AirDrop do futuro pode usar lasers para compartilhar arquivos grandes

A Apple registrou um conjunto de patentes que indicam que os iPhones do futuro poderão usar lasers para compartilhar arquivos grandes pelo AirDrop mais rapidamente. Os pedidos foram feitos em dezembro de 2023, mas só agora vieram a público. Os documentos registrados no escritório de patentes dos Estados Unidos indicam a criação de um sistema aprimorado para conectar os dispositivos móveis por um laser que irá se alinhar com o sensor que receberá a transferência.

Este processo otimizaria não só o tempo para realizar a ação, mas também a segurança dos dados enviados, já que o laser limitaria o acesso apenas às informações necessárias. O AirDrop atualmente funciona por meio do Bluetooth para transferir arquivos de forma rápida e sem fios entre aparelhos da gigante da tecnologia.

💵 Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo
🔎 iPhone 12 deve vir sem carregador e sem fones de ouvido na caixa

AirDrop poderá usar laser para acelerar compartilhamento — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo 1 de 3 AirDrop poderá usar laser para acelerar compartilhamento — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

AirDrop poderá usar laser para acelerar compartilhamento — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Apesar de já existirem várias possibilidades para a transmissão de arquivos, incluindo as ferramentas Bluetooth e Wi-Fi, o sistema ótico pode ser uma opção veloz e segura. Por outro lado, esta alternativa precisa trabalhar a questão da conexão, fazendo com que exista algo que permita facilitar o alinhamento entre os aparelhos.

A solução da Apple para esse problema é usar uma lente móvel na frente do laser, o que permitiria guiá-lo com maior praticidade para o sensor que vai captar o raio.

A lente projetada será capaz de se movimentar para emitir a luz — Foto: Reprodução/Apple Insider 2 de 3 A lente projetada será capaz de se movimentar para emitir a luz — Foto: Reprodução/Apple Insider

A lente projetada será capaz de se movimentar para emitir a luz — Foto: Reprodução/Apple Insider

O sensor responsável por receber a luz conta com elementos fotossensíveis, o que ajuda na precisão de captar a informação. Caso o laser não esteja posicionado corretamente, um alerta é prontamente enviado para que haja a correção da localização da lente.

O sensor responsável por receber a luz é equipado com elementos fotossensíveis — Foto: Reprodução/Apple Insider 3 de 3 O sensor responsável por receber a luz é equipado com elementos fotossensíveis — Foto: Reprodução/Apple Insider

O sensor responsável por receber a luz é equipado com elementos fotossensíveis — Foto: Reprodução/Apple Insider

O uso de luz na transmissão de dados não é uma ideia recente, pois já existem até mesmo tentativas de associar esta tecnologia ao Wi-Fi, o que viria a ser o Li-Fi. A Apple chegou a demonstrar a possibilidade de utilizar essa tecnologia em 2016 quando registrou no código do sistema iOS uma parte que remetia à capacidade de uso do Li-Fi. No entanto, o registro de patente não garante que o recurso chegará de fato aos produtos da maçã.

Quatro coisas que você nunca deve fazer com o seu iPhone

Como usar o AirDrop e compartilhar conteúdo sem fio entre dispositivos Apple?

  • iOS 14: tudo o que muda na nova edição do sistema do iPhone

  • iOS 14 dá pistas de iPhone 12 com tela digna de celular gamer

  • iPhone vale a pena?

  • Thássius Veloso: ‘Fintechs são opção para quem quer sacar dinheiro do Caixa Tem’

  • Grátis: inscreva-se no podcast CBN Tecnologia da Informação

    O que você está lendo é [AirDrop do futuro pode usar lasers para compartilhar arquivos grandes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
  • Wonderful comments

      Login You can publish only after logging in...