Baixa procura e mudanças nos orçamentos fazem o mercado de PCs cair 13,4% no segundo trimestre - Computado
De acordo com novos dados avançados pela IDC, 💥️no segundo trimestre do ano, o mercado de PCs registou uma queda de 13,4 %. Os analistas indicam que esta 💥️é a sexta queda consecutiva no mercado, causada por uma conjuntura macroeconómica pouco propícia para o crescimento, além de baixa procura e mudanças nos orçamentos de TI das empresas.
A IDC detalha que, devido à fraca procura, os níveis de inventário das fabricantes ficaram acima do normal por mais tempo do que era esperado. 💥️Nenhuma fabricante conseguiu resistir aos desafios do mercado e, 💥️com exceção da HP e da Apple, todas as empresas que fazem parte do Top 5 tiveram quedas na ordem dos dois dígitos durante o período em análise.
💥️Clique nas imagens para ver com mais detalhe
💥️A Apple foi a única fabricante do Top 5 a registar um crescimento positivo, neste caso de 10,3%. Os analistas da IDC realçam que a empresa da maçã acabou por beneficiar de uma comparação favorável em relação ao período homólogo no ano passado, altura em que a sua cadeia de produção foi afetada por paralisações devido a novos surtos de COVID-19.
Como explica o analista Jitesh Ubrani, 💥️os elevados níveis de inventário “estão novamente a arrastar o mercado para baixo”. Segundo o analista, “embora estes problemas estejam a aliviar lentamente, muitos fornecedores de componentes continuam a oferecer preços reduzidos numa tentativa para limpar os seus inventários”.💥️ No entanto, as fabricantes de PCs permanecem cautelosas devido à baixa procura, algo que também se aplica aos canais de venda.
“A montanha-russa da oferta e da procura que a indústria dos PCs tem enfrentado nos últimos cinco anos tem sido extremamente desafiante”, afirma Ryan Reith, vice-presidente da área de Client Device Trackers da IDC.
O responsável indica que as empresas não querem ser apanhadas desprevenidas com ofertas reduzidas, como aconteceu em 2023 e em 2023. Porém, 💥️“muitas parecem hesitantes no que toca a apostar em grande na recuperação do mercado”.
Do lado comercial, a “onda” de despedimentos em grandes empresas e a crescente popularidade de soluções de IA generativa estão a trazer mais confusão à gestão de orçamentos. 💥️Já do lado dos consumidores, Ryan Reith afirma que é possível ver um regresso aos hábitos pré-pandémicos. Neste contexto, 💥️os analistas acreditam que os consumidores darão preferência aos smartphones em vez de PCs.
O que você está lendo é [Baixa procura e mudanças nos orçamentos fazem o mercado de PCs cair 13,4% no segundo trimestre - Computado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments