Pong!, Space Race e mais: veja os primeiros jogos de fliperama do mundo
Os fliperamas marcaram a primeira fase dos videogames, mostrando que jogos eletrônicos podiam ser divertidos e viáveis. Os primeiros títulos do gênero vieram já no início da década de 1970, mas ganharam maior fama em 1972, com a chegada de Pong! e seus inúmeros clones. Mantendo domínio do mercado por anos, o game foi o primeiro grande sucesso entre esse sistema.
Com o tempo, a inovação ganhou espaço entre esses videogames, com jogos de gráficos mais ambiciosos e controles específicos. Confira, nas linhas a seguir, os dez primeiros games de fliperama lançados no mundo.
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1 de 11 O Micro Player é um mini game lançado em 2023, que revive a era dos fliperamas — Foto: Aline Batista/TechTudoO Micro Player é um mini game lançado em 2023, que revive a era dos fliperamas — Foto: Aline Batista/TechTudo
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Vale lembrar que há inconsistência na historiografia dos games de fliperama. Por isso, o 💥️TechTudo optou por uma listagem que inclui apenas os primeiros jogos de cada gênero disponível no mercado. Além disso, porque muitos dos títulos iniciais eram basicamente cópias de Pong!, optamos por desconsiderá-los.
1. Computer Space – 1971
Criação dos dois fundadores da Atari, Nolan Bushnell e Ted Dabney, Computer Space é tido por muitos como o primeiro arcade, embora fosse basicamente uma reinterpretação de Spacewar!, jogo eletrônico lançado em 1962 por estudantes do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts). Apesar de não ter sido o único clone de Spacewar!, Computer Space é considerado o primeiro fliperama. Ao todo, estima-se que um total de 1,5 mil unidades dele tenham sido vendidas.
2 de 11 Computer Space marca o início dos fliperamas com jogo de combate espacial — Foto: Reprodução/80LVComputer Space marca o início dos fliperamas com jogo de combate espacial — Foto: Reprodução/80LV
Com premissa bastante simples, em Computer Space, o jogador fica no controle de uma nave e deve usá-la para eliminar dois discos voadores controlados pela máquina. Além de tentar destruir o inimigo, o usuário também precisa fugir de tiros disparados pelos adversários. O sistema funcionava por tempo, com uma ficha dava direito a intervalos de até 150 segundos de jogo. Caso a pontuação final do player fosse superior ao recorde da máquina, ele ganhava mais uma partida. Se o total, no entanto, fosse inferior, era preciso inserir uma nova ficha e começar tudo novamente.
2. Pong! – 1972
Design atemporal da Atari e presente até hoje em games de celular, Pong! estreou em 1972 e foi um dos primeiros grandes sucessos da indústria. Até 1974, sua desenvolvedora somaria um total de oito mil gabinetes vendidos, número bastante relevante para um mercado ainda em formação. Isso, inclusive, sem contar as vendas totais dos clones, que geraram até mesmo versões domésticas para consoles e inflaram essa quantidade para cerca de 100 mil unidades.
3 de 11 Pong! foi um grande sucesso e que dominaria os fliperamas por anos — Foto: Domínio PúblicoPong! foi um grande sucesso e que dominaria os fliperamas por anos — Foto: Domínio Público
Inspirado em tênis de mesa, o jogo consiste em um 2D em que o jogador controla o que seria uma raquete, representada por uma barra em orientação vertical. Neste game, é necessário rebater a bola, movimentando a "raquete" para cima e para baixo e usando os ângulos e limites da tela ao seu favor. O objetivo do jogo é somar 11 pontos primeiro.
3. Winner – 1973
Primeiro lançamento da Midway (que um dia seria responsável por Mortal Kombat), Winner foi um arcade clone de Pong! que teve grande destaque no mercado. Suas vendas totais estimadas passaram de sete mil unidades ao longo de seu ciclo de vida, marca que o faz uma das réplicas de maior impacto no período.
4 de 11 Winner é um clone de Pong! que marcaria o início da Midway nos games — Foto: Reprodução/Joe's Classic Video GamesWinner é um clone de Pong! que marcaria o início da Midway nos games — Foto: Reprodução/Joe's Classic Video Games
Produzido sob licença, Winner era uma cópia completa de Pong!, inclusive a nível de hardware, já que sua placa interna e os controles da máquina eram os mesmos usados no original. Na época, o conceito de videogames era tão novo que os fabricantes imaginavam máquinas de fliperama na mesma linha de uma mesa de sinuca ou de um pebolim.
O formato de jogo era por fichas, sem muito espaço para inovação. Nesse raciocínio, Pong! funcionaria como um novo tipo de diversão para bares e shoppings, reproduzido indefinidamente.
4. Space Race – 1973
Segunda criação original da Atari, Space Race é o primeiro game de corrida da história e também o primeiro em que o objetivo dos jogadores é cruzar a tela evitando obstáculos. Este fliperama teria dificuldade de ganhar espaço no mercado, que até então era dominado pela febre dos arcades de tênis de mesa.
Por isso, segundo estimativas do "pai dos videogames", Ralph Baer, Space Race teria vendido em torno de 1,5 mil gabinetes. Asteroid, o clone produzido pela Midway, foi até mais bem sucedida que o game original, com duas mil unidades comercializadas.
5 de 11 Space Race é o primeiro jogo de corrida da história — Foto: Reprodução/XDavidXtreme. Editado por Filipe GarrettSpace Race é o primeiro jogo de corrida da história — Foto: Reprodução/XDavidXtreme. Editado por Filipe Garrett
Em termos de gameplay, Space Race consiste em um jogo de corrida disposto na vertical, em que dois jogadores controlam naves, cada um com sua metade do monitor. O objetivo é vencer o adversário, chegando o mais rápido possível até o topo do display e passando longe dos asteroides presentes ao longo do percurso.
5. Gotcha! – 1973
Mais uma inovação da Atari, Gotcha! foi o quarto game da história da desenvolvedora. Assim como outros fliperamas do período, o arcade implementava uma dinâmica de partida por tempo, com cada ficha permitindo até dois minutos de jogatina (embora o proprietário das máquinas pudesse regulá-las para disputas de 30 segundos apenas). Com três mil unidades vendidas, Gotcha! não seria considerado um grande sucesso e chegaria ao mercado com alguma dose de polêmica.
6 de 11 Gotcha! e seus controles polêmicos — Foto: Reprodução/ Chris NEO - The IRATE GamerGotcha! e seus controles polêmicos — Foto: Reprodução/ Chris NEO - The IRATE Gamer
Nascido do esforço da Atari em romper a dependência de Pong! e seus inúmeros clones, Gotcha! foi o primeiro jogo de labirinto. Desenvolvido para duas pessoas, funcionava de maneira assimétrica: enquanto um jogador controlava o perseguidor, outro ficava no papel de fugitivo. A arte de divulgação, com um rapaz agarrando uma garota por trás, além de não ter envelhecido bem, já na época do lançamento causou discussão.
Além disso, a primeira versão do gabinete vinha com controles que lembravam seios. Essa semelhança, na realidade, foi proposital, já que a Atari, cansada de ouvir que joysticks se assemelhavam ao órgão sexual masculino, achou que a mudança seria uma boa ideia.
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