Nova criptomoeda rival do Bitcoin pode estar afetando os preços de SSDs

Uma nova criptomoeda chamada Chia pode estar por trás do aumento de preço de HDs no mundo. O criptoativo se propõe a ser uma alternativa mais sustentável que o Bitcoin, conhecido por consumir muita energia elétrica no processo de mineração. O funcionamento diferenciado da nova moeda digital, no entanto, está diretamente ligado ao espaço de armazenamento disponível no computador do minerador, levando a uma corrida por HDs e SSDs no mercado.

Idealizada por Bram Cohen, mesmo criador do BitTorrent, a Chia traz uma nova proposta de mecanismo de disputa pela recompensa de mineração. No Bitcoin, o sistema, chamado de Prova de Trabalho, exige a realização de um cálculo matemático que consome alto poder computacional e energia elétrica. Já a Chia utiliza um mecanismo chamado de Prova de Tempo e Espaço, que envolve um cálculo simples considerando o espaço de armazenamento disponível na máquina de mineração.

Seagate revela HD 'mais rápido do mundo' que bate de frente com SSDs SATA

HDs e SSDs começam a apresentar escassez no mercado por conta de uma nova criptomoeda — Foto: Reprodução/Amazon 1 de 2 HDs e SSDs começam a apresentar escassez no mercado por conta de uma nova criptomoeda — Foto: Reprodução/Amazon

HDs e SSDs começam a apresentar escassez no mercado por conta de uma nova criptomoeda — Foto: Reprodução/Amazon

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em ambos os sistemas, agilidade é essencial para ganhar lugar no grupo de mineradores que são recompensados por bloco (conjunto de dados verificados e adicionados à blockchain). Se o Bitcoin a máquina requer alta capacidade de processamento, na Chia o armazenamento precisa ser rápido: o algoritmo faz múltiplas escritas e leituras no disco, então o equipamento mais veloz leva vantagem. Por isso, a maior procura de mineradores de Chia por SSDs de alta velocidade, acelerando a escassez de produtos no mercado.

O problema se agrava ainda mais ao levar em conta a vida útil dos dispositivos de armazenamento utilizados na mineração da criptomoeda. Estima-se que o processo de mineração desgaste rapidamente tanto HDs quanto SSDs em um curto período. Um levantamento recente aponta, por exemplo, que a mineração da Chia inutiliza completamente um SSD de 512 GB em dois meses, um de 1 TB em três meses e de 2 TB em seis meses.

Até mesmo SSDs de alta capacidade podem ficar inutilizados após processo de mineração da Chia — Foto: Divulgação/Kingston 2 de 2 Até mesmo SSDs de alta capacidade podem ficar inutilizados após processo de mineração da Chia — Foto: Divulgação/Kingston

Até mesmo SSDs de alta capacidade podem ficar inutilizados após processo de mineração da Chia — Foto: Divulgação/Kingston

Robô-coruja, cervejeira portátil e mais: veja invenções curiosas

O que você está lendo é [Nova criptomoeda rival do Bitcoin pode estar afetando os preços de SSDs].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...