Sete coisas dos videogames antigos que os jogadores mais sentem falta

Antes da era do PlayStation 3 (PS3) e do Xbox 360, o universo dos jogos era bem diferente do que é visto hoje em dia. De games que não demandavam telas de carregamento às atuais e micro-transações, há diversos aspectos que mudaram bastante a experiência de jogabilidade. Relembre, nesta lista preparada pelo 💥️TechTudo, sete coisas dos videogames antigos que quase todo jogador deve sentir falta ao usar os consoles e títulos atuais.

Dez jogos odiados pela crítica especializada e amados pelo público

Na época do SNES, tudo era muito diferente no universo dos games — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro 1 de 8 Na época do SNES, tudo era muito diferente no universo dos games — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Na época do SNES, tudo era muito diferente no universo dos games — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Não precisava instalar nada

Consoles antigos, daqueles que utilizavam cartuchos e até mesmo alguns modelos "recentes", que usavam CDs e DVDs, permitiam que você simplesmente inserisse a mídia no console e começasse a jogar. Como não havia necessidade de instalação, os jogadores não dependiam da velocidade da Internet para dar início às suas jogatinas. Isso tornava todo o processo muito mais simples e agradável.

Jogos vinham contidos em cartuchos e não era preciso instalar nada no console — Foto: Divulgação/Heritage Auctions 2 de 8 Jogos vinham contidos em cartuchos e não era preciso instalar nada no console — Foto: Divulgação/Heritage Auctions

Jogos vinham contidos em cartuchos e não era preciso instalar nada no console — Foto: Divulgação/Heritage Auctions

Mais do que apenas ganhar tempo, as plataformas antigas não traziam preocupações como o quanto espaço você tem disponível para instalar um novo jogo, por exemplo. Além disso, também não era necessário comprar HD externo para dar conta de games que não param de crescer em tamanho.

2. Jogos eram completos

Se você compra um grande lançamento hoje em dia, é comum que, no primeiro dia, precise baixar alguns gigabytes de patches de atualização para corrigir uma porção de bugs. Isso ocorre porque, na hora de lançar os games, alguns erros acabam passando despercebidos, chegando à versão final dos jogos. Nos consoles antigos, isso não acontecia: o título estava pronto quando chegava aos mercados, para o bem e para o mal.

Como não tinham a perspectiva de atualizar o jogo depois de lançado, os desenvolvedores tinham processos mais criteriosos de controle de qualidade. Além disso, os games eram menos complexos, o que contribuía para que uma porção menor de bugs graves surgisse nas mãos dos jogadores.

Jogos vinham completos e não dependiam de atualizações no lançamento para funcionar corretamente — Foto: Divulgação/CD Projekt Red 3 de 8 Jogos vinham completos e não dependiam de atualizações no lançamento para funcionar corretamente — Foto: Divulgação/CD Projekt Red

Jogos vinham completos e não dependiam de atualizações no lançamento para funcionar corretamente — Foto: Divulgação/CD Projekt Red

Além disso, outra grande diferença nesse sentido tem a ver com a conexão online dos títulos. Um jogo como Destiny 2, por exemplo, só funciona de verdade quando há acesso à internet – e enquanto, é claro, os desenvolvedores mantiverem sua infraestrutura ativa. Caso algum dia eles decidam que não vale mais a pena manter o serviço em funcionamento, o game basicamente morreria, deixando de funcionar. Em um universo em que os jogos eram, em geral, offline, esse tipo de problema não existia.

3. Sem micro-transações e loot boxes

Mecânicas de micro-transações e são uma maneira de desenvolvedores e publicadores manterem fontes de faturamento para seus jogos. Em muitos casos, essas práticas são vistas como abusivas, com games que estabelecem dinâmicas de sorte e azar e conteúdos pagos que dão vantagens competitivas a jogadores que pagam mais. Neles, o usuário basicamente dá dinheiro em troca de vitórias.

Você não precisava gastar mais dinheiro para curtir um jogo por completo — Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment 4 de 8 Você não precisava gastar mais dinheiro para curtir um jogo por completo — Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment

Você não precisava gastar mais dinheiro para curtir um jogo por completo — Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment

Games antigos, com pouco ou nenhum acesso online, não tinham essas mecânicas. Neles, ou o multiplayer era completamente local, com controles conectados a um mesmo console, ou as experiências online eram iguais para todos, sem demandar dinheiro em troca de vantagens.

4. Jogos vinham com manuais completos

Antes do Google, alguns games podiam ser bem frustrantes de entender. Em uma época que poucos jogos tinham design acessível e de fácil compreensão, muitas pessoas ficavam completamente perdidas jogando, sem saber como progredir. Para solucionar esse problema, muitos títulos vinham acompanhados de manuais completos, com guias estratégicos aprofundados que explicavam as características gerais de gameplay e suas formas de avançar.

Jogos vinham com manuais completos, cheios de dicas, artes e até história sobre o mundo do jogo — Foto: Reprodução/Archive.org 5 de 8 Jogos vinham com manuais completos, cheios de dicas, artes e até história sobre o mundo do jogo — Foto: Reprodução/Archive.org

Jogos vinham com manuais completos, cheios de dicas, artes e até história sobre o mundo do jogo — Foto: Reprodução/Archive.org

Mais do que simples manuais, esses encartes traziam arte especial e tinham até mesmo o enredo para dar contexto ao usuário. Jogos atuais, por sua vez, estão bem distantes dessa realidade, dispensando completamente manuais, revistas ou serviços telefônicos de ajuda. O PlayStation 5 (PS5), por exemplo, permite que desenvolvedores incluam vídeos curtos em seus jogos, mostrando exatamente o que o jogador precisa fazer, caso fique perdido ou não saiba direito o que é necessário para obter um troféu.

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

O que você está lendo é [Sete coisas dos videogames antigos que os jogadores mais sentem falta].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...