Enem Digital 2023: veja como funciona, data e regras para inscrição

O Enem Digital, modalidade online do Exame Nacional do Ensino Médio aplicada desde a edição de 2023, tem sua segunda realização neste ano e deve acontecer nas mesmas datas da versão tradicional da prova: nos 21 e 28 de novembro, das 13h30 às 19h no primeiro dia, e das 13h30 às 18h30 no segundo.

Grasshopper: Google lança no Brasil app para aprender programação

Ao todo, serão 101.100 vagas e as regras para a aplicação do exame já foram divulgadas em edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em que já é possível conferir as principais informações sobre a prova. Veja, a seguir, tudo que é preciso saber sobre o Enem Digital 2023.

Inscrição para o Enem Digital 2023 é na mesma plataforma da versão convencional — Foto: Paulo Alves/TechTudo 1 de 2 Inscrição para o Enem Digital 2023 é na mesma plataforma da versão convencional — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Inscrição para o Enem Digital 2023 é na mesma plataforma da versão convencional — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Qual é o melhor app para estudar para o Enem? Veja dicas no Fórum do TechTudo

O que é e como funciona o Enem Digital 2023?

O Enem Digital é a versão para computador do Exame Nacional do Ensino Médio implementada pelo Ministério da Educação em 2023 e cuja primeira edição aconteceu na edição de 2023. De acordo com o MEC, a intenção é que a versão digital da prova, aplicada pela segunda vez este ano, substitua completamente o exame tradicional até 2026.

Assim como na versão impressa do Exame, as provas do Enem Digital serão aplicadas em locais de prova, sendo vedada a sua realização em casa. No total, o Inep colocará à disposição dos candidatos 101.100 vagas no Enem Digital para 2023.

Uma das novidades deste ano fica por conta das adaptações da prova digital para pessoas com deficiência. Candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, opções de prova superampliada, assim como optar por locais de aplicação com acessibilidade e tempo adicional de prova, condições que antes só eram oferecidas na versão impressa da prova.

Datas e cronograma do Enem Digital 2023

De acordo com o edital do Enem Digital 2023, as inscrições para o exame se iniciam no próximo dia 30 de junho e podem ser feitas por meio do portal do Inep, na página do participante (enem.inep.gov.br/participante) até o dia 14 de julho. No mesmo prazo, os candidatos devem informar ao Inep a necessidade de atendimento especializado, caso se aplique.

Para candidatos não beneficiados pela isenção no valor da taxa de inscrição (R$ 85), o pagamento deve ser realizado até o dia 19 de julho e o pedido de tratamento pelo nome social pode ser feito no período de 19 a 23 de julho. O Enem Digital 2023 será aplicado em dois domingos sequenciais, 21 e 28 de novembro — as mesmas datas da versão impressa do exame.

Estudantes que farão treino do Enem não poderão realizar versão digital — Foto: Gabriela Andrade/TechTudo 2 de 2 Estudantes que farão treino do Enem não poderão realizar versão digital — Foto: Gabriela Andrade/TechTudo

Estudantes que farão treino do Enem não poderão realizar versão digital — Foto: Gabriela Andrade/TechTudo

Quais são as regras para inscrição?

O Enem Digital 2023 é voltado apenas para candidatos que concluem o ensino médio em 2023 ou que já concluíram em anos anteriores. Ou seja, a prova digital não é direcionada a quem ainda não terminou os estudos e realizará o exame para fins de treino. É importante lembrar que o participante que optar pela modalidade digital não poderá se inscrever também na versão do Enem impressa — após a conclusão da inscrição, não é possível alterar a opção.

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

O que você está lendo é [Enem Digital 2023: veja como funciona, data e regras para inscrição].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...