Google cria app dedo-duro para evitar esbarrões e acidentes na rua
O Google está desenvolvendo um recurso capaz de alertar usuários que estiverem olhando para a tela do celular enquanto andam na rua. O objetivo seria evitar acidentes em ambiente urbano. Com testes iniciados em novembro do ano passado, a ferramenta chamada de Heads Up foi encontrada por Jay Prakash Kamat no Pixel 4A, um dos celulares da grife do Google. Ele compartilhou a descoberta no Twitter.
A ferramenta deve integrar a área de Bem-Estar Digital do Android, junto com outros recursos que já são encontrados na opção “Reduzir interrupções”. A aplicação, entretanto, ainda não está disponível para todos os dispositivos, visto que apenas os celulares Google Pixel têm acesso ao Heads Up por enquanto.
🤩 Encontre os melhores celulares com excelentes descontos
1 de 1 Função do Google alerta usuários que usam celular enquanto andam na rua — Foto: Reprodução/XDA DevelopersFunção do Google alerta usuários que usam celular enquanto andam na rua — Foto: Reprodução/XDA Developers
O recurso tem como objetivo alertar aquelas pessoas que, ao andar na rua, continuam olhando para a tela dos smartphones. Isso pode causar acidentes de várias procedências, seja esbarrar em alguém, tropeçar em algo, passar por algum buraco e, em casos mais sérios, ser atingido por um veículo. É possível encontrar função semelhante na Realidade Aumentada do Google Maps, testada pelo 💥️TechTudo em 2023.
Nesse sentido, o Google pretende emitir alertas como “olhe para frente”, “cuidado onde pisa”, "mantenha o foco” e “olho para cima” toda vez que o sistema detectar que a pessoa está olhando para o celular enquanto caminha. É válido lembrar que, assim como as outras ferramentas, essa também só pode fazer os alertas quando for ativada pelo usuário.
É possível encontrar configurações adicionais que orientam situações como as do controle de permissão para atividade física ou até mesmo a chave para desabilitar os lembretes.
Confira o lançamento do Google Pixel 4
O próprio aplicativo ressalta que ele não deve substituir a atenção da própria pessoa. O uso do celular, um distrativo, pode gerar a chamada “cegueira por desatenção”, fenômeno que explica a fragmentação da atenção daqueles que estão distraídos com algo. Isso pode resultar em um tropeção ou até mesmo uma colisão com algo ou alguém por não estarem atentos ao que está acontecendo ao redor.
Mesmo sem previsão da distribuição da atualização do Bem-estar digital com o Heads Up, espera-se que a ferramenta passe a integrar os demais celulares em breve.
O que você está lendo é [Google cria app dedo-duro para evitar esbarrões e acidentes na rua].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments