É seguro guardar nudes na nuvem? Veja como proteger seus arquivos
O armazenamento em nuvem é muito usado para realizar backups e liberar espaço em celulares, mas ainda gera desconfiança e insegurança quando o assunto é fotos íntimas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky em parceria com a consultoria Corpa, 48% dos brasileiros consideram perigoso armazenar esse tipo de conteúdo nesses serviços e 18% não salvariam os arquivos pessoais por vergonha.
1 de 4 É seguro guardar nudes na nuvem? Veja como proteger seus arquivos — Foto: Pond5
É seguro guardar nudes na nuvem? Veja como proteger seus arquivos — Foto: Pond5
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.
É seguro armazenar imagens íntimas na nuvem?
Embora possa ser considerado um serviço seguro, a nuvem pode sofrer ataques de cibercriminosos, como já aconteceu anteriormente. O acesso a arquivos sensíveis, como as fotos íntimas, pode fazer com que a vítima sofra extorsão sob ameaça de publicação desses nudes na internet, afirma Fábio Assolini, analista de segurança sênior da Kaspersky.
O ideal é apagar fotos e vídeos íntimos do celular e do serviço de nuvem após serem enviados e recebidos para evitar que hackers capturem esses conteúdos. Também é importante que seu parceiro ou parceira realize o mesmo procedimento.
Quatro dicas para proteger suas informações online
💥️Como desativar o backup automático na nuvem?
A sincronização automática das mídias do celular com a nuvem é muito comum e muito útil para manter o backup em dia. Porém, ao tirar fotos íntimas, esse recurso pode causar problemas, pois os servidores terão uma cópia do nude.
Para desativar temporariamente a sincronização das fotos de seus dispositivos na nuvem, você deve acessar o aplicativo do serviço de armazenamento que você possui e ir até as configurações do app. Então, desative o backup automático do celular. Alguns exemplos de serviços são Google Fotos, Dropbox e OneDrive, da Microsoft.
No Android, basta ir até as "Configurações" e selecionar "Backup e sincronização". Depois desmarque a opção "Backup e sincronização". Nos dispositivos com iOS, o usuário deve ir em "Ajustes", clicar no seu nome e em "iCloud. Em seguida, selecionar "Backup do iCloud" e desativá-lo.
4 de 4 Desativando a sincronização automática das mídias do celular no Google Fotos — Foto: Foto: Reprodução/Lívia DâmasoDesativando a sincronização automática das mídias do celular no Google Fotos — Foto: Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso
Com informações de Mashable e PCWorld
O que você está lendo é [É seguro guardar nudes na nuvem? Veja como proteger seus arquivos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments