Sudeste domina os esports, mas cena ganha força no Norte; veja pesquisa
O Sudeste é a região do Brasil que mais concentra jogadores de esports. A informação foi divulgada no último dia 5 de novembro em uma pesquisa elaborada pelo site de apostas BetWay Insider. No estudo, foram analisados dados de atletas dos competitivos Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), Rainbow Six Siege, League of Legends (LoL) e Free Fire. Os dois últimos, inclusive, são os únicos com representantes de todas as regiões – entre os entrevistados, vale dizer.
São Paulo é o estado de origem da maioria dos jogadores entrevistados (38%), enquanto Rio de Janeiro e Minas Gerais aparecem em segundo e terceiro lugares, com 10,7% e 10% dos players, respectivamente. Já o Norte, de acordo com a pesquisa, é a região que mais tem se destacado com nomes de peso, embora tenha apenas 9% dos atletas.
🎮 57% dos gamers brasileiros querem comprar um console na Black Friday 2023
1 de 3 Free Fire é um dos jogos com representatividade em todos os estados, segundo pesquisa da Betway Insider — Foto: Reprodução/GarenaFree Fire é um dos jogos com representatividade em todos os estados, segundo pesquisa da Betway Insider — Foto: Reprodução/Garena
Entre os games analisados, Free Fire e League of Legends foram os dois únicos com jogadores provenientes de todas as cinco regiões do Brasil. Segundo a pesquisa, isso se explica pelo fato de que ambos são gratuitos, facilitando o acesso. Além disso, Free Fire é mobile, o que ajuda ainda mais na disseminação em áreas mais afastadas. Vale lembrar que, além do celular ser o meio mais utilizado para acesso à Internet no Brasil, ele é também a plataforma mais utilizada para jogos eletrônicos no país.
Todos os títulos analisados pela pesquisa têm a maior parte dos seus jogadores proveniente do Sudeste. Em League of Legends, 76% dos players entrevistados nasceram na região, enquanto em Free Fire, Rainbow Six Siege e CS:GO têm, respectivamente, 43%, 54% e 75% dos atletas nascidos no Sudeste. No caso específico de R6, houve uma alta concentração de jogadores no Sul, com 34% do total. Além disso, nenhum dos atletas de Rainbow Six entrevistados pela pesquisa havia nascido no Nordeste.
De acordo com a pesquisa, infraestrutura seria um dos principais motivos para o Sudeste concentrar a maioria dos jogadores de esports. Esse dado vai de acordo com a distribuição da Internet pelo Brasil, já que, segundo o estudo Tecnologia da Informação e Comunicação do IBGE, o Sudeste é a região com maior penetração da rede no país. São 87,3% dos lares com acesso à Internet, enquanto em áreas como Norte e Nordeste, 76% e 74,3% das residências estão conectadas, respectivamente.
2 de 3 Pesquisa da Betway Insider entrevistou 140 jogadores de esports — Foto: Divulgação/Betway InsiderPesquisa da Betway Insider entrevistou 140 jogadores de esports — Foto: Divulgação/Betway Insider
No entanto, embora seja de fato um ponto importante para o desenvolvimento da cena de esports, apenas infraestrutura não garante um alto número de atletas nas localidades. Isso porque, apesar do Centro-Oeste ser a segunda região com maior penetração de Internet (ali, são 86,4% das casas com acesso à rede), é também onde menos se formaram atletas, com apenas 6% dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, esse dado teria ligação com o baixo incentivo dado ao cenário competitivo na região.
Já o Sul, que aparece em terceiro no ranking de acesso à Internet, com cobertura em 84,6% das residências, também não apresentou uma cena forte de esports. Segundo a pesquisa do BetWay Insider, apesar da infraestrutura, a região é berço para somente 17% dos atletas. O Nordeste, por sua vez, com 8% dos jogadores entrevistados, tem como grande polo dos esports a Bahia.
Outro dado curioso trazido pela pesquisa tem a ver com a formação de destaques no competitivo: segundo o estudo da BetWay Insider, embora tenha somente 9% dos atletas entrevistados, o Norte é a região que mais formou nomes de peso na cena de esports. São exemplos disso o tricampeão de League of Legends Alexandre "TitaN", da atual campeã do CBLOL, a RED Canids, e a organização AmazonCripz, que compete na Série A da Liga Brasileira de Free Fire.
3 de 3 TitaN (RED Canids), atual campeão do CBLOL com a RED Canids, é um dos representantes da região Norte no cenário dos esports — Foto: Divulgação/Riot GamesTitaN (RED Canids), atual campeão do CBLOL com a RED Canids, é um dos representantes da região Norte no cenário dos esports — Foto: Divulgação/Riot Games
Um diferencial de Free Fire, vale dizer, é a quantidade de jogadores provenientes do Norte e do Nordeste: segundo a pesquisa, 22% e 20% dos atletas nasceram nas regiões, respectivamente. Essas taxas são as maiores apresentadas pelas localidades no estudo. Isso pode ser explicado pela natureza mobile do jogo, permitindo que um público maior tenha acesso ao game.
Embora games como LOL e Free Fire democratizem o acesso de jogadores às ligas competitivas, a cena de esports continua tendo São Paulo como polo. Para os pesquisadores da BetWay Insider, a tendência é que, conforme surjam iniciativas de incentivo ao cenário competitivo de jogos eletrônicos, as demais regiões do país conquistem cada vez mais espaço no meio dos esports. É o caso da Lei 188/2021 do município de Manaus, que reconhece os games como modalidade esportiva.
Free Fire: veja cinco dicas para subir capa e jogar melhor
O que você está lendo é [Sudeste domina os esports, mas cena ganha força no Norte; veja pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments