18 mil apps expõem na Internet senhas e dados de usuários, diz pesquisa
Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança mobile Zimperium revelou que 18 mil aplicativos para Android e iPhone (iOS) estão expondo dados dos usuários devido a problemas nas configurações de armazenamento na nuvem. Segundo relatório publicado pelo site Wired, os apps estariam vazando dados financeiros, números de telefone, senhas e até informações médicas. Algumas das falhas abrem espaço, inclusive, para alteração e roubo de dados, criando potencial para invasões e fraudes.
LEIA: Aplicativos têm falha que permite espionar o celular
Os problemas foram encontrados em aplicativos que utilizam serviços públicos de nuvem, como Google Cloud, Amazon Web Services e Microsoft Azure, em vez de executarem o backup em seus próprios servidores. Segundo os pesquisadores, esses apps possuem falhas nas configurações de armazenamento feitas pelos desenvolvedores, o que torna os dados visíveis para praticamente qualquer pessoa. Os apps analisados possuem milhares ou milhões de usuários em todo o mundo.
1 de 1 Saiba tudo sobre a Google Play Store, loja oficial para apps, músicas, livros, filmes e jogos — Foto: Raquel Freire/TechTudoSaiba tudo sobre a Google Play Store, loja oficial para apps, músicas, livros, filmes e jogos — Foto: Raquel Freire/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Para descobrir as falhas, a Zimperium fez análises automáticas em mais de 1,3 milhão de aplicativos, nos sistemas da Apple e do Google. Deste total, 84 mil apps para Android e 47 mil para iOS utilizavam serviços públicos de nuvem. Dessa parcela, aproximadamente 14% expõem informações dos usuários, sendo 11.877 programas para Android e 6.608 para iOS.
Entre os aplicativos descobertos, estão uma carteira móvel que expõe dados bancários e informações de login, um app de transporte que revela dados de pagamento e aplicativos médicos que expõe resultados de testes e até imagens de perfil dos usuários. A Zimperium não divulgou os nomes dos programas afetados.
Quatro dicas para proteger suas informações online
O que você está lendo é [18 mil apps expõem na Internet senhas e dados de usuários, diz pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments