Brasil é um dos países com o maior número de ataques de 'app espião'

Só no ano passado o Brasil teve 6,5 mil vítimas de stalkerwares, aplicativos espiões utilizados para monitorar e rastrear atividades de uma pessoa específica. O relatório divulgado pela companhia de cybersegurança Kaspersky nesta quinta-feira (18) revela que cerca de 12% dos ataques globais com apps de espionagem de 2023 aconteceram no Brasil, o que fez o país ocupar o segundo lugar no ranking de vítimas dos programas maliciosos.

LEIA: Uso de app espião para vigiar namorados cresce 51%; entenda

Aplicativos espiões para vigiar parceiros continuam em alta no Brasil; país fica em segundo lugar no ranking de vítimas — Foto: Reprodução/Kaspersky Lab 1 de 1 Aplicativos espiões para vigiar parceiros continuam em alta no Brasil; país fica em segundo lugar no ranking de vítimas — Foto: Reprodução/Kaspersky Lab

Aplicativos espiões para vigiar parceiros continuam em alta no Brasil; país fica em segundo lugar no ranking de vítimas — Foto: Reprodução/Kaspersky Lab

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Rússia, com 12.389 ataques, ocupa o primeiro lugar no ranking global de vítimas dos programas maliciosos para rastrear parceiros e namorados. A lista dos países com o maior número de ataques por stalkerwares também inclui o México, com um total de 1.570 vítimas, a Índia, com 4.627, e os Estados Unidos, com 4.745.

A pesquisa conduzida pela Kaspersky ainda põe em evidência que a utilização deste tipo de programa está diretamente relacionada aos casos de abuso e violência doméstica contra mulheres em nível global. Segundo a Coalition Against Stalkerware (CAS), instituição criada pela Kaspersky em conjunto com outras nove organizações para conscientizar o público e melhorar a detecção de stalkerwares, o público feminino representa a maioria das vítimas dos ataques envolvendo os programas de espionagem.

O relatório também aponta que ano passado houve uma redução de 17% no número de ataques com stalkerwares no Brasil em comparação com o ano anterior. Isso se deu principalmente em meio as medidas de restrição impostas para a contenção ao novo coronavírus, já que as pessoas estiveram mais tempo em suas respectivas casas. No entanto, com o afrouxamento das restrições, o uso dos programas espiões voltou a crescer no país.

Como remover vírus em um celular Android

O que você está lendo é [Brasil é um dos países com o maior número de ataques de 'app espião'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...