Pro Controller do Nintendo Switch vale a pena? Veja prós e contras

O Pro Controller do Nintendo Switch é o controle com formato mais tradicional para o console. O dispositivo é uma alternativa para quem procura algo mais confortável do que os Joy-Cons e prefere um acessório convencional para jogar, principalmente, quando conectado à TV. Com promessa de bateria para 40 horas de uso, compatibilidade com PC, além da habilidade de ler Amiibos, o produto tem alguns pontos fracos. Entre eles, a propensão a problemas de drift nos analógicos, ou mesmo o preço alto de R$ 426. A seguir, veja os prós e contras antes de comprar o Pro Controller.

Joy-Con do Nintendo Switch: cinco fatos para saber antes de comprar

Design do Pro Controller é mais confortável para jogar do que os Joy-Cons — Foto: Divulgação/Nintendo 1 de 5 Design do Pro Controller é mais confortável para jogar do que os Joy-Cons — Foto: Divulgação/Nintendo

Design do Pro Controller é mais confortável para jogar do que os Joy-Cons — Foto: Divulgação/Nintendo

Tem como jogar GTA V online entre PS4 e PC? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Pontos positivos:

💥️1. Sensores e Amiibo à distância

Controle tem sensores de movimento e NFC para ler Amiibos — Foto: Divulgação/Nintendo 2 de 5 Controle tem sensores de movimento e NFC para ler Amiibos — Foto: Divulgação/Nintendo

Controle tem sensores de movimento e NFC para ler Amiibos — Foto: Divulgação/Nintendo

O Pro Controller conta com sensores de movimento para garantir suporte a games que dependem dessa ferramenta. Bem completa, a unidade tem giroscópios, que detectam mudanças de orientação e posição em tempo real, além de acelerômetro, tipo de sensor que capta inércia.

Assim como Joy-Cons, o Pro Controller do Switch permite ler Amiibos, já que dispõe de sensor NFC compatível com as estatuetas da Nintendo. Para ler um Amiibo com o controle Pro é preciso posicionar a figura sobre logo da Nintendo, impresso na face do controle.

💥️2. Bateria

Maior que os Joy-Cons, o Pro Controller tem volume para mais bateria, por isso oferece uma autonomia superior. Segundo a Nintendo, a expectativa é de 40 horas de uso com uma carga completa, margem que é bem superior às estimativas de 20 horas para os Joy-Cons.

A autonomia do controle Pro da Nintendo é generosa, inclusive, considerando alternativas de marcas rivais: o DualSense do PlayStation 5 (PS5) não ultrapassa 15 horas de uso, enquanto os controles dos novos Xbox Series X/Series S podem até bater 30 horas com uma única carga, mas usando pilhas.

Acessório promete duração de bateria de até 40 horas — Foto: Divulgação/Nintendo 3 de 5 Acessório promete duração de bateria de até 40 horas — Foto: Divulgação/Nintendo

Acessório promete duração de bateria de até 40 horas — Foto: Divulgação/Nintendo

💥️3. Conforto

O Pro Controller tem formato mais convencional para um controle e é mais ergonômico para adultos do que os Joy-Cons. Além da melhor empunhadura, que contribui para uma pegada confortável, a unidade vem com todos os controles necessários para curtir jogos do Switch e oferece conectividade sem fio.

Já os Joy-Cons podem se aproximar da pegada mais confortável do Pro Controller com o uso da base que converte os controles menores do Switch em algo maior. Além de compatibilidade total com o console, o dispositivo também pode ser usado com PC e celular, algo que acaba expandindo seu apelo.

Pontos negativos

💥️1. Problema com drift

Nintendo tem oferecido suporte técnico estendido para problemas de drift em qualquer controle para Switch — Foto: Divulgação/Nintendo 4 de 5 Nintendo tem oferecido suporte técnico estendido para problemas de drift em qualquer controle para Switch — Foto: Divulgação/Nintendo

Nintendo tem oferecido suporte técnico estendido para problemas de drift em qualquer controle para Switch — Foto: Divulgação/Nintendo

O drift – quando o analógico registra movimento “puxando” para alguns lados mesmo sem exercer força sobre ele – está longe de ser uma exclusividade da Nintendo, afetando também controles de Sony e Microsoft. O problema é que controles da Nintendo – em especial os Joy-Cons – têm sido mais afetados que o normal, abrindo espaço, inclusive, para ações judiciais contra a marca.

No caso do Pro Controller, o volume de reclamações é menor do que o do Joy-Con. As razões para isso são variadas. É possível que o Pro Controller, esteja, de fato, menos sujeito ao problema. Ou que a quantidade menor do modelo nas mãos dos jogadores reduza a quantidade de unidades defeituosas na comparação com os Joy-Cons, muito mais comuns.

A compensação é que a Nintendo oferece um programa de assistência técnica expandido para controles defeituosos do Switch e que vale para o mercado brasileiro. A fabricante promete reparos ou substituição completa de qualquer controle de Switch com defeito de drift – o que inclui Joy-Cons e Pro Controller – sem qualquer ônus ao consumidor, mesmo que o produto já esteja fora da garantia.

💥️2. Sem entrada para fone de ouvido

Uma carência relevante no design da Nintendo, especialmente quando comparado aos controles rivais, é a falta de saída para fones de ouvido, ou mesmo sistemas de som, com o conjunto de alto-falante e microfone embutido no DualSense da Sony.

Enquanto Xbox e PlayStation permitem que você instale um fone de ouvido direto no controle, redirecionando não só o som do jogo, mas também a comunicação em multiplayer, a unidade da Nintendo veio ao mercado sem qualquer recurso parecido.

Nintendo Switch: quatro fatos sobre o console para saber antes de comprar

O que você está lendo é [Pro Controller do Nintendo Switch vale a pena? Veja prós e contras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...