Google Keen: rival do Pinterest permite organizar conteúdos em pastas

O Google Keen é a nova plataforma de curadoria do Google, com lançamento na última quinta-feira (18). A ferramenta possui conteúdos com formato semelhante ao Pinterest, em que o usuário pode organizar seus interesses em pastas. Desenvolvido pela incubadora de novas ideias da empresa, a Área 120, o serviço está em fase experimental e funciona na Web e em celulares Android. O grande diferencial do Google Keen é a utilização de aprendizado de máquina e de mão de obra humana para fazer sugestões aos usuários.

LEIA: MSN: veja 12 gírias que todo mundo usava nas conversas

O funcionamento do Google Keen é bastante parecido com o Pinterest, em que o usuário pode pesquisar por termos do seu interesse - neste caso, o serviço usa a base de pesquisa do próprio Google integrada à plataforma. Além disso, é possível acessar e seguir perfis e salvar os posts, aqui representados por joias, em vez dos “Pins”. O usuário também conseguirá organizar tudo em tópicos e pastas.

Google Keen — Foto: Divulgação/Google 1 de 2 Google Keen — Foto: Divulgação/Google

Google Keen — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para utilizar o Keen, é preciso fazer login com uma conta Google. Em seguida, será possível pesquisar conteúdos sobre diferentes assuntos, como vestuário, alimentação, decoração, animais, entre muitos outros. Uma aba chamada “Explorar” oferece diversos temas que podem ser interessantes, criados por outros usuários ou encontrados em sites externos.

Como atualizar o Google Chrome no celular

Como atualizar o Google Chrome no celular

Ao realizar uma pesquisa, o usuário encontrará resultados sobre exatamente aquilo que buscou, além de opções secundárias relacionadas ao tema principal, podendo ser fotos, vídeos, links para sites externos ou para o YouTube, por exemplo. A ferramenta também encontra novos conteúdos com base no que já foi salvo no perfil e permite determinar palavras-chave para ajudar nessa tarefa. Quanto mais o usuário organizar os tópicos, melhores serão as recomendações.

Google Keen mostra diversos conteúdos e usuário pode usar joias para salvar os mais interessantes — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes 2 de 2 Google Keen mostra diversos conteúdos e usuário pode usar joias para salvar os mais interessantes — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Google Keen mostra diversos conteúdos e usuário pode usar joias para salvar os mais interessantes — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Ao criar uma pasta, é possível compartilhá-la com outras pessoas para tornar um ambiente colaborativo, em que todos podem adicionar conteúdos. A coleção pode ser pública ou privada. Para incentivar a interação entre as pessoas, o Google Keen também permite compartilhar os achados com amigos pelas redes sociais, por e-mail ou por meio de um link direto.

De acordo com o co-fundador CJ Adams, o Google Keen foi criado para oferecer conteúdos que as pessoas realmente gostam, sem fazer com que passem muito tempo navegando por feeds irrelevantes. “No Keen, você diz no que deseja gastar mais tempo e depois seleciona o conteúdo da Web e das pessoas em quem confia para ajudar a fazer isso acontecer. É um lar para seus interesses: um lugar para cultivá-los, compartilhá-los com seus entes queridos e encontrar coisas que ajudarão a fazer valer essa preciosa vida”.

Via Google e TechCrunch

O que você está lendo é [Google Keen: rival do Pinterest permite organizar conteúdos em pastas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...