Quem é Jed Kaplan? Conheça o CEO do Flamengo Esports

Jed Kaplan é um executivo veterano do ramo financeiro que desde janeiro de 2023 faz parte da gestão da equipe Flamengo Esports. Dono da empresa Simplicity, o CEO utilizou um mindset similar ao utilizado em Wall Street, famosa rua norte-americana conhecida por ser o coração do distrito financeiro do país, para melhorar a perfomance da equipe Rubro-Negro em League of Legends. Assim, o time expandiu também sua atuação no cenário competitivo de outros jogos como Free Fire, Wild Rift, PUBG, Brawl Stars e Pro Evolution Soccer (PES). Confira, a seguir, alguns detalhes sobre o executivo.

Conheça Jean Mago, jogador do Flamengo e streamer de League of Legends

Jed Kaplan, à direita, discursa em coletiva de imprensa do Memphis Grizzlies, em 2014 — Foto: Reprodução/Mary Willie/The Register 1 de 2 Jed Kaplan, à direita, discursa em coletiva de imprensa do Memphis Grizzlies, em 2014 — Foto: Reprodução/Mary Willie/The Register

Jed Kaplan, à direita, discursa em coletiva de imprensa do Memphis Grizzlies, em 2014 — Foto: Reprodução/Mary Willie/The Register

Como Ter mais fps No League Of Legends? Comente no Fórum do TechTudo

Origem e trajetória

Jed Kaplan cresceu no Brooklyn, bairro da cidade de Nova York, nos EUA, e cursou Administração na Universidade da Cidade de Nova York (CUNY). Os primeiros passos da carreira profissional do americano se deram no mercado financeiro, em 1986. Hoje, aos 56 anos, o gestor tem participações em equipes de basquete, futebol e esports. Kaplan é um dos donos minoritários do Memphis Grizzlies, franquia da Liga Nacional de Basquete dos Estados Unidos (NBA), e do Swansea City, equipe da segunda divisão do futebol inglês.

A última aquisição do executivo se deu em setembro de 2023, uma pequena fatia das ações da dupla Orlando City e Orlando Pride, times de futebol masculino e feminino, respectivamente, que representam a Flórida nas ligas dos Estados Unidos (MLS e NWSL). Sempre atento às novas oportunidades de negócios, Kaplan fundou a Simplicity Esports em 2017. A empresa tem capital aberto e gerencia equipes profissionais e gaming centers espalhados pelo território americano, fornecendo ao público um ambiente social focado nos jogos, independente da habilidade ou experiência do jogador.

A chegada ao Flamengo

A inserção da Simplicity no mercado brasileiro foi concretizada em 22 de janeiro de 2023. O contrato de licenciamento firmado com o Flamengo Esports tem duração de três anos, com possibilidade de renovação. O acordo foi assinado com um empreendimento conjunto entre a organização americana, que detém 90% da sociedade, e a goiana Team oNe, com 10%. A empresa brasileira cedia os centros de treinamentos e era encarregada de tarefas administrativas, mas todas essas atribuições passaram para o controle da Simplicity em abril do mesmo ano.

A camisa rubro-negra carrega a $WINR, representação da Simplicity na bolsa de valores dos Estados Unidos — Foto: Divulgação/Flamengo Esports 2 de 2 A camisa rubro-negra carrega a $WINR, representação da Simplicity na bolsa de valores dos Estados Unidos — Foto: Divulgação/Flamengo Esports

A camisa rubro-negra carrega a $WINR, representação da Simplicity na bolsa de valores dos Estados Unidos — Foto: Divulgação/Flamengo Esports

Kaplan não esconde a vontade de explorar a marca do clube brasileiro internacionalmente e afirmou, ao site Sports Pro Media, que a aquisição de uma equipe brasileira de LoL foi um passo monumental para a Simplicity. “Acreditamos que estamos na direção certa em um dos maiores mercados de esports do mundo”, celebrou o CEO.

A nova gestão assumiu o projeto após bons resultados da equipe carioca no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), incluindo o vice-campeonato no primeiro split de 2023 e o título no segundo. Sob comando da Simplicity, o Rubro-Negro deu continuidade ao sucesso.

O Flamengo conta com uma boa atuação no CBLOL 2023. Além disso, sagrou-se campeão do primeiro split do CBLoL Academy, torneio focado nas categorias de base, consolidando de vez o nome do time como um dos grandes do cenário nacional. Atletas de peso como os recém-chegados Jean Carlo “Jean Mago” Dias (meio) e o coreano Sangwon "Parang" Lee (Topo) foram atraídos para o time.

Entre tantas rodadas, Kaplan não abandona o lado torcedor. O gestor é muito participativo nas redes sociais, interage com a nação (como é conhecida a torcida rubro-negra), comenta o desempenho dos jogadores e faz cobranças, que já geraram reações negativas da comunidade.

Após sequências de derrotas do Flamengo no CBLOL do ano passado, o executivo classificou a performance como constrangedora e tweetou “sem comentários” acompanhado de um gif que mostrava um homem, de terno, queimando dinheiro. Kaplan excluiu a publicação e se desculpou posteriormente.

Mas a vibração do CEO vai além do MOBA. A primeira aventura do Flamengo fora do LoL aconteceu sob gerência da Simplicity. A lineup de Free Fire foi anunciada em agosto de 2023, seguida pela do PES. Atualmente, a empresa de Kaplan comanda diversos influenciadores do time carioca e pro-players de Wild Rift (masculino e feminino) e PUBG, além de confirmar a entrada no cenário competitivo de Brawl Stars, que já conta com uma skin exclusiva do Rubro-Negro.

Com informações de Des Moines Register, Flamengo (1 e 2), Globe Newswire, LinkedIn, MLS Soccer, Simplicity Esports, Sports Pro Media, Twitter (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12).

O que você está lendo é [Quem é Jed Kaplan? Conheça o CEO do Flamengo Esports].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...