Sucesso: cinco games que faturaram muito com pouco investimento

Para fazer sucesso, nem sempre é necessário que um jogo tenha um alto investimento financeiro. Nomes como Minecraft e Among Us, dois fenômenos mundiais, são algumas das maiores provas disso. Publicado em 17 de fevereiro pelo site Betway Insider, um levantamento mostrou cinco títulos da indústria dos jogos que tiveram baixo custo de produção, mas renderam milhões de dólares em faturamento. Entenda como esses fenômenos acontecem e confira a lista completa de games nas linhas a seguir.

Minecraft: as dez melhores ideias de construções para fazer no jogo

Minecraft foi um dos jogos que mais lucrou nos últimos anos e teve um custo de produção muito baixo — Foto: Reprodução/Xbox Games Store 1 de 6 Minecraft foi um dos jogos que mais lucrou nos últimos anos e teve um custo de produção muito baixo — Foto: Reprodução/Xbox Games Store

Minecraft foi um dos jogos que mais lucrou nos últimos anos e teve um custo de produção muito baixo — Foto: Reprodução/Xbox Games Store

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Embora tenha acontecido já na época do tradicional Tetris (1984), casos de jogos que viraram sucesso do dia para a noite se tornaram mais comuns na atualidade. Isso se deve a inúmeras razões – entre elas, o fato de que o mercado hoje em dia está muito mais aberto. Estúdios independentes, que às vezes são formados por um grupo de amigos ou até mesmo por uma única pessoa, conseguem agora publicar seus títulos nos grandes consoles e nas principais lojas mobile, Google Play Store e App Store.

Além disso, games como Hollow Knight mostram o poder de novos modelos de produção, como o financiamento coletivo, por exemplo. Já nomes como Among Us e Minecraft deixam explícito o potencial de influência e divulgação das redes sociais e dos programas de streaming, como a Twitch e o YouTube.

1. Minecraft - US$ 2,6 bilhões

Uma das maiores histórias de sucesso dos últimos anos, Minecraft começou como um hobby de um único programador, o sueco Markus "Notch" Persson. O game de blocos foi vendido em 2009 em um modelo até então inusitado, que mais tarde se tornaria conhecido como "Early Access" (ou "Acesso Antecipado").

Nesta modalidade, o jogador comprava o jogo ainda inacabado e tinha garantia de receber suas atualizações futuras (como a adição de vilas e da caçada final ao Ender Dragon, por exemplo). Aos poucos, cada vez mais pessoas se uniram a Notch e eventualmente foi formado o estúdio Mojang.

O game independente de blocos Minecraft foi um dos maiores fenômenos da indústria nos últimos anos — Foto: Reprodução/Xbox Games Store 2 de 6 O game independente de blocos Minecraft foi um dos maiores fenômenos da indústria nos últimos anos — Foto: Reprodução/Xbox Games Store

O game independente de blocos Minecraft foi um dos maiores fenômenos da indústria nos últimos anos — Foto: Reprodução/Xbox Games Store

A primeira versão completa do jogo foi lançada em 18 de novembro de 2011 e vendeu mais de 1 milhão de unidades no mesmo dia. Atualmente, Minecraft já faturou cerca de US$ 176 milhões (R$ 948 milhões), tendo comercializado um valor superior a 200 milhões de unidades – fato que faz do jogo o mais vendido de todos os tempos.

Embora esses números sejam por si só surpreendentes, o maior lucro que o título gerou foi quando tanto o jogo quanto sua produtora foram comprados pela Microsoft, em 2014. O valor da compra foi de US$ 2,5 bilhões (quase R$ 13 bilhões e meio, na cotação atual) e afastou Notch de sua criação.

2. Tetris - US$ 2,5 bilhões

O famoso quebra-cabeça Tetris é um caso curioso. Foi criado em 1984 pelo programador russo Alexey Pajitnov, ainda na época da União Soviética, durante a Guerra Fria. Devido às condições incomuns do período, os direitos da criação de Alexey eram divididos diretamente entre o governo soviético e nomes conhecidos da indústria de jogos, como Nintendo e Atari, e só foram recuperados por Alexey em 1996. Por isso, durante um período superior a dez anos, o criador do popular game não viu um centavo do lucro gerado por ele.

Tetris foi um grande fenômeno, especialmente a versão para o portátil Game Boy da Nintendo — Foto: Reprodução/Tetris, Nintendo 3 de 6 Tetris foi um grande fenômeno, especialmente a versão para o portátil Game Boy da Nintendo — Foto: Reprodução/Tetris, Nintendo

Tetris foi um grande fenômeno, especialmente a versão para o portátil Game Boy da Nintendo — Foto: Reprodução/Tetris, Nintendo

O jogo, que há anos é um dos maiores sucessos do gênero, até 2023 havia faturado US$ 50 milhões (em torno de R$ 269 milhões, em conversão direta). Sua versão para Game Boy é uma das mais conhecidas, com mais de 35 milhões de unidades vendidas.

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