e 💥️Christian Szegedy, que vêm também da área de investigação em IA da Google (que lançou o Bard) e 💥️Greg Yang, antigo funcionário da Microsoft integram a equipa inicial da xAI. O projeto vai também contar com a colaboração de 💥️Dan Hendrycks do Center for AI Safety, como consultor, entre outros, e continua a contratar.
O objetivo declarado da nova startup é💥️ desenvolver uma alternativa ao ChatGPT da OpenAI, que Musk já acusou de treinar IA para mentir. Musk foi um dos subscritores do 💥️manifesto que alerta para o potencial de destruição de uma civilização, da inteligência artificial. Um manifesto onde se pedia uma pausa nos desenvolvimentos nesta área, para que os efeitos desses avanços fossem compreendidos e acomodados da melhor forma.
“Parem o treino de IA”: o que diz a carta aberta de signatários como Elon Musk e Steve Wozniak “contra” a OpenAI?
Ver artigoNum evento no Twitter Spaces, o empresário deu agora algumas pistas sobre o plano na base da xAI, para criar uma IA mais segura. Referiu que a 💥️xAI vai procurar criar uma IA "extremamente curiosa", que não será programada para ser moralista. Mas, acrescentou, 💥️"se tentar entender a verdadeira natureza do universo, essa é realmente a melhor coisa que posso imaginar do ponto de vista da segurança da IA". Para Musk, citado pela Reuters, isso "será algo em prol da humanidade uma vez que a humanidade é muito mais interessante do que a falta de humanidade".
A IA generativa da 💥️OpenAI mudou o paradigma dos desenvolvimentos em torno da tecnologia e instalou o debate sobre este tema. O 💥️lançamento do ChatGPT em novembro do ano passado obrigou as maiores empresas de tecnologia a acelerar o passo nos seus próprios desenvolvimentos e deixou o resto do mundo curioso para tirar partido de uma tecnologia que está mais dura na capacidade de interagir.
A 💥️xAI foi registada por Elon Musk em março. No mês seguinte, o multimilionário revelava numa entrevista o plano para💥️ criar um TruthGPT, uma plataforma concorrente ao ChatGPT focada na verdade e na compreensão da natureza do universo. Garantia na altura à Fox News, que era improvável que uma plataforma deste tipo aniquilasse humanos.
O foco do novo projeto era revelado já depois de 💥️críticas diretas à ligação da OpenAI à Microsoft, um dos principais parceiros e investidores da empresa, e à forma como os modelos de IA estão a ser usados. Recorde-se que 💥️Elon Musk foi um dos investidores que ajudou a fundar a OpenAI. Até 2018 fazia parte do board da empresa.
A💥️ xAI tem um novo evento marcado para dia 14 de julho, que vai decorrer novamente no Twitter Spaces. As coordenadas estão disponíveis no site da empresa.
Na 💥️visão de Elon Musk, partilhada no evento, aquele que é um dos maiores receios da humanidade em relação à evolução da IA, a sua 💥️evolução para um ponto em que consiga ser “mais inteligente” que um humano e agir autonomamente, não está longe. O multimilionário acredita que a superinteligência 💥️será uma realidade em cinco a seis anos.
O que você está lendo é [Startup de Elon Musk para competir com ChatGPT está lançada e tem equipa de peso - Negócios Tek].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments