Google libera recurso que remove imagens de menores das buscas

O Google lançou, nesta quarta-feira (27), um novo recurso de segurança que permite que menores de 18 anos solicitem a remoção de suas fotos dos resultados de pesquisa do buscador. Anunciada em agosto deste ano como parte de uma lista de medidas de segurança lançadas pela companhia, a função está sendo ampliada agora para todos os usuários da Internet.

1 de 1 Google lança recurso para menores de 18 anos solicitarem remoção de imagens pessoais do buscador — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Google lança recurso para menores de 18 anos solicitarem remoção de imagens pessoais do buscador — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Como ver imagens atuais do Google Maps? Participe no Fórum do TechTudo

Os próprios usuários envolvidos, seus pais, responsáveis ou representantes legais podem solicitar a remoção das imagens através do novo recurso. A solicitação deve ser feita em uma página exclusiva de requisição (https://support.titibear.com/websearch/troubleshooter/9685456#ts=2889054%2C2889099), onde o indivíduo deve incluir a URL da imagem que deseja remover, a URL das páginas do resultado de busca que exibem a foto e as palavras-chave que resultam na aparição da imagem no buscador.

Após o envio da solicitação, as equipes do Google farão uma análise do caso e, caso necessário, solicitarão informações adicionais para verificar se o pedido atende aos requisitos para remoção. Caso o pedido seja aceito, o usuário será notificado assim que a remoção for efetuada. Em situações de remoções negadas por falta de materiais suficientes para análise, o usuário poderá abrir outro chamado assim que reunir novas informações.

Outro detalhe é que, para fazer o pedido, é necessário que a pessoa exposta na imagem tenha menos de 18 anos no momento da solicitação, não sendo permitido que uma pessoa maior de idade solicite a remoção de uma foto antiga, por exemplo.

O Google não esclarece quais critérios serão utilizados para definir se uma foto será removida ou não, mas explica que leva em consideração o interesse público e o valor jornalístico da imagem. A empresa diz que removerá imagens de qualquer menor de 18 anos, “com exceção de casos de interesse público".

No site oficial, a gigante de buscas afirma que, em alguns casos, não poderá remover o conteúdo denunciado, e que em outras situações precisará equilibrar o pedido individual feito pelo menor com o interesse público. Isso limitaria a remoção a consultas que incluam algumas informações específicas, como nome do indivíduo, nome dos pais ou apelidos.

Com informações de Google (1 e 2) e The Verge

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

O que você está lendo é [Google libera recurso que remove imagens de menores das buscas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...