Star Citizen já arrecadou US$ 400 milhões, mas segue sem data de lançamento

Star Citizen, jogo espacial do criador do game Wing Commander, atingiu a marca de US$ 400 milhões (mais de R$ 2,2 bilhões) em financiamento coletivo. No entanto, o título continua sem qualquer previsão de lançamento. O game começou seu desenvolvimento em 2010 pela Cloud Imperium Games que realizou uma campanha de no site Kickstarter em 2012. As promessas eram de uma gameplay com simulador espacial multiplayer online para PC com grandes aventuras no espaço aberto.

No entanto, a produção tem sido mais lenta do que o esperado e não há previsão para o lançamento, cuja data inicial era planejada para 2015. Atualmente, o jogo disponibilizou sua versão alpha para download grátis no PC até 1º de dezembro. Em geral, é preciso comprar packs de acordo com a espaçonave escolhida para jogar.

🎮 Star Citizen: veja requisitos para download no PC e polêmicas do jogo

Star Citizen promete ser um enorme simulador espacial, mas apesar de alta arrecadação não possui data de lançamento — Foto: Divulgação/Roberts Space industries 1 de 1 Star Citizen promete ser um enorme simulador espacial, mas apesar de alta arrecadação não possui data de lançamento — Foto: Divulgação/Roberts Space industries

Star Citizen promete ser um enorme simulador espacial, mas apesar de alta arrecadação não possui data de lançamento — Foto: Divulgação/Roberts Space industries

O game está gratuito atualmente durante um evento chamado Intergalactic Aerospace Expo, uma espécie de show de aeronaves onde usuários podem alugar naves para experimentar o jogo. Segundo o site PC Gamer, durante o evento as arrecadações saltaram de pouco menos de US$ 200 mil (R$ 1,16 milhão) por dia para US$ 700 mil (R$ 3,9 milhões). Mais de 3,3 milhões de usuários contribuíram. Ainda assim, o título segue sem previsão de lançamento apesar de estar em desenvolvimento há mais de uma década.

Segundo o criador do game e da série Wing Commander, Christopher Roberts, jogadores não terão que esperar mais 10 ou 20 anos para verem os elementos prometidos implementados. Ele afirmou que o modelo de financiamento coletivo permite que jogadores esperem para receber o melhor jogo possível, ao invés de produtos incompletos ou com bugs apenas para aproveitar períodos de vendas fortes como as festas de final de ano.

Inicialmente o jogo contaria também com uma campanha single-player chamada Squadron 42, no entanto ela foi separada do projeto para ser lançada como um jogo próprio que teria interação com Star Citizen. O título, que já teve datas planejadas para 2016, 2018 e depois um beta para 2023, passou por diversos atrasos. Ainda assim, Christopher afirmou que até mesmo uma versão beta está bem longe de ser lançada.

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