Microsoft multada em 20 milhões de dólares nos EUA por recolher dados de crianças sem consentim

Além da multa, que segue uma queixa submetida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), a Microsoft terá de tomar um conjunto de medidas para reforçar a privacidade das crianças que usam os serviços de gaming da Xbox. Microsoft multada em 20 milhões de dólares nos EUA por recolher dados de crianças sem consentimento Tek

💥️A Microsoft foi obrigada a pagar 20 milhões de dólares nos Estados Unidos por recolher e reter informação de crianças sem consentimento dos pais. De acordo com a Federal Trade Commission (FTC), 💥️as práticas da gigante tecnológica nos serviços de gaming da Xbox violam a Lei Federal de Proteção à Privacidade Online para Crianças (COPPA, na sigla em inglês).

Em comunicado, a entidade reguladora norte-americana recorda que a 💥️COPPA requer que os serviços online e websites para crianças notifiquem os pais acerca da informação pessoal que é recolhida, necessitando de autorização dos mesmos para aceder aos dados.

A FTC detalha que, para os utilizadores acederem a jogos nas consolas Xbox ou a funcionalidades Xbox Live, é necessário criar uma conta, a qual requer informação pessoal, incluindo nome, email e data de nascimento.

Até ao final de 2023, 💥️mesmo quando um utilizador indicava que tinha menos de 13 anos, o serviço pedia informação pessoal adicional, tal como um número de telefone, sendo necessário aceitar os termos de serviço da plataforma.

Só depois de fornecerem dados, e de aceitarem os termos de serviço, é que a Microsoft requeria a todos os utilizadores com menos de 13 anos para envolverem os seus pais no processo para completarem a criação da conta.

Segundo a queixa submetida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), 💥️entre 2015 e 2023 a Microsoft reteve os dados de crianças recolhidos no processo de criação de contas. Na queixa, a gigante tecnológica é também a💥️cusada de partilhar a informação recolhida, em combinação com dados dos perfis dos utilizadores, com developers de jogos e aplicações.

Além de ter de pagar 20 milhões de dólares, 💥️a FCT exige à empresa que tome um conjunto de medidas para reforçar a privacidade das crianças que usam o serviço de gaming na Xbox.

A Microsoft terá, por exemplo de obter o consentimento parental para todas as contas criadas antes de 2023 cujos utilizadores ainda são crianças; estabelecer e manter sistemas para eliminar dados pessoais; assim como notificar as editoras de videojogos quando é partilhada informação de crianças, de modo a assegurar que as regras da COPPA são cumpridas.

Em declarações à Reuters, 💥️um porta-voz da Microsoft afirma que a empresa está “empenhada em cumprir a ordem” da FTC. O processo de criação de contas será atualizado e um problema identificado pela tecnológica no sistema de retenção de dados será também resolvido.

O que você está lendo é [Microsoft multada em 20 milhões de dólares nos EUA por recolher dados de crianças sem consentim].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...