AMD Radeon RX 5700 XT vale a pena? Veja prós e contras ao comprar placa
Radeon RX 5700 XT é uma placa de vídeo intermediária da AMD, lançada no mercado em junho de 2023. Alternativa à GeForce RTX 2060 da Nvidia, a 5700 XT ainda entrega desempenho para rodar games recentes em resoluções entre 1080p e 1440p com boa performance. Outro ponto positivo é a relação custo-benefício.
Contra a Radeon pesa a falta de suporte a tecnologias como Ray Tracing e DLSS, a primeira delas presente nas AMD mais recentes. A seguir, o 💥️TechTudo traz prós e contras da GPU para ajudar você a decidir se vale a pena investir no modelo.
🏆 Veja os celulares, notebook, TV e jogo que mais se destacaram em 2023
1 de 5 AMD Radeon RX 5700 XT é opção intermediária de 2023 — Foto: Divulgação/AMDAMD Radeon RX 5700 XT é opção intermediária de 2023 — Foto: Divulgação/AMD
Ficha técnica da AMD Radeon RX 5700 XT:
2 de 5 RX 5700 XT ainda é opção para jogos em Full HD ou em 1440p — Foto: Divulgação/ AMD
RX 5700 XT ainda é opção para jogos em Full HD ou em 1440p — Foto: Divulgação/ AMD
Lançada em 2023 como uma aposta intermediária da AMD com vocação para jogos em 1440p, a 5700 XT ainda pode agradar nessa faixa de resolução, embora o tempo de mercado possa representar um estresse maior sobre a arquitetura já fora de linha. Na prática, a tendência é a de que a Radeon ainda dê conta do recado rodando em Full HD a níveis altos de performance.
Comparativos recentes testando a placa e usando games mais atuais já não são tão comuns, mas alguns indicativos de desempenho ainda podem ser relevantes para quem está em cima do muro. Ao considerar games mais antigos, como Battlefield 1 ou Ghost Recon: Wildlands, a 5700 XT tem fôlego para ir além de 120 FPS a 1440p.
💥️2. Comparável à RTX 2060
3 de 5 Radeon é comparável à RTX 2060 da geração passada da Nvidia — Foto: Divulgação/AMDRadeon é comparável à RTX 2060 da geração passada da Nvidia — Foto: Divulgação/AMD
A placa da AMD tem desempenho comparável à RTX 2060 da Nvidia, algo que pode servir como bom parâmetro para quem está atrás de uma GPU nova, mas não conhece muito bem a hierarquia de produtos da marca. Em alguns casos, como em jogos particularmente bem otimizados para Radeons, é até possível que a 5700 XT alcance performance no nível de uma RTX 2070.
Nas especificações, o processador gráfico da placa atinge 1.755 MHz de velocidade em games, conta com 2.560 núcleos stream de processamento, dispostos em 40 unidades computacionais. A placa da AMD tem 8 GB de memória RAM GDDR6 dedicada com interface de 256 bits e, dissipando 225 Watts, requer fonte de 660 Watts para operar com boa margem de segurança.
💥️3. Custo-benefício
Caso você encontre o produto da AMD no mercado, a compra pode atender às suas necessidades por um preço competitivo. Em uum mercado em que a demanda tem superado em larga escala a oferta de placas mais novas de AMD e Nvidia por conta das crises de abastecimento de semicondutores, investir na RX 5700 XT acaba sendo opção para quem não tem conseguido encontrar hardware mais novo.
Como placa intermediária, a 5700 XT ainda tem fôlego para dar conta de games em Full HD e, levando em conta o potencial de tecnologias mais sofisticadas de upscaling, como o FidelityX Super Resolution da AMD, é até possível que o componente resista bem a mais alguns ciclos de lançamentos.
Pontos negativos
💥️1. Arquitetura defasada
4 de 5 Placa da AMD roda com tecnologia já superada — Foto: Divulgação/AsrockPlaca da AMD roda com tecnologia já superada — Foto: Divulgação/Asrock
Produto de 2023, a Radeon RX 5700 XT tem como principal ponto negativo a arquitetura interna, fruto de um projeto antigo da AMD e que não encontra mais paralelo no que a marca produz em suas atuais GPUs.
Na prática, o uso de uma arquitetura mais rodada representa performance mais baixa, maior consumo e limitações em termos de recursos e margem de manobra para que o componente possa ter desempenho aprimorado com drivers e otimização de novos jogos.
💥️2. Sem Ray Tracing
5 de 5 Efeitos sofisticados de iluminação via Ray Tracing não são suportados na Radeon — Foto: Divulgação/4A GamesEfeitos sofisticados de iluminação via Ray Tracing não são suportados na Radeon — Foto: Divulgação/4A Games
Entre as omissões do design antigo da AMD está a falta de suporte à aceleração em tempo real de efeitos de Ray Tracing, técnica de renderização de imagem que ganha cada vez mais espaço em games.
O Ray Tracing em tempo real é particularmente exigente porque envolve um enorme volume de cálculos de intersecção de raios de luz a todos os instantes durante a execução de uma cena. Para ser capaz de dar conta desse grande volume de trabalho enquanto faz todo o resto, uma placa de vídeo precisa de unidades de processamento especializadas.
💥️3. Sem DLSS
Acima, lembramos que a performance gráfica da Radeon é comparável à de uma RTX 2060. No entanto, essa medida de desempenho só vai valer em games e cenários em que as duas GPUs estejam rodando resoluções nativas, sem o auxílio do DLSS, tecnologia exclusiva da Nvidia. Ela usa inteligência artificial para aprimorar a qualidade de imagem de games, enquanto representa ganhos expressivos em performance.
Sem o reforço do DLSS, a placa da AMD é mais limitada na relação qualidade de imagem vs. performance, e fica dependente de técnicas de upscaling que, embora funcionais, ficam abaixo do que o DLSS garante em termos de fôlego às placas RTX da Nvidia.
O que você está lendo é [AMD Radeon RX 5700 XT vale a pena? Veja prós e contras ao comprar placa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments