Nintendo DS e mais: veja os videogames portáteis mais vendidos da história
Videogames portáteis são sucesso no mercado, com recordistas absolutos como o Nintendo DS que vendeu 159 milhões de unidades em nove anos. O seguimento, dominado pela Nintendo como fica evidente no atual Switch, também conta com sucesso da Sony na forma do PlayStation Portable (PSP), que vendeu 82 milhões de unidades em dez anos. A seguir, relembramos os consoles portáteis mais vendidos de todos os tempos.
Steam Deck, da Valve, é o novo console para competir com Nintendo Switch
1 de 7 Game Boy é um dos videogames portáteis mais vendidos da história — Foto: DivulgaçãoGame Boy é um dos videogames portáteis mais vendidos da história — Foto: Divulgação
Quais os melhores jogos do Super Mario no Nintendo Switch? Comente no Fórum do TechTudo
Nintendo 3DS
2 de 7 Fabricação do 3DS foi encerrada em 2023 — Foto: Divulgação/NintendoFabricação do 3DS foi encerrada em 2023 — Foto: Divulgação/Nintendo
Anunciado em 2010 e lançado no mercado em 2011, o Nintendo 3DS inovava pela oferta de uma tela 3D que dispensava o uso de óculos e outros acessórios. Além disso, oferecia total compatibilidade com a já enorme biblioteca de jogos para o Nintendo DS. Contando com suporte oficial até 2023, o 3DS foi tão longevo quanto o DS, contou com revisões ao longo dos anos (como o 3DS XL e a versão mais recente com dois analógicos) e totalizou 75,94 milhões de unidades vendidas.
O portátil com tela tridimensional da Nintendo foi bem popular e contou com um acervo de jogos variado, mas chama a atenção que os dez jogos mais vendidos sejam exclusivos da Nintendo. Os três maiores sucessos são Pokémon Sun e Moon (2016) com 14 milhões de cópias, Pokémon X e Y (2013) com 13 milhões e Mario Kart 7 (2011) com 11,70 milhões de unidades no mercado.
Sony PlayStation Portable (PSP)
3 de 7 PSP persistiu no mercado até 2014 e foi substituído pelo PS Vita — Foto: Divulgação/SonyPSP persistiu no mercado até 2014 e foi substituído pelo PS Vita — Foto: Divulgação/Sony
Grande rival para o Nintendo DS, a plataforma da Sony surgiu no Japão em 2004. Um dos grandes diferenciais eram as funcionalidades multimídia para curtir vídeos e imagens no dispositivo. O PSP, como ficaria conhecido, ganhou alguns modelos diferentes ao longo dos anos e fechou seu ciclo no mercado em 2014, totalizando 82 milhões de unidades comercializadas.
Primeiro portátil da Sony, o console tinha hardware mais poderoso que o Nintendo DS e isso contribuiu para que a plataforma tenha ganhado adaptações de games famosos, como God of War, Gran Turismo ou mesmo Metal Gear Solid. Essa característica fica evidente nos mais vendidos para o sistema, com GTA Liberty City Stories (2005) liderando a lista com 8 milhões de cópias, seguido de GTA Vice City Stories (2006) com 5 milhões e Monster Hunter Portable 3rd (2010) com 4,9 milhões de cópias.
Nintendo Game Boy Advance
4 de 7 Game Boy Advance era mais simples e conviveu por anos no mercado com o DS — Foto: DivulgaçãoGame Boy Advance era mais simples e conviveu por anos no mercado com o DS — Foto: Divulgação
Lançado em 2001 e com comercialização encerrada em 2010, o Game Boy Advance era um portátil menos robusto da Nintendo e opção diante do DS, mais caro e com mais recursos. Capaz de oferecer uma gameplay simples por limitações do hardware, o Advance também contou com diversas revisões no mercado, um conjunto de acessórios específicos e encerrou sua comercialização com um total de 81 milhões de consoles vendidos.
A lista de games mais vendidos para a plataforma é dominada por produções da Nintendo, capazes de se adaptar às limitações do sistema para oferecer gameplay inovador e atraente. Os três mais vendidos são games de Pokémon: Ruby and Sapphire (2002), que chegou a 16 milhões de cópias, seguido de FireRed and LeafGreen (2004), com 12 milhões, e Pokémon Emerald (2004), com 7 milhões de unidades.
Nintendo Switch
5 de 7 Nintendo Switch chegou oficialmente ao Brasil em 18 de setembro por R$ 2.999 — Foto: Divulgação/NintendoNintendo Switch chegou oficialmente ao Brasil em 18 de setembro por R$ 2.999 — Foto: Divulgação/Nintendo
Produto mais recente da lista, o Nintendo Switch chegou ao mercado em 2017. A proposta do console, à primeira vista, parecia incerta: a oferta de um híbrido entre console portátil e de mesa. Com o dispositivo ainda longe de encerrar seu ciclo de vida no mercado, o Switch já soma 84 milhões de unidades comercializadas, segundo dados da Nintendo de março de 2023.
Bem-sucedido no mercado, o Switch vem atraindo a atenção de desenvolvedores e distribuidores que andavam reticentes em relação a produtos da Nintendo: mesmo com especificações técnicas mais modestas, o console tem adaptações de games como The Witcher 3 e FIFA, por exemplo. Atualmente, os três jogos mais vendidos do sistema são da Nintendo: Mario Kart 8 Deluxe (2017), com 35 milhões de cópias, Animal Crossing: New Horizons (2020), com 32 milhões, e Super Smash Bros. Ultimate (2018), com 23 milhões.
Nintendo Game Boy
6 de 7 Game Boy foi um enorme sucesso nos anos 1990 — Foto: Divulgação/NintendoGame Boy foi um enorme sucesso nos anos 1990 — Foto: Divulgação/Nintendo
Primeiro console de bolso da Nintendo, o Game Boy foi lançado em 1989, com produção finalizada apenas em 2003. Nesses 12 anos no mercado, o portátil contou com diversas revisões e chegou a 118 milhões de unidades comercializadas. Com hardware simples de 8 bits, o Game Boy permitia jogos de menor complexidade, mas que ainda assim encantaram o público por conta da possibilidade de permitir curtir games eletrônicos em qualquer lugar.
A lista de jogos mais vendidos do Game Boy reflete isso: o título de maior sucesso para o portátil foi Tetris. O game de encaixar blocos atingiu 33 milhões de cópias no sistema, superando Pokémon Red, Green and Blue com 31 milhões e Pokémon Gold and Silver, que ficou no terceiro lugar com 23 milhões de cópias.
Nintendo Switch: quatro fatos sobre o console para saber antes de comprar
O que você está lendo é [Nintendo DS e mais: veja os videogames portáteis mais vendidos da história].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments