132 Mbps em casa e 18 Mbps no telemóvel: velocidade de Internet dos portugueses acelera quase 40% - Telecomunica&

No último ano a velocidade média de download da internet fixa avançou 38% em Portugal. Nas redes móveis melhorou 11%, de acordo com os testes mais recente da Anacom, realizados por todo o país. 132 Mbps em casa e 18 Mbps no telemóvel: velocidade de Internet dos portugueses acelera quase 40% Homem a mexer num computador portátil LinkedIn Sales

A 💥️velocidade das ligações residenciais de internet em Portugal rondava no final de março os 132 Mbps, enquanto as 💥️ligações via rede móvel disponibilizam pelo menos uma velocidade de 18 Mbps. Os números referem-se ao débito das ligações no download e em termos médios, como 💥️concluiu a Anacom a partir dos testes realizados durante os primeiros três meses do ano, em acessos fixos e móveis. Os valores obtidos mostram que, a generalidade dos utilizadores de serviços de internet em Portugal, tiram partido destas velocidades ou de velocidades superiores a estas.

No 💥️upload, os testes realizados revelam 💥️velocidades médias de 87 Mbps ou superiores nas ligações fixas e de 8 Mbps, ou superiores, nos acessos móveis. Já a latência registada foi de 13 milissegundos (ms) ou menos, nos acessos fixos residenciais, e de 35 ms ou menos, nos acessos móveis.

Na comparação com dados do 💥️mesmo período do ano passado, regista-se uma 💥️melhoria de 38% na velocidade de download e de 35% no upload.💥️ Só os indicadores da latência não acompanharam esta tendência de melhoria e, pelo quarto trimestre consecutivo desde 2023, pioraram ligeiramente, aumentando 8% no último ano. Isto na rede fixa.

Nos 💥️acessos móveis, todos os indicadores melhoram. A 💥️velocidade média dos downloads aumentou 11%, a velocidade de upload melhorou 8% e o tempo de latência diminuiu em 8%. Num e noutro caso, a melhoria das velocidades médias de acesso à internet é atribuída, entre outros fatores, à 💥️adesão dos utilizadores a pacotes de serviços mais generosos nesta matéria.

Infografia Anacom - Net.mede 1º trimestre 2023 créditos: Anacom

A Anacom ressalva que os 💥️resultados médios apurados pelos testes seriam melhores, se fossem apenas considerados os testes dos acessos com ligação direta à rede móvel, realizados na app. Aí foi apurada uma velocidade média no download de 52 Mbps, 15 Mbps no upload e uma latência de 31 ms. Os 💥️testes realizados apenas a acessos 5G ficaram ainda acima destes números, com uma velocidade média de download de 138 Mbps, 29 Mbps no upload e 29 ms de latência.

Nestes primeiros três meses do ano foram 💥️realizados 183 mil testes à velocidade dos acessos à Internet, a 💥️uma média de 2.031 testes diários, menos 14% que no período homólogo.

A 💥️maior parte destes testes (65%) foram realizados a acessos fixos residenciais, boa parte deles no período entre as 16 e as 22 horas, e os restantes (26%) a acessos móveis. Os testes a acessos móveis foram realizados em dois períodos distintos, entre as 10 e as 11 horas e entre as 15 e as 16 horas. 💥️Só em três dos 308 concelhos do país não foram realizados testes. Já a área metropolitana de Lisboa foi aquela que acolheu um maior número de testes, seguida da região Norte.

O que você está lendo é [132 Mbps em casa e 18 Mbps no telemóvel: velocidade de Internet dos portugueses acelera quase 40% - Telecomunica&].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...