Mundial de LoL 2023: Top Esports vence Fnatic e avança para as semifinais
A Top Esports derrotou a Fnatic neste sábado (17) e garantiu vaga nas semifinais do Mundial de LoL 2023. Os chineses confirmaram o favoritismo, aplicaram uma virada impressionante, venceram o confronto por 3 a 2 e agora se se juntam aos também classificados Suning e DAMWON Gaming.
LEIA: O que é crossmap no LoL? Veja significado do termo
Vale lembrar que todas as partidas da competição estão sendo transmitidas ao vivo na Twitch e no YouTube, por meio do canais oficiais da Riot Games. Veja a seguir o resumo e os principais destaques do jogo.
1 de 3 Karsa foi o principal nome da série — Foto: Divulgação/Riot GamesKarsa foi o principal nome da série — Foto: Divulgação/Riot Games
A MD5 começou com a Fnatic tirando um coelho da cartola logo na primeira partida. Surpreendentemente, Gabriel "Bwipo" escolheu o campeão Singed no topo e utilizou a famosa estratégia "proxy" durante a fase de rotas. O confronto foi bastante equilibrado até os 20 minutos, quando os europeus realizaram duas excelentes teamfights no mid, desempataram o placar de abates e conquistaram o Barão. Liderado por Zdravets "Hylissang", que acertou ótimos flancos com seu Rakan, o quinteto confirmou a vitória logo em seguida.
No segundo duelo, outro triunfo da Fnatic. A organização europeia conseguiu condições de vitória muito em função da ótima performance de sua botlane. Zdravets "Hylissang" (Braum) e Martin "Rekkles" (Ashe) mandaram na rota inferior, mesmo enfrentando Tahm Kench e Senna, uma das duplas mais defensivas do meta. A Top Esports perdeu dois Barões, o Dragão Ancião, e aí não teve jeito: sucumbiu aos adversários e não encontrou forças para evitar a derrota.
2 de 3 Fnatic estava vencendo por 2-0, mas sofreu a virada — Foto: Divulgação/Riot GamesFnatic estava vencendo por 2-0, mas sofreu a virada — Foto: Divulgação/Riot Games
Os chineses só acordaram no terceiro jogo. Com ótima atuação coletiva orquestrada por Hung "Karsa" (Lee Sin), os atuais campeões da LPL encaixaram um early game fulminante. O experiente jungler taiwanês marcou presença em todos os lugares do mapa, sempre aparecendo no local certo para ajudar os companheiros de rota. Quem mais se aproveitou disso foi o top laner Bai "369" (Sion), que ficou gigantesco, serviu como escudo na linha de frente e, de quebra, iniciou jogadas. Com 29 minutos, a Top confirmou a vitória.
A quarta partida foi equilibrada e definida nos detalhes. Tanto Fnatic quanto Top Esports tiveram seus altos e baixos no mapa. Os europeus, por exemplo, foram superiores no início e comandaram as ações com seu caçador Oskar "Selfmade" (Graves). Já os chineses só vieram a comandar o placar de ouro nos momentos finais, quando começaram a levar a melhor nas lutas. Hung "Karsa" (Nidalee) se recuperou, foi peça fundamental nas rotações e conduziu seu time à vitória, forçando, assim, o quinto duelo.
3 de 3 Chineses enfrentarão a Suning nas semifinais — Foto: Divulgação/Riot GamesChineses enfrentarão a Suning nas semifinais — Foto: Divulgação/Riot Games
O que se esperava da Top Esports no início do confronto finalmente foi concretizado no último jogo. Os chineses atropelaram os europeus no early game, destruíram as três primeiras torres, faturaram o Arauto e três Dragões Elementais. Com bastantes recursos em mãos, os campeões da LPL pegaram o Barão, não deram chances aos adversários e confirmaram a virada aos 25 minutos.
Com o resultado, a Top Esports enfrentará a Suning no dia 24 de outubro às 7h, horário oficial de Brasília. Já a Fnatic dá adeus à competição. Amanhã há ainda a última série das quartas de final do Mundial, entre G2 Esports e Gen.G.
Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida
O que você está lendo é [Mundial de LoL 2023: Top Esports vence Fnatic e avança para as semifinais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments