ChatGPT pode ter maior impacto no emprego ligado à tecnologia e afetar quem tem mais estudos e melhores sal&aacut
Enquanto o mundo continua a experienciar a novidade do fenómeno ChatGPT, já se fazem contas ao impacto que os sistemas de inteligência artificial generativa terão nos empregos e na vida das pessoas. 💥️Um grupo de investigadores da OpenAI e da Universidade da Pensilvânia conduziram um estudo de como o GPT-4, a mais recente versão do chatbot vai impactar a mão-de-obra nos Estados Unidos.
O objetivo do estudo é perceber quais os empregos que poderão ficar mais expostos às capacidades do modelo de chatbot. A investigação define como “exposto”, o impacto económico sem fazer a distinção entre a melhoria no trabalho ou a deslocação da mão-de-obra. 💥️Os investigadores descobriram que cerca de 80% da mão-de-obra dos Estados Unidos poderá ter, pelo menos, 10% das suas tarefas afetadas por sistemas de GPT. E cerca de 19% dos trabalhadores serão afetados em pelo menos 50% do seu trabalho.
GPT-4: Nova geração do modelo de IA é mais inteligente, mas ainda está longe de ser “perfeita”
Ver artigoO estudo indica que a influência do ChatGPT vai afetar todos os níveis de salários, 💥️mas os empregos com melhores pagamentos são aqueles que estão sob maior exposição, nomeadamente os que recebem cerca de 80 mil dólares por ano. “Notavelmente, o impacto não está limitado às indústrias com maior crescimento recente de produtividade”, refere o documento, concluindo que os GPTs afetarão todos os sectores económicos, sociais e políticos.
No que diz respeito às indústrias mais expostas, o estudo indica que 💥️as que estão mais ligadas ao processamento de informação são as mais afetadas. Por outro lado, as 💥️fábricas, agricultura e atividades mineiras, são as menos expostas aos sistemas de ChatGPT.
A Inteligência Artificial pode ajudá-lo a encontrar um novo emprego. É só seguir alguns conselhos
Ver artigoNa tabela de ocupações com 💥️maior risco de exposição encontram-se matemáticos, analistas financeiros, escritores e autores, interpretes e tradutores, designers de web e interfaces digitais. “A nossa análise sugere ainda que indivíduos com bacharelatos, mestrados e diplomas profissionais estão mais expostos a GPTs e a software alimentado por GPT, do que aqueles sem credenciais formais de educação”, referem os investigadores no documento. E também aqueles que têm alguma educação escolar, mas sem diplomas, também estão altamente expostos ao GPT.
Do outro lado do espectro, os empregos que apenas 💥️requeiram a escolaridade mínima, incluindo barbeiros, eletricistas, assistentes médicos, entre outros empregos com remunerações inferiores, não serão muito afetados pelos sistemas de IA.
💥️Veja na galeria as tabelas com algumas das profissões mais ou menos expostas ao ChatGPT:
O que você está lendo é [ChatGPT pode ter maior impacto no emprego ligado à tecnologia e afetar quem tem mais estudos e melhores sal&aacut].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments