Pagar em boleto na Black Friday vale a pena? Seis perguntas e respostas

Pagar em boleto na Black Friday 2023 ainda deve ser uma das principais formas de obter melhores descontos. O evento, que ocorre nesta sexta-feira (27), promete ser o maior de todos os tempos. A expectativa é que as vendas online cresçam 77% em relação a 2023, apesar da crise, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Mesmo com a chegada do Pix, diversos lojistas ainda oferecem o tradicional código de barras para ofertas em compras à vista. Em muitos casos, o pagamento em boleto oferece descontos, mas não permite parcelar a compra, por exemplo.

LEIA: Black Friday: sites acham passagens aéreas com preços mais baixos

Além disso, há vantagens intrínsecas à modalidade que ainda atraem o consumidor desbancarizado, como a possibilidade de pagar com dinheiro em espécie em casas lotéricas. Por outro lado, especialistas esperam novamente um alto número de golpes que envolvem a falsificação do documento de pagamento. Veja, a seguir, seis perguntas e respostas sobre compras em boleto nesta Black Friday 2023.

Oito dicas imperdíveis para você escolher o melhor celular na Black Friday

Oito dicas imperdíveis para você escolher o melhor celular na Black Friday

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como saber se um boleto é verdadeiro?

Para verificar se o boleto é verdadeiro, confira se o código de barras gravado no topo e no final do documento são compatíveis e desconfie sempre que eles não forem detectados por leitores ópticos. Uma dica é tentar ler o boleto em um caixa eletrônico ou por meio de um aplicativo de pagamento no celular para saber se os dados do documento são identificados automaticamente. Em caso positivo, significa que o código de barras foi registrado por uma instituição financeira junto à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

Para identificar um boleto verdadeiro, é importante se atentar aos números do código de barra — Foto: Reprodução/Carolina Lais 1 de 4 Para identificar um boleto verdadeiro, é importante se atentar aos números do código de barra — Foto: Reprodução/Carolina Lais

Para identificar um boleto verdadeiro, é importante se atentar aos números do código de barra — Foto: Reprodução/Carolina Lais

Em seguida, é importante ficar atento aos dados do beneficiário. Documentos fraudulentos costumam trazer informações incompletas e inexatas, além de erros de ortografia, que podem dar dicas de um documento falsificado. Observe também o valor, que sempre deve ser refletido nos últimos números do código de barras em um boleto verdadeiro. Em caso de inconsistências, é recomendável entrar em contato com a loja ou vendedor para verificar a veracidade do papel.

2. Dá para comprar parcelado no boleto?

Em geral, não dá para comprar parcelado no boleto, mas soluções como o Mercado Crédito, do Mercado Pago, podem ser uma alternativa. Trata-se de uma modalidade de empréstimo da empresa para compras dentro do Mercado Livre com limite liberado na hora. Para aproveitar, o consumidor deve preencher um cadastro rápido no site do serviço (www.mercadolivre.com.br/mercado-credito/boleto-parcelado) e conferir se o limite liberado é compatível com o preço do produto desejado.

Em caso positivo, o usuário pode efetuar um pagamento à vista ao vendedor e parcelar o valor mensalmente. A cada mês, é possível pagar a cota mediante saldo na carteira digital do Mercado Pago ou por meio de boleto.

Mercado Pago oferece empréstimo parcelado que pode ser pago mensalmente por boleto — Foto: Reprodução/Paulo Alves 2 de 4 Mercado Pago oferece empréstimo parcelado que pode ser pago mensalmente por boleto — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Mercado Pago oferece empréstimo parcelado que pode ser pago mensalmente por boleto — Foto: Reprodução/Paulo Alves

3. Quais são as vantagens de pagar com boleto na Black Friday?

As ofertas da Black Friday geralmente contam com descontos maiores para pagamentos à vista, por isso o boleto pode ser uma boa opção de garantir melhores preços na compra de produtos. Além disso, o boleto permite que consumidores que não têm cartão de crédito ou conta em banco efetuem o pagamento com dinheiro em espécie, em agências bancárias ou casas lotéricas.

Além disso, o boleto bancário permite que o usuário mantenha um produto reservado por um determinado período, permitindo aproveitar um desconto mesmo que não se tenha o valor a ser pago imediatamente. É possível segurar uma compra até a data de vencimento, que geralmente é igual ou superior a 24 horas.

O que você está lendo é [Pagar em boleto na Black Friday vale a pena? Seis perguntas e respostas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...