Usar apps que prometem espionar WhatsApp à distância é perigoso; entenda

Aplicativos para espionar WhatsApp, como spywares, extensões de navegador e softwares para PC, podem pôr em risco os dados pessoais tanto da vítima quanto do . Com promessas exageradas, como "espionar o WhatsApp à distância só com o número grátis", os programas alegam hackear as conversas do mensageiro. Contudo, esse tipo de software abusa de permissões e acessos de privacidade para coletar dados de quem o utiliza, além de vir acompanhados de malwares e adwares e não entregar o que promete, já que o WhatsApp é protegido com criptografia.

LEIA: Cinco apps 'mais seguros' para se proteger online; veja

Pensando nisso, o 💥️TechTudo preparou uma lista com cinco riscos do uso de apps para espionar o WhatsApp. A seguir, entenda por que 💥️não é recomendado usar essas plataformas.

Procura por apps do tipo é incentivada pelo desejo de espiar o WhatsApp de outras pessoas, mas prática é errada — Foto: Rubens Achilles/TechTudo 1 de 3 Procura por apps do tipo é incentivada pelo desejo de espiar o WhatsApp de outras pessoas, mas prática é errada — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Procura por apps do tipo é incentivada pelo desejo de espiar o WhatsApp de outras pessoas, mas prática é errada — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Como detectar app espião no Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

1. Spyware pode ser um malware disfarçado

Os aplicativos espiões podem ser encontrados em diferentes formatos com a suposta premissa de hackear serviços à distância. No entanto, é preciso ter cuidado, já que elas podem representar riscos para o computador ou smartphone tanto de quem espiona, quanto de quem é espionado.

Em pesquisa conduzida pela empresa de segurança ESET, constatou-se que esses softwares não funcionam, já que são incapazes de burlar a criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp. As plataformas, no entanto, podem ser utilizadas por criminosos para o disparo de adwares, que são malwares de publicidade que podem financiar o cibercrime.

Além disso, como alguns spywares exigem a instalação de softwares para "funcionar", é possível que o usuário que espiona esteja, na verdade, baixando programas infectados com códigos maliciosos. Isso, por sua vez, pode deixar o computador ou celular vulnerável a ataques mais graves.

Aplicativos para espionagem podem deixar celular de espião propenso a ataques; entenda — Foto: Pond5 2 de 3 Aplicativos para espionagem podem deixar celular de espião propenso a ataques; entenda — Foto: Pond5

Aplicativos para espionagem podem deixar celular de espião propenso a ataques; entenda — Foto: Pond5

2. Há risco de ser um adware

É possível também que aplicativos espiões sejam, na verdade, de adwares. Os softwares de publicidade não são maliciosos na grande maioria das vezes, mas exibem propagandas de forma agressiva, o que pode incomodar usuários. Além disso, os adwares podem servir de entrada para infecções mais graves, já que os cibercriminosos podem explorar vulnerabilidades a partir dessas ferramentas.

As extensões para o Chrome, por exemplo, são um risco. Como é necessário instalar um programa para executá-las no navegador, é possível que os cibercriminosos utilizem este passo para explorar brechas de segurança e executar atividades suspeitas no computador sem o seu consentimento. A mesma lógica se aplica aos aplicativos de celular, que podem ser utilizados por criminosos para explorar vulnerabilidades do smartphone e facilitar infecções por malwares mais perigosos.

4 coisas que seus contatos do WhatsApp sabem sobre você

O que você está lendo é [Usar apps que prometem espionar WhatsApp à distância é perigoso; entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...