Comprar seguidores no Instagram vale a pena? Veja cinco motivos para não fazer

Comprar seguidores no Instagram ainda é uma prática recorrente entre usuários da rede social, mas a ação pode gerar uma série de problemas para o dono da conta. O principal motivo é simples: a prática contraria as diretrizes da empresa Meta, que proíbe a obtenção de seguidores, curtidas e compartilhamentos de forma artificial. Além disso, as métricas das contas são afetadas negativamente com a compra de seguidores, e o engajamento diminui bastante devido à baixa interação entre os .

1 de 6 "Comprar seguidores no Instagram vale a pena?" Entenda como a prática pode ser perigosa — Foto: Raquel Freire/TechTudo

"Comprar seguidores no Instagram vale a pena?" Entenda como a prática pode ser perigosa — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Como desbloquear no Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

1. Fere as Diretrizes da Comunidade do Instagram

O Instagram solicita que os usuários promovam interações reais na plataforma. Isso significa, principalmente, não conseguir curtidas, seguidores ou compartilhamentos de forma artificial por meio de aplicativos que violam as diretrizes da comunidade e os termos de uso da rede social.

A punição mais branda para essa prática é a remoção de curtidas, seguidores e comentários não autênticos, identificados com ajuda da tecnologia de aprendizado de máquina. Os usuários que forem flagrados cometendo essa infração irão receber uma notificação informando sobre a penalidade e solicitando alteração de senha, já que aplicativos de terceiros têm acesso às credenciais da conta.

Ganhar seguidores no instagram 2022: algoritmo do Instagram identifica seguidores, curtidas e comentários falsos — Foto: Divulgação/Instagram 2 de 6 Ganhar seguidores no instagram 2022: algoritmo do Instagram identifica seguidores, curtidas e comentários falsos — Foto: Divulgação/Instagram

Ganhar seguidores no instagram 2022: algoritmo do Instagram identifica seguidores, curtidas e comentários falsos — Foto: Divulgação/Instagram

No entanto, o Instagram também pode parar de fornecer o serviço ou parte dele, bloqueando ou encerrando a conta que comprou seguidores definitivamente — punição aplicável a qualquer violação dos termos de uso e diretrizes da comunidade. Isso acontece principalmente se o perfil cometer o mesmo erro repetidas vezes, pois o app entende que a medida pode reduzir impactos regulatórios adversos para a rede social.

2. Você ganha muitos seguidores, mas perde logo em seguida

Outro ponto sobre comprar seguidores reais no Instagram é que a rede consegue identificar os comprados e os remove automaticamente. Assim, é possível visualizar uma queda brusca no número de seguidores pouco tempo depois da aquisição.

Crescimento e queda no número de seguidores pode ser facilmente apontada por ferramentas de análise do Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire 3 de 6 Crescimento e queda no número de seguidores pode ser facilmente apontada por ferramentas de análise do Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Crescimento e queda no número de seguidores pode ser facilmente apontada por ferramentas de análise do Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Para driblar o mecanismo de proteção, muitos sites para comprar seguidores no Instagram utilizam a tática de seguir perfis reais, na esperança de que a pessoa adote a etiqueta do "seguir de volta". Porém, esse procedimento também acarreta perda dos seguidores pouco tempo depois, já que as pessoas acabam deixando de seguir as contas que não interagem efetivamente com elas.

3. A taxa de engajamento cai

Talvez este seja, para criadores de conteúdo e marcas, o principal motivo para não comprar seguidores no Instagram: a queda na taxa de engajamento. A primeira explicação para isso está na matemática simples. Embora não exista apenas uma maneira de calcular a métrica, esta é, em geral, a razão entre o número de interações pela quantidade de seguidores.

Imagine o seguinte cenário: uma conta com 300 seguidores recebeu 50 curtidas e 10 comentários no último post. A taxa de engajamento deste conteúdo seria de 0,2 (60 dividido por 300). Entretanto, se essa mesmo perfil ganha cinco mil seguidores repentinamente, o índice cai para 0,012.

Taxa de engajamento calculada no HypeAuditor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora 4 de 6 Taxa de engajamento calculada no HypeAuditor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Taxa de engajamento calculada no HypeAuditor — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Outra armadilha está no próprio funcionamento do algoritmo do Instagram, que privilegia mostrar conteúdos com muito engajamento e esconde publicações que não estão fazendo sucesso. Quando você compra seguidores, os primeiros a verem seus posts são bots ou fakes, ou seja, perfis que não irão interagir. Logo, o código deixará de mostrar seus conteúdos para pessoas reais que estão efetivamente interessadas em você ou na sua marca.

4. As métricas de desempenho são distorcidas

Não é apenas o engajamento que é afetado pelos seguidores que foram comprados. Todas as métricas do Instagram são distorcidas quando você inclui uma variável ilegítima na conta. O alcance, por exemplo, passa a exibir um número muito grande de perfis, mas você não consegue distinguir quantas são de verdade ou bots.

Métricas de desempenho no Instagram são distorcidas com compra de seguidores falsos — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak 5 de 6 Métricas de desempenho no Instagram são distorcidas com compra de seguidores falsos — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Métricas de desempenho no Instagram são distorcidas com compra de seguidores falsos — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

O administrador do perfil fica sem saber que tipo de conteúdo o público está gostando ou não. As informações sobre o melhor horário para postar no Instagram também deixam de fazer sentido, uma vez que a maioria dos dados presentes são de perfis fake. Essas distorções dificultam bastante o entendimento do desempenho das publicações, fazendo com que o usuário não consiga traçar estratégias de marketing apropriadas.

5. Prejudica a sua credibilidade diante de seguidores reais e marcas

É muito fácil identificar contas com usuários falsos, seguidores comprados no Instagram. Um perfil que tenha cerca de 30 curtidas nos posts e que exiba algumas publicações com 200 a 300 likes certamente está comprando essas interações, normalmente vendidas junto com os seguidores fake. Também é possível reconhecer os bots pelos nomes de usuário, frequentemente formados por sequências de letras e números sem lógica.

Ferramentas online permitem identificar seguidores falsos e reais — Foto: Helito Beggiora/TechTudo 6 de 6 Ferramentas online permitem identificar seguidores falsos e reais — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Ferramentas online permitem identificar seguidores falsos e reais — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Além disso, ferramentas como o HypeAuditor conseguem fazer um diagnóstico da conta rapidamente, avaliando o percentual de contas fake e seguidores legítimos. Esses serviços usam todas as métricas do Instagram, como o próprio engajamento, para determinar a boa ou má "saúde" de um perfil.

Contas flagradas por pessoas e marcas comprando seguidores no Instagram e curtidas passam uma má impressão. Como consequência, seguidores reais, que poderiam comprar o produto ou interagir de fato com o influenciador, acabam desistindo de seguir o perfil. Empresas, por sua vez, não vão querer associar seus nomes a contas que nada têm de real a oferecer. Por isso, não compre seguidores no Instagram e dê preferência a interações autênticas no aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS).

Com informações de Instagram (1, 2, 3) e Hootsuite

Como usar hashtag no instagram? 3 dicas para aproveitar o recurso

O que você está lendo é [Comprar seguidores no Instagram vale a pena? Veja cinco motivos para não fazer].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...