AirPods 3, Macs com novo chip e mais: veja o que esperar da Apple em 2023
A Apple é uma das grandes empresas de tecnologia do mundo, e deve anunciar diversas novidades em 2023. Os rumores vão desde a maior presença do M1, processador próprio da marca que substituiu os chips Intel, chegando em modelos como o Mac Pro, até nova tela Mini LED em MacBooks Pro e Air. O laptop profissional pode até mesmo ganhar um redesign, enquanto AirPods e AirPods Pro também chegariam em novas versões, assim como a Apple TV 4K. O 💥️TechTudo traz a seguir as principais expectativas de lançamentos da Apple em 2023.
MacBooks com chip M1 chegam ao Brasil com preços de até R$ 29,8 mil
1 de 6 Macbook Air, que ganhou chip M1 em 2023, pode chegar com nova tela em 2023 — Foto: Divulgação/AppleMacbook Air, que ganhou chip M1 em 2023, pode chegar com nova tela em 2023 — Foto: Divulgação/Apple
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Novos Macs com processador M1 e tela Mini LED
A Apple deu início ao processo de transição dos processadores Intel para as CPUs M1 com os novos MacBook Air, MacBook Pro de 13 polegadas e Mac Mini. Para 2023, as apostas indicam o aumento da linha de computadores com processador próprio, sobretudo com a chegada do MacBook Pro de 16 polegadas equipado com M1.
Outros formatos também devem aderir ao chip ARM da Apple: produtos como o iMac de 24 polegadas, e mesmo um Mac Pro menor, são alguns dos nomes ventilados. Destes dois, o All-in-one parece ser a aposta mais segura, já que suas dimensões, perfil de uso e design favorecem a adoção do processador M1.
2 de 6 Derivados do processador M1 devem surgir em novos Macs — Foto: Divulgação/AppleDerivados do processador M1 devem surgir em novos Macs — Foto: Divulgação/Apple
Analistas de mercado conhecidos por suas previsões, como Ming-Chi Kuo, estão entre os primeiros a adiantar com precisão a chegada dos processadores Apple aos computadores da marca. O especialistas também acreditam que a maçã pode estrear o MacBook Pro de 14” ao longo deste ano.
Os novos MacBooks passariam a contar com telas de tecnologia Mini LED, com pontos de luz de tamanho reduzido, o que permite que um número maior de LEDs no mesmo espaço. Sendo assim, áreas da tela passam a ser iluminadas de maneira diferente, gastando menos energia, aumentando a qualidade das cores e a profundidade da cor preta.
Novo processador Apple Silicon para computadores
Novo ano, novo processador. A exemplo do que já faz com a linha de CPUs que equipa os iPhones, a Apple deve apresentar um novo modelo de processador em 2023, derivado do M1, e que deve ser instalado nos MacBook Pro de 16”, iMac e em um potencial Mac Pro.
3 de 6 iMac pode ser o primeiro desktop da Apple a ganhar processador Apple Silicon — Foto: Divulgação/AppleiMac pode ser o primeiro desktop da Apple a ganhar processador Apple Silicon — Foto: Divulgação/Apple
Rumores apontam que a Apple estaria de olho em processadores com até 16 núcleos de alta velocidade e 4 núcleos de baixo consumo de energia para esses computadores. Outra opção, com 32 núcleos de alto desempenho, também estaria sendo avaliada – e que teria tração suficiente em produtos como um eventual Mac Pro.
Por fim, espera-se que a Apple revele processadores gráficos de alto desempenho, com performance superior aos chips de AMD e Intel que são atualmente usados nesses produtos.
MacBook Pro com novo design
4 de 6 MacBook Pro deve ganhar tela Mini LED e pode ficar ainda mais fino e portátil por conta do processador próprio — Foto: Divulgação/AppleMacBook Pro deve ganhar tela Mini LED e pode ficar ainda mais fino e portátil por conta do processador próprio — Foto: Divulgação/Apple
Os MacBooks Pro devem ganhar um novo desenho já em 2023 e, embora tudo seja especulação no momento, é de se esperar que isso aconteça primeiro com a versão de 16 polegadas, que será projetada para tirar proveito do processador M1 da Apple, sendo mais fino e silencioso. Isso porque o novo chip e seus prováveis derivados esquentam menos e permitem designs mais compactos, o que já acontece na atual geração dos MacBooks Air e Pro de 13 polegadas.
Outro detalhe que pode se confirmar é o uso de telas Mini LED nos computadores portáteis da Apple. A tecnologia é superior aos painéis LCD LED usados atualmente pela Apple em termos de qualidade de imagem.
AirPods 3 e AirPods Pro 2
5 de 6 Módulos SiP dos novos AirPods teriam vazado, indicando possíveis dois tamanhos para os novos Pro de segunda geração — Foto: Reprodução/TwitterMódulos SiP dos novos AirPods teriam vazado, indicando possíveis dois tamanhos para os novos Pro de segunda geração — Foto: Reprodução/Twitter
O ano de 2023 pode marcar ainda a chegada de novas gerações dos fones de ouvido totalmente sem fio da Apple. No caso dos AirPods 3, a expectativa de Ming-Chi Kuo é de que o fone mude pouco em termos de recursos e funcionalidades. Apesar disso, é provável que o produto ganhe um redesign, além de mudanças internas com novos componentes, o que pode abrir espaço para ganhos de eficiência, qualidade de som e bateria, por exemplo.
Por fora, o modelo pode trazer proposta semelhante à dos AirPods Pro, com hastes reduzidas e formato intra-auricular. Por dentro, o fone deve adotar o chamado design SiP (sigla em inglês para “sistema em um pacote”), sem uma placa-mãe propriamente dita, e passar a usar um módulo único que condensa todos os componentes eletrônicos internos do fone. A solução tende a baratear custos de fabricação e pode economizar espaço.
Como ajustar o brilho da tela do Macbook
O que você está lendo é [AirPods 3, Macs com novo chip e mais: veja o que esperar da Apple em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments