Curtiu Dead Space Remake? Veja todos os jogos da série de terror espacial
Dead Space é uma série de ficção científica e terror espacial que foi lançada pela primeira vez em 2008 para o PlayStation 3, Xbox 360 e PC. O primeiro jogo da série ganhou uma releitura com Dead Space (Remake), disponível para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S e PC (Steam). O game foi uma produção do designer Glen Schofield e da Visceral Games, na época EA Redwood Shores, uma subsidiária da Electronic Arts, empresa que publicou o título.
A história se passa no futuro distante da exploração espacial em 2508 e segue os passos de Isaac Clarke, um engenheiro que se vê envolvido com um artefato alienígena capaz de reanimar os mortos como criaturas conhecidas como Necromorfos. Com a volta do game graças ao remake, o 💥️TechTudo traz a seguir todos os títulos já lançados envolvendo o universo de Dead Space. Confira:
🎮 Review Dead Space Remake: jogo vai além da releitura em gameplay intensa
1 de 8 Dead Space Remake trouxe de volta uma franquia que já teve vários capítulos na geração do PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii — Foto: Divulgação/EADead Space Remake trouxe de volta uma franquia que já teve vários capítulos na geração do PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii — Foto: Divulgação/EA
👉 Quais são os melhores jogos de terror? Opine no Fórum do TechTudo
A franquia conquistou espaço no mercado de games com inspiração em títulos como Resident Evil 4 e Silent Hill 2, além de um maior foco em terror espacial baseado em filmes como Alien, 2001: Uma Odisseia no Espaço, O Enigma do Horizonte e mais. Apesar de ser apreciado por público e crítica as vendas da série não foram tão altas quanto o desejado pela Electronic Arts.
Após o terceiro título, lançado em 2013, falhar em atingir as expectativas da empresa, a Visceral Games foi fechada e a série entrou em um longo hiato até ser despertada uma década depois com o remake. Vale também mencionar que Glen Schofield criou ainda uma espécie de sucessor espiritual de Dead Space: The Callisto Protocol, que chegou no final de 2022.
Dead Space (2008) - PS3, X360, PC
2 de 8 O primeiro Dead Space trouxe um game de terror espacial ousado que se destacava entre outras séries da época como Resident Evil e Silent Hill — Foto: Reprodução/SteamO primeiro Dead Space trouxe um game de terror espacial ousado que se destacava entre outras séries da época como Resident Evil e Silent Hill — Foto: Reprodução/Steam
O primeiro capítulo da saga estabeleceu a fundação sobre a qual Dead Space ficaria conhecido. No jogo somos apresentados ao protagonista silencioso Isaac Clarke, um engenheiro enviado para realizar reparos na nave mineradora USG Ishimura, mas que também está em busca de sua namorada, Nicole Brennan, parte da tripulação. A nave, no entanto, encontrou um artefato alienígena chamado Marker que fez com que todos sofressem de alucinações e se tornassem violentos até matarem uns aos outros. Seus corpos retornam à vida transformados nas criaturas grotescas necromorfos.
Há também uma seita religiosa que idolatra os Markers chamada Igreja da Unitologia, que crê nos artefatos alienígenas como resposta para a vida eterna. A jogabilidade é de tiro em terceira pessoa com visão por cima do ombro, como em Resident Evil 4, e um dos pontos mais interessantes em Dead Space é que os inimigos não morriam com tiros na cabeça. Era preciso cortar seus membros, algo para o qual Isaac estava bem equipado com suas ferramenta de corte de plasma.
Dead Space: Extraction (2009) - PS3, Wii
Na época o Nintendo Wii era um console bastante popular, mas não tão potente quanto o PlayStation 3 e Xbox 360, motivo pelo qual não recebeu o primeiro Dead Space. Após o sucesso do primeiro game, entretanto, ele recebeu Dead Space: Extraction, um jogo de tiro ao alvo em primeira pessoa que usava o controle Wii Remote para mirar na tela. Posteriormente, o título foi lançado também no PlayStation 3 para o controle de movimento PS Move.
3 de 8 Dead Space: Extraction trazia a franquia de terror como um jogo de tiro ao alvo com controles de movimento como o Wii Remote e PS Move — Foto: Divulgação/Electronic ArtsDead Space: Extraction trazia a franquia de terror como um jogo de tiro ao alvo com controles de movimento como o Wii Remote e PS Move — Foto: Divulgação/Electronic Arts
O jogo se passa antes dos eventos de Dead Space em uma colônia no planeta Aegis VII, onde a USG Ishimura estava minerando. A história segue vários personagens diferentes enquanto eles tentam sobreviver ao início do surto dos necromorfos e, durante sua jornada, também é possível ver Nicole em alguns trechos, além de trazer um objetivo de tentar descobrir o que aconteceu com ela.
Dead Space: Ignition (2010) - PS3, X360
Antes do lançamento de Dead Space 2 a Electronic Arts decidiu promover o jogo com um título menor, Dead Space: Ignition, desenvolvido pela Visceral Games e Sumo Digital, oferecido grátis como um bônus de pré-venda da sequência. Este game não é tão conhecido entre fãs da série por ser uma espécie de história interativa com minigames e visuais de história em quadrinhos que destoam muito dos outros títulos da franquia.
4 de 8 Dead Space: Ignition usava visuais de histórias em quadrinhos e jogabilidade de minigames para contar eventos anteriores a Dead Space 2 — Foto: Divulgação/Electronic ArtsDead Space: Ignition usava visuais de histórias em quadrinhos e jogabilidade de minigames para contar eventos anteriores a Dead Space 2 — Foto: Divulgação/Electronic Arts
A história se passa alguns anos após o primeiro game, pouco antes de Dead Space 2, e segue o engenheiro Franco Delille na estação espacial Sprawl, construída na lua Titã de Saturno. Lá, um novo surto dos necromorfos se inicia e ele resgata o protagonista Isaac Clarke para dar início ao segundo jogo.
Dead Space Mobile (2011) - And, iOS
Junto com Dead Space: Ignition, o game mobile Dead Space, desenvolvido pela IronMonkey Studios, foi projetado para aumentar a expectativa por Dead Space 2 e foi lançado no mesmo dia que o game no iPhone (iOS), mas apenas cerca de um ano depois no Android. Apesar do nome, Dead Space Mobile não é uma versão do primeiro jogo, mas um título original que se passa após o primeiro jogo, mas precede os eventos de Dead Space 2.
5 de 8 Dead Space (Mobile) oferecia uma história original para jogadores nos smartphones, a qual não está mais disponível atualmente — Foto: Divulgação/Electronic ArtsDead Space (Mobile) oferecia uma história original para jogadores nos smartphones, a qual não está mais disponível atualmente — Foto: Divulgação/Electronic Arts
No game usuários controlam um personagem intitulado Vandal que auxilia a Igreja da Unitologia a iniciar um novo surto de necromorfos na colônia Sprawl em Titã. Apesar de ser um título de escopo menor, ele ainda conseguiu trazer uma boa atmosfera digna da série com gameplay em tela de toque. Atualmente o game não está mais disponível nas lojas mobile e não pode ser jogado em dispositivos mais recentes.
Dead Space 2 (2011) - PS3, X360, PC
A primeira sequência de Dead Space trouxe de volta Isaac Clarke, 3 anos após os eventos do primeiro games, sem suas memórias e com alucinações que o atormentam constantemente, como de sua namorada Nicole. Este capítulo se aprofundou ainda mais nas raízes de terror da série, mas também amplificou a ação com uma jogabilidade ainda mais rápida, se tornando um dos capítulos preferidos pelos fãs junto ao original.
6 de 8 Dead Space 2 se aprofundou ainda mais nas raízes de terror da série e trouxe momentos perturbadores para o game — Foto: Reprodução/SteamDead Space 2 se aprofundou ainda mais nas raízes de terror da série e trouxe momentos perturbadores para o game — Foto: Reprodução/Steam
Um novo surto de necromorfos começa na estação espacial Sprawl em Titã, onde Dead Space: Ignition e Dead Space (Mobile) se passavam, conforme um administrador do governo da Terra decide recriar um Marker com base nas memórias de Isaac. O jogo incluía também um modo multiplayer competitivo que colocava times de seguranças da colônia contra necromorfos e uma história extra por DLC chamada Severed, que seguia os passos de Gabe Weller, um dos personagens de Dead Space: Extraction, tentando sobreviver a esse novo pesadelo.
Dead Space 3 (2013) - PS3, X360, PC
O terceiro capítulo da franquia trouxe um novo personagem ao lado de Isaac, o sargento John Carver, para adicionar a possibilidade de multiplayer cooperativo online, algo que estava em alta na época desde o sucesso de Gears of War. O jogo ficou mais focado na ação e na parte multiplayer, deixando um pouco de lado seus elementos de terror para tentar alcançar um público mais amplo.
7 de 8 Dead Space 3 introduziu um modo cooperativo online, mas não fez tanto sucesso e colocou a série em um hiato — Foto: Reprodução/SteamDead Space 3 introduziu um modo cooperativo online, mas não fez tanto sucesso e colocou a série em um hiato — Foto: Reprodução/Steam
A história seguia a dupla de personagens no planeta gelado de Tau Volantis, onde eles poderiam descobrir as origens dos monstros necromorfos e talvez encontrar algo que pudesse impedi-los. Um fator incômodo na época é que o jogo incluía microtransações com dinheiro real no sistema de melhorias de armas, algo que não foi bem-visto em um jogo pago. O jogo também teve um DLC chamado Awakened no qual Isaac e John retornam ao planeta e descobrem que a Terra foi invadida por Necromorfos. Por ora, este foi o final da série Dead Space.
Dead Space Remake (2023) - PS5, XBSX/S, PC
Dez anos após o último capítulo da série, a Electronic Arts lançou o remake de Dead Space desenvolvido pela Motive Studios, de Star Wars Battlefront 2. Os visuais atualizados permitiram que o jogo realizasse ainda mais seu potencial de terror com uma atmosfera sombria e iluminação realista que tornou cada corredor ainda mais assustador. O protagonista ainda é Isaac Clarke, mas uma grande novidade é que ele agora tem voz e conversa com outros personagens - algo que não acontecia no original.
8 de 8 Dead Space Remake trouxe o clássico para a nova geração de consoles — Foto: Divulgação/EADead Space Remake trouxe o clássico para a nova geração de consoles — Foto: Divulgação/EA
A história foi aprofundada, especialmente sobre Nicole, namorada de Isaac, permitindo que jogadores a conheçam melhor durante sua aventura. Há também um novo final que pode ser conquistado ao jogar o game novamente e que oferece uma conclusão mais satisfatória. A gameplay, por sua vez, foi atualizada para ganhar maior fluidez e oferece ainda mais detalhamento no desmembramento dos necromorfos, além de outras partes atualizadas em relação ao jogo original.
O que você está lendo é [Curtiu Dead Space Remake? Veja todos os jogos da série de terror espacial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments