Home office: 6 dicas de boas práticas para não se distrair no celular
Trabalhar de home office pode ser desafiador, já que o ambiente de casa inclui muitas distrações. Entretanto, algumas ferramentas e aplicativos podem ser úteis, já que suas funções ajudam a manter a concentração e, consequentemente, a produtividade de um dia de trabalho típico em uma empresa. Apps como Tempo de Uso do iPhone (iOS), e Bem-estar Digital do Android podem ajudar quanto às distrações causadas pelas notificações dos celulares, e exercícios mentais auxiliam a manter o foco durante o regime de home office implementado durante a pandemia de coronavírus.
LEIA: 13 ferramentas para fazer home office no isolamento
Confira, na lista abaixo, algumas das soluções que o TechTudo preparou e que podem te ajudar a manter o foco e a produtividade em trabalhos remotos. Aplicativos de organização e ferramentas nativas do celular ajudam a manter boas práticas de home office e se concentrar ao trabalhar em casa.
1 de 8 Trabalhar em home office é uma tendência mundial — Foto: Foto: Isabela Giantomaso/TechTudoTrabalhar em home office é uma tendência mundial — Foto: Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Controle suas notificações no celular
2 de 8 O app Tempo de Uso do iPhone permite ocultar notificações — Foto: Helito Bijora/TechTudoO app Tempo de Uso do iPhone permite ocultar notificações — Foto: Helito Bijora/TechTudo
Controlar as notificações que chegam no celular é uma solução útil, já que essa ação ajuda manter o foco e a concentração em outras atividades de trabalho, distanciando-se das desatenções causadas pelo uso do smartphone. Ferramentas como o Tempo de Uso do iPhone e Bem-estar Digital do Android permitem que você tenha acesso a informações como o tempo gasto em aplicativos e sites, possibilitando que ajustes de limites de tempo em apps sejam definidos.
Além disso, recursos como "Repouso" do Tempo de Uso do iPhone são úteis por possibilitarem que as notificações que deseja receber sejam escolhidas por você, bloqueando os sininhos de outros aplicativos que desviam sua atenção: você pode bloquear notificações apps de lazer quando está trabalhando, e silenciar notificações de trabalho ao final do expediente.
O recurso "Repouso" é similar ao "Não Perturbe" do Android, que silencia mensagens, chamadas e notificações em geral, mas que podem ser modificados e configurados por você. Além disso, você também pode desativar notificações no Android em "Gerenciar Notificações" a qualquer momento.
2. Limite o uso de apps
3 de 8 O App Tempo de Uso permite descobrir e controlar o tempo de uso de apps — Foto: Helito Bijora/TechTudoO App Tempo de Uso permite descobrir e controlar o tempo de uso de apps — Foto: Helito Bijora/TechTudo
Um dos recursos disponíveis nos apps Tempo de Uso do iPhone e Bem-estar Digital do Android é o de limitar o uso de aplicativos específicos, além das notificações que chegam. No iPhone, quando a ferramenta "Tempo de Uso" é ativada, você terá acesso a um gráfico que informa a quantidade de tempo gasto em aplicativos e sites. O recurso "Limite de Apps" possibilita que você defina um limite diário de acesso para esta categoria, bloqueando o uso de redes sociais ou jogos enquanto está trabalhando, por exemplo.
4 de 8 A appTempo de Uso do iPhone é similar ao Bem-estar digital no Android — Foto: Reprodução/Helito BeggioraA appTempo de Uso do iPhone é similar ao Bem-estar digital no Android — Foto: Reprodução/Helito Beggiora
No Android, a ferramenta "Painel" mostra o tempo gasto em aplicativos, e compara o tempo de uso de apps de maneira individual com o tempo de tela geral, além de também permitir que sejam definidos limites diários para o uso de determinados aplicativos. Essa ferramenta é interessante já que pode ser utilizada para definir quais apps não poderão ser acessados durante o período de trabalho.
3. Organize o tempo de trabalho com temporizadores
5 de 8 Planejador de Tempo é um app organizador que pode auxiliar o foco na conclusão de tarefas — Foto: Helito Beggiora/TechTudoPlanejador de Tempo é um app organizador que pode auxiliar o foco na conclusão de tarefas — Foto: Helito Beggiora/TechTudo
Aplicativos de organização pessoal também podem ser úteis já que possuem recursos específicos para auxiliar na realização de tarefas. Além disso, definir o tempo que será gasto para cada atividade pode ajudar a aumentar o ritmo de produtividade.
Os aplicativos de relógio dos próprios celulares compreendem a função de "Timer" ou "Temporizador" que podem ser ativadas na realização de tarefas de trabalho. Você pode programar atividades, estipular o tempo que será necessário para concluí-las, e ativar a função de temporização. Também existem apps mais completos com essas funções, próximos a para planejamento diário de atividades.
4. Organize as tarefas com listas de atividades
6 de 8 Microsoft To Do permite organizar tarefas e lazer durante home office — Foto: Reprodução/Luana AntunesMicrosoft To Do permite organizar tarefas e lazer durante home office — Foto: Reprodução/Luana Antunes
Definir e organizar metas que precisam ser alcançadas no dia também é importante, e aplicativos podem te ajudar a cumprir suas tarefas com listas de atividades para o dia. Apps como Trello, Todoist e Google Agenda mostram utilidade em suas funções, que podem variar entre adicionar lembretes para não esquecer dos compromissos do dia, organizar as tarefas semanais com metas definidas diariamente, e selecionar listas de prioridades, organizando suas ações para que tudo seja concluído ao longo do dia ou semana, por exemplo.
5. Mantenha a concentração e evite usar o celular
Em trabalhos remotos como o home office é importante ter disciplina para cumprir metas e manter a produtividade. Os smartphones costumam ser a principal fonte de distração no trabalho, mas também podem ser utilizados para benefício próprio a partir de apps que ajudam a manter a concentração, como é o caso do Forest.
7 de 8 Com um sistema de gamificação, o Forest é um aplicativo que elimina distrações virtuais para que o usuário foque na execução de suas tarefas — Foto: Reprodução/Graziela SilvaCom um sistema de gamificação, o Forest é um aplicativo que elimina distrações virtuais para que o usuário foque na execução de suas tarefas — Foto: Reprodução/Graziela Silva
O aplicativo auxilia no controle de quem não consegue para de usar o celular, com uma proposta bem criativa e responsável: você planta uma semente que com o passar do tempo começa a se transformar em uma árvore, mas caso você use o celular para entrar em algum app que tire sua atenção — com uma rede social ou jogo, por exemplo — a árvore murcha e começa a morrer.
6. Relaxe com exercícios mentais
Outra solução para se manter atento e focado no home office pode ser representada por apps de meditação e de exercícios mentais. Ninguém consegue ser produtivo o tempo todo, e é necessário manter pausas entre as tarefas, mesmo que pequenas, para que a mente relaxe e volte a ser produtiva. Apps como Calm possuem funções de relaxamento e meditação com tempo de descanso de dois minutos, que ajudam a manter a concentração e acabam com o estresse causado por tarefas de trabalho.
8 de 8 Calm ensina como meditar — Foto: Reprodução/Bruno SoaresCalm ensina como meditar — Foto: Reprodução/Bruno Soares
Coronavírus: como limpar o celular? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
Como ativar o modo escuro do WhatsApp no iPhone (iOS)
O que é home office? 13 ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus
Microsoft Teams ganha cenários virtuais e mais funções para videochamadas
Zoom Meetings: como funciona o site para videoconferência
O que você está lendo é [Home office: 6 dicas de boas práticas para não se distrair no celular].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments