TikTok vai ser banido dos EUA dia 20 de setembro, diz governo

O TikTok será banido dos Estados Unidos a partir do próximo domingo (20). O aplicativo chinês e o WeChat não poderão mais ser distribuídos em celulares no país, segundo nota emitida nesta sexta-feira (18) pelo Departamento de Comércio americano. O governo alega que a medida tem como objetivo proteger a segurança nacional dos Estados Unidos de supostas ameaças do Partido Comunista da China.

LEIA: TikTok pode ser banido? App já foi proibido na Índia

TikTok, WeChat e mais aplicativos chineses estão sob suspeita de espionagem nos últimos meses pelo governo americano. A medida emitida hoje determina que, a partir de domingo, os serviços não podem mais ser distribuídos em lojas de aplicativos no país, como a App Store e a Play Store. Além disso, as funcionalidades financeiras do WeChat serão suspensas em território nacional.

TikTok vai acabar nos Estados Unidos no próximo domingo — Foto: Marvin Costa/TechTudo 1 de 1 TikTok vai acabar nos Estados Unidos no próximo domingo — Foto: Marvin Costa/TechTudo

TikTok vai acabar nos Estados Unidos no próximo domingo — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Trump vinha criticando as práticas de privacidade do TikTok nos últimos meses por suspeita de espionagem e tratamento indevido de dados de usuários americanos. Em resposta, o TikTok revelou alguns detalhes do funcionamento do aplicativo, como o algoritmo do feed For You. O governo americano, então, assinou uma ordem executiva no começo de agosto, decretando terça-feira passada (15) como o prazo inicial para o serviço no país ser comprado por uma empresa americana.

Algumas instituições se interessaram pela venda das operações nos Estados Unidos, como a Microsoft, mas a oferta foi recusada pela ByteDance, atual dona do TikTok. A empresa está em negociação com a americana Oracle para contornar o dilema com os Estados Unidos e o acordo deve ser aprovado pela China, mas a ByteDance ainda enfrenta críticas no país natal pela determinação de compra pelo governo americano.

A ação de Trump não surpreende, já que tanto ele quanto o Secretário de Estado Mike Pompeo revelaram em entrevistas o interesse em interromper as operações do TikTok no país. Em nota, o secretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos declarou que: "Seguindo o posicionamento do presidente, nós tomamos uma ação significativa para combater a coleta maliciosa de dados pessoais de cidadãos americanos pela China, enquanto promovemos nossos valores nacionais, normas democráticas e aplicação agressiva das regulações e leis americanas".

Importante apontar que alegações de privacidade e uso de dados podem ser usadas como pretextos para mascarar motivações políticas. O TikTok foi banido da Índia em junho porque o aplicativo estaria "roubando e transmitindo dados de usuários de maneira clandestina e não autorizada", mas a ação foi tomada após conflito entre militares indianos e chineses na região da Caxemira, área na fronteira entre os países e que é palco de tensões políticas há anos.

Os impasses comerciais entre Estados Unidos e China se intensificaram desde a eleição de Trump em 2017. O mercado de aplicativos é, em geral, dominado por serviços americanos: Facebook, Messenger, WhatsApp, Instagram e Snapchat foram os apps mais baixados da década. Entretanto, o TikTok tem ganhado popularidade principalmente nos Estados Unidos nos últimos meses, com estimativas de mais de 80 milhões de usuários mensalmente ativos no país.

Via The Verge, Reuters, Engadget, TechCrunch, CNet e U.S. Department of Commerce

Kwai: como usar a rede social para fazer vídeos de WhatsApp Status

Kwai: como usar a rede social para fazer vídeos de WhatsApp Status

O TikTok pode ser banido nos EUA? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

O que você está lendo é [TikTok vai ser banido dos EUA dia 20 de setembro, diz governo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...