Quantos campeões têm no LOL? Conheça os personagens mais famosos do jogo

O League of Legends (LOL) conta com um total de 156 campeões atualmente. Desde o seu lançamento, a Riot Games adiciona novos personagens e renova visuais e habilidades de outros. Ao longo da jogatina, a comunidade de players estabeleceu os campeões mais populares, passou a repudiar alguns, pelos mais diversos motivos, e descobriu que muitos deles carregam consigo referências da cultura pop. Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre os campeões do LoL.

🎮 Mundial de LOL 2023: veja grupo da RED Canids, formato e datas do torneio

Veja curiosidades sobre os campeões no League of Legends — Foto: Reprodução/Riot Games 1 de 8 Veja curiosidades sobre os campeões no League of Legends — Foto: Reprodução/Riot Games

Veja curiosidades sobre os campeões no League of Legends — Foto: Reprodução/Riot Games

Campeões mais antigos

Quando o League of Legends se encontrava na fase alpha de seu desenvolvimento, o número de campeões que ele possuía não chegava nem próximo dos mais de 150 que temos atualmente. No dia 21 de fevereiro de 2009, o primeiro dia da fase alpha, o jogo contava com um total de 17 campeões disponíveis. Eles eram Alistar, Annie, Ashe, Fiddlesticks, Jax, Kayle, Master Yi, Morgana, Nunu, Ryze, Sion, Sivir, Soraka, Teemo, Tristana, Twisted Fate e Warwick. Todos são considerados os mais antigos do LOL e já sofreram mudanças de visual e nas habilidades com o passar dos anos.

Já no lançamento oficial do jogo, em outubro de 2009, esse número aumenta um pouco, visto que mais e mais campeões foram adicionados durante os meses de testes. No total, o jogo contava com 40 campeões na época do lançamento. Além dos citados, os outros personagens eram Amumu, Anivia, Blitzcrank, Cho'Gath, Corki, Dr. Mundo, Evelynn, Gangplank, Heimerdinger, Janna, Karthus, Kassadin, Katarina, Malphite, Nasus, Rammus, Shaco, Singed, Taric, Tryndamere, Twitch, Veigar e Zilean.

Splash art antiga do Ryze em League of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games 2 de 8 Splash art antiga do Ryze em League of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games

Splash art antiga do Ryze em League of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games

Personagens mais recentes

Em 2023, League of Legends já recebeu mais quatro campeões em sua lista. O primeiro foi Viego, o Rei Destruído, lançado no dia 22 de janeiro. Ele é um espectro morto-vivo que controla os Tormentos e assola Runeterra enquanto busca pela sua rainha, que foi morta séculos atrás. Os acontecimentos de Viego também se relacionam com as histórias de outros campeões mais antigos, como Lucian e Senna. Outro detalhe interessante é que todos os campeões lançados até o momento em 2023 possuem, de alguma forma, relações diretas com o Rei Destruído.

A segunda campeã de 2023 foi Gwen, a Costureira Encantada. Lançada no dia 15 de abril, ela é uma boneca de pano que ganhou vida e que luta pelo bem. Gwen foi criada por Isolde, a mulher de Viego, e ganhou vida graças à magia do Rei Destruído. Depois, no dia 22 de julho, foi a vez de Akshan, o Sentinela Rebelde, aparecer no MOBA. De acordo com sua história, ele e Viego são dois lados da mesma moeda, a única diferença são as decisões que ambos tomaram em seus respectivos caminhos. Vale destacar que Akshan possui envolvimento direto com os Sentinelas da Luz.

Por fim, foi a vez de Vex, a Melancólica, ser anunciada como a campeã de número 157. Ela se destaca principalmente por ser a primeira yordle a ser lançada no LOL desde o ano de 2016, quando Kled foi lançado. Sua relação com Viego envolve tanto admiração, já que ela acreditava que ele acabaria com a felicidade no mundo, e traição, quando ela percebeu que o objetivo principal dele era apenas ter de volta sua rainha. Vex será oficialmente lançada durante a atualização 11.19, prevista para o fim de setembro.

Vex é a quarta campeã a ser lançada no League of Legends em 2023 — Foto: Divulgação/Riot Games 3 de 8 Vex é a quarta campeã a ser lançada no League of Legends em 2023 — Foto: Divulgação/Riot Games

Vex é a quarta campeã a ser lançada no League of Legends em 2023 — Foto: Divulgação/Riot Games

Campeões mais usados no competitivo de 2023

No ano de 2023, ocorreram diversas mudanças de que afetaram nas escolhas dos jogadores no cenário profissional. Mesmo com tantas atualizações, alguns campeões foram capazes de se destacar e dominar as escolhas e os banimentos dospro players nos torneios. Na tabela abaixo, veja quais foram os campeões por rota mais escolhidos no ano passado, segundo o portal gol.gg:

LoL - Campeões mais usados em 2023

Rota Campeão Número de Escolhas Número de Banimentos Taxa de Vitórias Superior Ornn 1,909 mil 1,892 mil 50% Selva Lee Sin 1,607 mil 915 48% Meio Syndra 1,249 mil 2,318 mil 52% Atirador (Rota Inferior) Aphelios 2 mil 1,843 mil 55% Suporte (Rota Inferior) Nautilus 2,072 mil 925 49% Fonte: gol.gg deslize para ver o conteúdo

É necessário também fazer uma menção honrosa ao campeão Sett. A forma como ele influenciou Summoner's Rift em 2023, dada sua versatilidade em aparecer em mais de uma rota no jogo, fez com que o personagem chegasse a um total de 1,907 mil escolhas. Sett se tornou o campeão mais banido no competitivo da temporada, com 2,376 "bans" ao todo. Seu potencial também fez ele se tornar o personagem mais efetivo do LOL em 2023 e, consequentemente, o mais temido.

Sett poderia ter sido o campeão mais escolhido do competitivo de 2023, caso não fosse o líder de banimentos — Foto: Divulgação/Riot Games 4 de 8 Sett poderia ter sido o campeão mais escolhido do competitivo de 2023, caso não fosse o líder de banimentos — Foto: Divulgação/Riot Games

Sett poderia ter sido o campeão mais escolhido do competitivo de 2023, caso não fosse o líder de banimentos — Foto: Divulgação/Riot Games

Personagens mais amados pelo público

Mesmo com mudanças de , muitos campeões são capazes de se manter ano após ano entre os mais populares pelo simples serem divertidos para jogar, independentemente se estão fortes no ou não. Um excelente exemplo é o Ezreal, lançado em 2010. O personagem sempre se manteve entre os mais populares das filas ranqueadas, muito por conta de seus recursos para realizar um jogo mais seguro e, ao mesmo tempo, levar perigo para o adversário. Atualmente, ele conta com mais de 20% de presença nas partidas da SoloQ mundial, segundo o portal Leagueofgraphs.

O Lee Sin, lançado em 2011, também é um caso semelhante. Por conta das belas jogadas que o kit de habilidades do campeão permite realizar, como o famoso "Insec", Lee Sin sempre foi muito popular entre os Caçadores em geral. Tanto que, hoje em dia, ele ainda se mantém entre os mais populares das ranqueadas e quase sempre aparece em qualquer temporada do competitivo do game. Outros exemplos de campeões que os jogadores amam jogar são Yasuo, Vayne, Jhin e Lucian.

Desde o seu lançamento, Ezreal sempre foi um dos campeões mais populares no League of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games 5 de 8 Desde o seu lançamento, Ezreal sempre foi um dos campeões mais populares no League of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games

Desde o seu lançamento, Ezreal sempre foi um dos campeões mais populares no League of Legends — Foto: Divulgação/Riot Games

Campeões mais odiados

Com mais de 150 campeões presentes no elenco de League of Legends, é esperado que a comunidade do jogo deteste um ou outro personagem. Entre as razões, a principal envolve as habilidades ou mecânicas que os tornam muito irritantes de se jogar contra, mas não necessariamente difíceis. O líder quando falamos no assunto certamente é Teemo. Seus venenos, a possibilidade de cegar o adversário e seus cogumelos invisíveis, que causam um bom dano e obrigam os oponentes a comprar mais sentinelas do que o comum, fazem dele um personagem que irrita qualquer jogador e o colocam no patamar de mais odiado.

Yasuo, um dos campeões mais jogados do LOL, também se apresenta entre os mais detestados por conta da fama de seus jogadores. Eles geralmente arruínam as partidas dos adversários e carregam o time inimigo para a vitória. O campeão também é vítima de muitos memes que mostram que certos players de Yasuo amam chamar os outros para um duelo x1, mesmo não sabendo jogar com o campeão. Master Yi, Tryndamere, Fizz e Vayne são outros que muitos jogadores não gostam de lidar em Summoner's Rift.

Vale ressaltar que há uma campeã em específico que não é odiada por ser irritante dentro do jogo, mas sim por se deslocar da do LOL quando comparada a outros personagens. Ela é Seraphine, lançada apenas como uma nova integrante do grupo musical K/DA. Além de ter pouco em comum com o universo de Runeterra, há também comentários de que a Seraphine é pouco criativa por ser muito semelhante à campeã Sona, tanto em relação à temática musical como em questão de habilidades.

Seraphine não agradou boa parte da comunidade de LoL em seu lançamento — Foto: Divulgação/Riot Games 6 de 8 Seraphine não agradou boa parte da comunidade de LoL em seu lançamento — Foto: Divulgação/Riot Games

Seraphine não agradou boa parte da comunidade de LoL em seu lançamento — Foto: Divulgação/Riot Games

Origem dos nomes

Alguns campeões do League of Legends levam o nome ou de pessoas reais e que possuem relações com a Riot Games. Os casos mais famosos são os dos cofundadores da empresa: Marc "Tryndamere" Merrill e Brandon "Ryze" Beck. A dupla fundou a Riot Games em 2006 e lançou seu primeiro jogo, o LOL, em 2009. Por sinal, Marc também afirmou que o nome da campeã Ashe é uma abreviação de Ashley, nome de sua esposa.

Outros exemplos de inspirações são Colt “Ezreal” Hallam, designer de campeões do LOL que criou o próprio Ezreal; Tom “Zileas” Cadwell, diretor de design da empresa e que recebeu a homenagem no campeão Zilean; Travis “Volibar” George, desenvolvedor de produto da Riot Games que dá nome a Volibear, e Steve “Udyr” Mieczkowski, que também é desenvolvedor de produto.

Cofundadores da Riot, Marc Merrill (esquerda) e Brandon Beck são representados por Tryndamere e Ryze respectivamente no LOL — Foto: Divulgação/BAFTA 7 de 8 Cofundadores da Riot, Marc Merrill (esquerda) e Brandon Beck são representados por Tryndamere e Ryze respectivamente no LOL — Foto: Divulgação/BAFTA

Cofundadores da Riot, Marc Merrill (esquerda) e Brandon Beck são representados por Tryndamere e Ryze respectivamente no LOL — Foto: Divulgação/BAFTA

Referências à cultura pop

Diversos campeões e skins no League of Legends apresentam claras referências à cultura pop. Caso tenha prestado bastante atenção aos detalhes de algumas skins, você provavelmente notou referências a animes como Code Geass, Tengen Toppa Gurren-Lagann e Neon Genesis Evangelion. Também é possível fazer conexões com franquias famosas de videogames como The Legend of Zelda, Final Fantasy e Mortal Kombat, e até referências a livros clássicos, com destaque para O Senhor dos Anéis e Alice no País das Maravilhas.

Entre os exemplos, é possível citar o Rammus Rei, uma das skins mais raras do LOL e que é inspirada no Bowser, vilão da franquia Super Mario; o Vel'Koz Infernal, cujo visual lembra o olho de Sauron em Senhor dos Anéis e as skins Shen Gélido e Shen de Armadura Dourada, inspiradas respectivamente no Sub-Zero e no Scorpion de Mortal Kombat. Alguns trajes foram ainda mais longe e levaram as referências para as falas, como é o caso do Rumble Super Galáctico e sua clara inspiração em Tengen Toppa Gurren-Lagann.

Rumble Super Galáctico conta com uma das referências mais claras entres as skins do LOL — Foto: Reprodução/ Riot Games 8 de 8 Rumble Super Galáctico conta com uma das referências mais claras entres as skins do LOL — Foto: Reprodução/ Riot Games

Rumble Super Galáctico conta com uma das referências mais claras entres as skins do LOL — Foto: Reprodução/ Riot Games

O que você está lendo é [Quantos campeões têm no LOL? Conheça os personagens mais famosos do jogo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...