Windows 11: malware disfarçado de instalador do sistema circula na web

Cibercriminosos estão aproveitando a expectativa em torno do Windows 11 para distribuir malwares disfarçados de instaladores do software. Especialistas da Kaspersky afirmam que, desde o anúncio do novo sistema da Microsoft, realizado no dia 24 de junho, foram detectadas 850 tentativas de infectar usuários por meio de malware disfarçado de Windows 11.

1 de 1 Windows 11: expectativa tem servido de isca para distribuição de malwares aos usuários — Foto: Divulgação/Microsoft

Windows 11: expectativa tem servido de isca para distribuição de malwares aos usuários — Foto: Divulgação/Microsoft

Windows 11: você vai atualizar? Participe do Fórum do TechTudo

A grande variação no nível de complexidade dos ataques tem chamado a atenção dos especialistas. Em um dos episódios, os pesquisadores encontraram um malware contendo 1,75 GB de tamanho, desenvolvido com o objetivo de induzir o usuário a associar o tamanho do arquivo a um suposto instalador oficial do sistema operacional.

Uma vez executado, esse instalador apresenta uma interface gráfica e informações gerais que parecem legítimas. No entanto, sem que o usuário perceba, um segundo programa é executado em segundo plano, encarregado de aplicar o malware no computador.

A variação em complexidade e objetivo de cada ataque tem sido grande. Em alguns casos, os malwares encontrados eram menos sofisticados ou representavam um nível de risco menor, como os adwares. Em outros, a versão falsa do Windows 11 acaba sendo usada como vetor para lançar trojans e malwares muito mais perigosos e agressivos, capazes de interceptar dados do usuário, como conteúdo de conversas ou mesmo dados de logins em sites e serviços.

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

O que você está lendo é [Windows 11: malware disfarçado de instalador do sistema circula na web].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...