AMD anuncia nova placa intermediária RX 6600 XT para jogar em Full HD
A Radeon RX 6600 XT é a nova placa de vídeo intermediária da última geração da AMD. Com arquitetura RDNA2, o lançamento promete performance para dar conta de games em Full HD. O modelo oferece suporte a tecnologias avançadas, como aceleração de efeitos de Ray Tracing via hardware e FidelityFX Super Resolution (FSR), uma espécie de "upscaling" da marca. Além disso, o desempenho é estimado na casa de 9,2 TFLOPs, concorrendo com a GeForce RTX 3060 da Nvidia.
A nova Radeon começa a chegar ao mercado internacional a partir de 11 de agosto a um preço sugerido de US$ 379 (R$ 1.935, em conversão direta). Ainda não há preços nem data confirmada de lançamento da placa no Brasil, mas o modelo deve aparecer por aqui em versões de fabricantes parceiras como Asus, MSI e Gigabyte, entre outras, como aconteceu com outras GPUs da linha.
RTX 3080 vs Radeon RX 6800 XT: compare as GPUs poderosas de Nvidia e AMD
2 de 3 Nova Radeon promete 15% mais performance do que a RTX 3060 da Nvidia — Foto: Divulgação/GigabyteNova Radeon promete 15% mais performance do que a RTX 3060 da Nvidia — Foto: Divulgação/Gigabyte
Em termos de performance, a AMD divulgou alguns resultados em games. Rodando Death Stranding, a RX 6600 XT alcançaria média de 144 fps (frames por segundo) com o jogo em Full HD e no ultra, ao passo que, nas mesmas condições, a rival direta RTX 3060 entregaria 132 fps. Em Cyberpunk 2077, a Radeon iria a 83 fps, enquanto a opção da Nvidia chegaria a 80 quadros por segundo de média.
Levando em conta esses e outros títulos recentes, sempre rodando em Full HD no máximo, a placa promete ser até 15% mais rápida que a opção da Nvidia. Entretanto, vale lembrar: esses números ainda carecem de checagem real e independente, o que vai acontecer com a chegada da placa às lojas.
Com relação às especificações técnicas, a RX 6600 XT é construída em torno de um processador gráfico (GPU) com 2.048 núcleos de processamento além de 32 aceleradores para Ray Tracing. A nova AMD traz 8 GB de memória VRAM tipo GDDR6 ligados ao processador gráfico por uma interface de 128 bits, permitindo uma troca entre os componentes a uma velocidade de 256 GB/s.
3 de 3 AMD sugere vantagem da RX 6600 XT quando comparada à RTX 3060 — Foto: Divulgação/AMDAMD sugere vantagem da RX 6600 XT quando comparada à RTX 3060 — Foto: Divulgação/AMD
Além das especificações e promessa de performance, a Radeon é compatível com algumas tecnologias novas da AMD, como o upscaling via FSR e o Smart Access Memory. Esse último permite a processadores Ryzen recentes usarem a memória GDDR6 de alta velocidade da GPU para acelerar algumas tarefas.
Tirando proveito da arquitetura mais eficiente, a AMD foi capaz de criar uma placa compacta que precisa de 160 Watts para funcionar — a marca sugere uma fonte de 500 Watts como ideal. A potência relativamente baixa sinaliza um consumo menor, além de geração mais baixa de calor, fatores que, aliados ao design em formato menor, habilitam a nova Radeon como uma escolha forte nos HTPCs.
Como descobrir o modelo de sua placa-mãe
O que você está lendo é [AMD anuncia nova placa intermediária RX 6600 XT para jogar em Full HD].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments