O que é browser? Veja perguntas e respostas sobre navegador de Internet

Browser é um termo recorrente na Internet e serve como sinônimo, em inglês, para “navegador de Internet”. O termo define apps como Google Chrome, Safari, Opera, Firefox e Edge que, em comum, permitem que o usuário acesse sites de Internet e também interaja com essas páginas de diversas formas.

1 de 6 Termo browser também vale para as versões de celular dos navegadores de Internet — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Termo browser também vale para as versões de celular dos navegadores de Internet — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é browser?

“Browser” é, na verdade, o termo em inglês para “navegador de Internet” e serve para designar aplicativos que permitem navegar pela Internet, seja no PC ou no celular. Por conta disso, você pode dizer que Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox, Apple Safari e Microsoft Edge são todos exemplos de browsers, ou navegadores.

Mas o que define um navegador de Internet? Em geral, o conceito de navegador de Internet mais básico é o de uma aplicação para o sistema operacional que permite que o usuário insira endereços de páginas de Internet e os acesse, desde que com uma conexão de Internet em atividade.

Google Chrome é um exemplo de browser — Foto: Ana Marques/TechTudo 2 de 6 Google Chrome é um exemplo de browser — Foto: Ana Marques/TechTudo

Google Chrome é um exemplo de browser — Foto: Ana Marques/TechTudo

Além de visitar sites, navegadores devem permitir que o usuário interaja com o conteúdo desses sites. É possível assistir vídeos no YouTube, ouvir um podcast, enviar e receber e-mails, baixar arquivos, interagir com amigos nas redes sociais e acompanhar o noticiário do dia por meio de um browser.

Entretanto, a constante evolução da Internet tem expandido o perfil do que navegadores são capazes de fazer. Permitindo a instalação de complementos (também conhecidos como “plugins” ou “extensões”), navegadores são softwares cada vez mais complexos e completos: há editores de imagem, jogos, ferramentas de personalização, de proteção à privacidade, gerenciamento de senhas e muito mais que rodam diretamente no browser, seja por meio de extensões ou de sites.

Como surgiram os browsers?

O surgimento dos browsers remonta à popularização da Internet. O primeiro navegador de Internet com suporte a imagens surgiu em 1993: o Mosaic. Usando a base desse navegador, em 1994, surgiria o Netscape Navigator, aplicação que dominaria a Internet em concorrência cerrada com o Internet Explorer (primeira versão surgiria em 1995) da Microsoft e seria, para os anos 1990, aquilo que o Chrome é atualmente para quem usa a Internet.

Netscape Navigator foi um grande sucesso nos anos 1990 — Foto: Reprodução/YouTube 3 de 6 Netscape Navigator foi um grande sucesso nos anos 1990 — Foto: Reprodução/YouTube

Netscape Navigator foi um grande sucesso nos anos 1990 — Foto: Reprodução/YouTube

A constante evolução da Internet com sites mais ricos e ambiciosos em tecnologias exigiu avanços nos navegadores. Em 2003, a Apple lançaria o Safari, referência até hoje entre navegadores para sistemas operacionais da maçã. Em 2004, o Firefox surgiria com uma série de novidades, como o suporte a múltiplas abas numa única janela, extensões e elevado grau de personalização.

Em 2008, o Google Chrome surgiria com interface minimalista e promessa de navegação rápida pela Internet. O navegador do Google passa a dominar a Internet rapidamente e possui até mesmo uma versão de código aberto, o Chromium, que é utilizado como base para a criação de outros browsers.

Como achar grupos de emprego no WhatsApp com plugin para Chrome

O que é browser de celular?

Como citamos ali em cima, celulares também possuem browsers de Internet: eles podem ser versões para dispositivos móveis de navegadores de desktop, como o Chrome e o Safari da Apple, ou então edições mais exclusivas, como é o caso do Samsung Internet Browser.

As realidades de uso no celular, no entanto, têm seus impactos sobre como essas versões funcionam. Mais adequados a telas pequenas e interação com os dedos, esses navegadores economizam em interface gráfica e podem oferecer uma experiência de uso limitada do ponto de vista de complementos, como as extensões e outros recursos.

Safari é o navegador oficial da Apple em Macs e no iPhone — Foto: Marvin Costa/TechTudo 6 de 6 Safari é o navegador oficial da Apple em Macs e no iPhone — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Safari é o navegador oficial da Apple em Macs e no iPhone — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Alguns navegadores para celular oferecem recursos mais voltados para smartphones, como ferramentas de economia de banda para não detonar seu plano de dados, ou demandas simples, que permitem que o navegador não gaste tanta bateria para funcionar. Mas, no geral, a funcionalidade principal é sempre a mesma: permitir que você acesse sites na Internet.

Com informações de Mozilla, PC Mag, ComputerHope e Smart Bear

O que você está lendo é [O que é browser? Veja perguntas e respostas sobre navegador de Internet].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...