Inteligência artificial traz cantor 'de volta dos mortos'
Um programa de TV da Coreia do Sul utilizou inteligência artificial (IA) para recriar a voz de Kim Kwang-seok, um cantor morto há 25 anos. O resultado foi obtido usando uma técnica de aprendizado de máquina batizada de Singing Voice Synthesis ("Síntese de Voz de Canto", em tradução livre) da empresa sul-coreana Supertone.
1 de 1 Inteligência artificial consegue simular voz de artista morto há 25 anos com grande precisão — Foto: Reprodução/YouTube
Inteligência artificial consegue simular voz de artista morto há 25 anos com grande precisão — Foto: Reprodução/YouTube
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Em um desses vídeos, é possível ouvir Kim cantando "I Miss You", canção gravada por outro artista sul-coreano em 2002, seis anos depois da morte do cantor. No geral, os fãs aprovam o resultado e são capazes de identificar a voz e o estilo original de Kim Kwang-seok na produção artificial.
O processo de criação da voz de Kim é similar à estratégia usada para vídeos com a tecnologia deepfake. O sistema aprende a cantar a partir do exame de centenas de amostras de músicas. Então, é treinado para reproduzir a voz do cantor, com músicas de sua carreira como base do aprendizado.
A tecnologia abre espaço para que grandes ídolos da música reapareçam com novas canções, mesmo depois de mortos. Embora tenha sido usada para reviver um cantor, a técnica pode ser adaptada para sintetizar vozes em dublagens de animações, jogos ou mesmo na gravação de audiolivros.
Como saber se uma foto é fake? Veja dicas para descobrir
O que você está lendo é [Inteligência artificial traz cantor 'de volta dos mortos'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments