Chips Intel e AMD têm falha que, se resolvida, pode diminuir performance
Pesquisadores das Universidades de Virgínia e Califórnia, nos Estados Unidos, publicaram um estudo sobre novas vulnerabilidade de chips Intel e AMD a possíveis ataques Spectre. O artigo aponta que essas falhas são diferentes daquelas reveladas pela primeira vez em 2018: os ataques exploram técnicas modernas de branch prediction, projetadas para melhorar o desempenho da CPU. Sendo assim, uma resolução teria impacto direto na performance dos computadores.
Por meio das vulnerabilidades, hackers podem ter acesso a dados importantes, caso o processador realize uma operação incorreta. A Intel afirma que o cenário já foi abordado em seu guia de codificação segura e garante que softwares que seguirem as orientações já têm proteção garantida. Da mesma forma, a AMD acredita que não seriam necessárias novas mitigações, uma vez que já existem soluções para o problema.
Como escolher o processador ideal? Veja dicas antes de comprar
1 de 3 Chips da Intel e AMD têm falha de segurança cuja solução poderia prejudicar desempenho do computador — Foto: Filipe Garrett/TechTudoChips da Intel e AMD têm falha de segurança cuja solução poderia prejudicar desempenho do computador — Foto: Filipe Garrett/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Ataques do tipo Spectre exploram as vulnerabilidades dos chips por meio de malwares que tiram proveito do processamento especulativo presente em CPUs para acessar informações como conteúdos de mensagens, e-mails, senhas e dados bancários do usuário.
Os responsáveis pelo estudo citam três ataques principais como parte da atual onda de ameaças Spectre. Eles alertam que a correção dessas vulnerabilidades requer ou a desativação da origem dos dados de leitura, ou a limitação das operações de branch prediction, o que pode levar à queda de desempenho do computador.
2 de 3 Intel afirma que problema já é previsto nas orientações de codificação segura — Foto: Divulgação/IntelIntel afirma que problema já é previsto nas orientações de codificação segura — Foto: Divulgação/Intel
Procurada pelo TechTudo, a Intel informou que “analisou o relatório e informou aos pesquisadores que as mitigações existentes não estavam sendo contornadas", garantindo que a situação já é prevista pelas orientações de codificação segura da empresa. Segundo a fabricante, os softwares que seguirem o guia já teriam proteção contra canais acidentais, incluindo o cache de uop, citado pelo artigo. Portanto, novas mitigações ou orientações não seriam necessárias.
A AMD também falou sobre o assunto. Segundo a fabricante, "as mitigações existentes não estavam sendo contornadas", portanto, não seria o caso de trazer novas soluções. Assim como a Intel, a marca sugere que seguir as orientações já existentes para codificação é suficiente para evitar problemas do tipo.
Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas
O que você está lendo é [Chips Intel e AMD têm falha que, se resolvida, pode diminuir performance].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments