O que é o Slack? Veja oito dicas para usar o programa em home office
O Slack é uma das principais ferramentas de comunicação utilizadas durante o home office. Em meio à pandemia do novo coronavírus, o modelo de trabalho se tornou uma alternativa para as empresas e a plataforma tem como principal objetivo facilitar o diálogo entre membros da equipe, funcionando como um escritório virtual onde é possível tocar projetos, enviar arquivos e fazer reuniões. Dessa forma, as pessoas podem concentrar todos os assuntos relacionados ao trabalho em um único canal, dispensando o uso do WhatsApp para conversas profissionais.
1 de 9 Slack: veja nove dicas para melhorar a produtividade no home office — Foto: Reprodução/Slack
Slack: veja nove dicas para melhorar a produtividade no home office — Foto: Reprodução/Slack
Qual a melhor configuração de notebook para trabalhar em home office? Descubra no Fórum do TechTudo
1. Usar canais públicos
Ao criar um canal no Slack, você pode defini-lo como privado, característica que o torna visível apenas para convidados. Esse é o passo intuitivo para quase todo mundo ao montar o workspace, já que a ação aumenta a privacidade da comunicação empresarial. Por outro lado, deixar alguns canais como "público" é algo que pode ajudar bastante no dia a dia.
Por exemplo, uma companhia que tem um grande quadro de revendedores pode criar um canal público no Slack com a tabela de preços de seus produtos. Assim, basta o profissional ter o link para visualizar as mensagens e arquivos do canal, sem que o administrador precise enviar convites para dezenas ou centenas pessoas. Para fazer isso, basta não ativar a chave "Tornar privado" durante a criação do canal. Você pode mudar para "privado" a qualquer momento, mas, uma vez que isso aconteça, a ação não poderá ser desfeita.
2 de 9 Canais públicos do Slack facilitam a comunicação com colaboradores externos — Foto: Reprodução/Raquel FreireCanais públicos do Slack facilitam a comunicação com colaboradores externos — Foto: Reprodução/Raquel Freire
2. Substitua reuniões por check-ins diários
No home office, uma forma de acabar com reuniões improdutivas por videoconferência é substituir longas conversas por breves check-ins no Slack sobre o andamento do trabalho de cada membro da equipe. Para isso, adicione lembretes para que os colegas de trabalho compartilhem suas atualizações. Use o comando de barra (/lembrar) e marque todo o canal (#nomedocanal), explicitando o horário em que deseja que a equipe envie o relatório resumido. Ao pressionar enter, o Slackbot vai aparecer e permitir que você defina o horário e periodicidade do lembrete.
3 de 9 Slack: use o Slackbot para criar lembretes que permitam substituit reuniões por breves atualizações — Foto: Reprodução/Raquel FreireSlack: use o Slackbot para criar lembretes que permitam substituit reuniões por breves atualizações — Foto: Reprodução/Raquel Freire
3. Fazer um canal de comunicados
Uma boa dica para organizar melhor o home office é criar um canal no Slack dedicado exclusivamente à divulgação de comunicados oficiais. O ideal é que a empresa tenha um geral, com todos os funcionários, e cada equipe possua o seu próprio canal de comunicados. Sobretudo nessa época de pandemia, este canal pode ser um importante meio para anunciar data de paralisações, medidas para ajudar funcionários, recomendações sobre viagens previamente agendadas, entre outros.
Ao criar conta no Slack, a plataforma automaticamente abre um canal chamado #geral que tem esse propósito. No entanto, é possível renomeá-lo para um título ainda mais objetivo, como "Comunicados" ou "Comunicados-RH", por exemplo. Para isso, basta ir até o canal #geral, clicar em "Mais", selecionar "Renomear canal" e digitar o nome desejado.
4 de 9 Crie um canal de comunicados geral no Slack para manter equipe informada — Foto: Reprodução/Raquel FreireCrie um canal de comunicados geral no Slack para manter equipe informada — Foto: Reprodução/Raquel Freire
Também é possível mudar a descrição, adicionar emojis e personalizar do jeito que quiser. Para evitar informações conflitantes, defina o canal para ser editado apenas por administradores e deixe-o como somente leitura para os demais membros.
4. Usar apps integrados
O Slack possui integração com diversos serviços, o que permite usar as ferramentas indispensáveis ao trabalho sem sair da plataforma - e, assim, diminuir a perda de tempo e de produtividade. Google Drive, Office 365, Zoom e Trello são alguns dos apps que podem ser adicionados aos canais do Slack.
Na parte inferior da barra lateral, você verá a opção "Apps" e um sinal de "+". Clique nele para abrir a janela com os principais aplicativos integrados ao serviço. Se o que você deseja estiver ali, bastará pressionar o botão "Adicionar". Caso contrário, clique no link "Diretório de apps" para visualizar todas as opções de ferramentas disponíveis.
A conclusão da conexão varia de acordo com o programa. Para integrar as ferramentas do Google ao Slack, por exemplo, basta fazer login usando as credenciais da conta Gmail. No caso do Trello, é preciso conceder permissão de acesso aos quadros. Os apps podem ser adicionados aos canais individualmente, o que significa que cada canal pode contar com um conjunto de ferramentas necessárias para aquela equipe - nem mais, nem menos.
5 de 9 Slack tem integração com serviços como Google Drive e Trello — Foto: Reprodução/Raquel FreireSlack tem integração com serviços como Google Drive e Trello — Foto: Reprodução/Raquel Freire
5. Criar um canal com horários da equipe
Além do canal de comunicados, é interessante criar um exclusivo no Slack para horários, turnos, escalas de folga e férias. Este é um jeito rápido de os funcionários consultarem quando precisarão cobrir o trabalho de outro, por exemplo, ajudando na organização do tempo de todo mundo. Sua aplicação dispensa a criação de um canal geral para todos os colaboradores da empresa; basta criar um canal por equipe, configurado como somente leitura para os usuários em geral, com permissão para os gestores postarem.
6 de 9 Slack: criar um canal de horários da equipe ajuda colaboradores a organizarem tempo de trabalho — Foto: Reprodução/Raquel FreireSlack: criar um canal de horários da equipe ajuda colaboradores a organizarem tempo de trabalho — Foto: Reprodução/Raquel Freire
6. Definir status e disponibilidade
Se você está trabalhando de casa, seus colegas de trabalho não têm como saber quando você está na frente do computador. Você pode estar no horário de almoço e alguém lhe mandar uma mensagem urgente pensando que você está disponível no instante, quando, na verdade, você só vai ler a solicitação uma hora depois.
Uma maneira simples de evitar que isso aconteça é deixar claro o que você está fazendo no status. Na barra à esquerda, clique no seu nome e então entre em "Editar status". O Slack oferece cinco opções de status pré-definidas, mas você pode personalizá-lo alterando a atividade, o emoji e o tempo de duração. Assim, sua equipe terá exata noção da sua disponibilidade e poderá agir de acordo - fazendo uma ligação em caso de emergência, por exemplo.
7 de 9 Slack permite personalizar status para deixar a disponibilidade dos usuários visível a todos da equipe — Foto: Reprodução/Raquel FreireSlack permite personalizar status para deixar a disponibilidade dos usuários visível a todos da equipe — Foto: Reprodução/Raquel Freire
7. Adicionar arquivos ao Slack
Adicionar arquivos em um canal permite que seus colegas de trabalho tenham acesso rápido a documentos importantes. Se você gosta de fazer fluxogramas no papel, outro uso interessante é tirar uma foto do desenho manual e mandar para o Slack, o que é muito mais rápido do que criar um slide ou gráficos no computador.
O Slack permite enviar arquivos do Box Drive, do Dropbox, do Google Drive e do OneDrive, além do próprio dispositivo - celular ou PC. Basta entrar no canal, clicar no ícone de anexo (o clipe) e escolher a origem do arquivo. Você também pode adicionar lembretes e notas a partir do botão de anexar.
8 de 9 Slack permite adicionar arquivos do dispositivo e de serviços na nuvem como Dropbox e Google Drive — Foto: Reprodução/Raquel FreireSlack permite adicionar arquivos do dispositivo e de serviços na nuvem como Dropbox e Google Drive — Foto: Reprodução/Raquel Freire
8. Promover proximidade entre as pessoas com videochamadas
Pessoas que trabalham remotamente podem se sentir isoladas. Além da perda individual, esse processo reduz a produtividade dos trabalhadores que não se sentem parte da equipe. Uma forma de driblar esse efeito negativo é promover chamadas de voz e de vídeo periodicamente. As videoconferências podem ser mais informais, sem atualizações de trabalho, para as pessoas se conhecerem melhor. O Slack permite fazer chamadas com até 15 pessoas, bastando pressionar o botão "Chamar" no lado direito do canal. O recurso, porém, é restrito aos planos pagos (padrão, plus e enterprise grid).
9 de 9 Fazer chamadas de voz e vídeo periodicamente no Slack aproxima membros da equipe — Foto: Reprodução/Raquel FreireFazer chamadas de voz e vídeo periodicamente no Slack aproxima membros da equipe — Foto: Reprodução/Raquel Freire
Via Slack (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)
Qual é a melhor versão do Windows? Opine no fórum do TechTudo
Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus
O que você está lendo é [O que é o Slack? Veja oito dicas para usar o programa em home office].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments